Supremo recusa-se a julgar Operação Lex. Processo pode ter decisões contraditórias

O Supremo Tribunal de Justiça recusa-se a julgar a Operação Lex, admitindo, contudo, que essa decisão permite que o processo que envolve o juiz Rui Rangel fique sujeito a decisões contraditórias.

Segundo noticiou o Público, de acordo com a lei, os juízes dos tribunais superiores, como Rui Rangel e a esposa Fátima Galante, só podem ser julgados nessas instâncias por questões de prestígio da função. Porém, quando a acusação foi deduzida pelo Ministério Público (MP), em setembro de 2020, ambos já tinham sido afastados, não reunindo, assim, os pressupostos para serem julgados no Supremo Tribunal de Justiça.

O mesmo não aconteceu com o ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Vaz das Neves, também arguido, que o Conselho Superior da Magistratura apenas suspendeu.

No entanto, o conselheiro Sénio Alves remeteu para o tribunal de primeira instância o julgamento dos 16 implicados, menos Vaz das Neves, usando a necessidade de celeridade processual. Como aquele não pediu abertura da instrução do processo, defendeu o conselheiro, é preferível que seja imediatamente julgado à parte no Supremo.

“O direito de os arguidos requererem a abertura de instrução não pode comprimir intoleravelmente o direito de outro arguido poder ser julgado imediatamente”, escreveu Sénio Alves no despacho em que ordena a separação de processos, invocando a disposição legal em que os juízes são obrigados a quebrar a conexão processual quando esta “retardar excessivamente o julgamento de qualquer dos arguidos”.

“Existe matéria factual com o mesmo denominador comum que terá de ser discutida em dois processos distintos, com o risco de decisões contraditórias”, disse, frisando: “é um risco de que o legislador estava ciente”, tendo “optado pela celeridade processual”.

O ex-presidente do Benfica Luís Filipe Vieira também é arguido deste caso, acusado de recebimento indevido de vantagem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …