Supremo dá razão a juiz afastado por ter “mau feitio”

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter “mau feitio”.

O Supremo anula, assim, a decisão tomada por Orlando Nascimento, então presidente da Relação, que alegou o “mau feitio” de Eurico Reis e as suas “dificuldades de relação com os colegas” para o afastar do concurso interno para o preenchimento de três vagas na secção de propriedade intelectual.

Eurico Reis era “o mais qualificado” para os cargos a preencher e recorreu da decisão para o Supremo que, agora, lhe dá razão, como reporta o Expresso.

Mau feitio afasta juiz desembargador de concurso

O Supremo entende que o argumento de Orlando Nascimento não foi “devidamente fundamentado”, notando ainda que Eurico Reis deveria ter sido ouvido no processo, o que não aconteceu, como cita o Expresso.

Além disso, o Supremo refere que o facto de um dos juízes escolhidos, respectivamente Rui Teixeira, nem ter concorrido ao concurso, seria já por si motivo suficiente para anular o concurso.

Eurico Reis revela ao Expresso que pretende concorrer novamente ao concurso que vai ter de ser repetido.

Em declarações ao semanário, o juiz nota que se sente “contente por o Supremo ter reposto a legalidade e anulado o acto ilegal, injustificado e até persecutório, do anterior presidente”.

Eurico Reis também lamenta que “por culpa exclusiva da pessoa que praticou estes actos ilegais agora anulados”, “a defesa dos direitos e interesses legítimos das pessoas, físicas e colectivas, que litigam nestas áreas da Sociedade, da Economia e do Direito tenha sido perturbada por mais um ano“.

O juiz ainda acrescenta que, “infelizmente”, os dois anteriores presidentes da Relação de Lisboa, designadamente Orlando Nascimento e Vaz das Neves, “mostraram-se completamente indiferentes, se não mesmo hostis, às necessidades da Comunidade”.

Vaz das Neves é um dos acusados na Operação Lex, respondendo por corrupção, enquanto Orlando Nascimento está a ser alvo de um processo disciplinar e a ser investigado por abuso de poder num processo criminal.

Entretanto, também Eurico Reis está envolvido num processo disciplinar porque mandou para “o diabo” que o “carregue” um colega que o acusou de ameaças, como destaca o Expresso.

No passado, Eurico Reis já tinha sido alvo de procedimento disciplinar por declarações que prestou à comunicação social a propósito da lei da gestação de substituição, nomeadamente por ter dito que seria “um golpe de Estado” se o chumbo à legislação tivesse efeitos retroactivos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …