Supermercado em Berlim cultiva as ervas aromáticas dentro da própria loja

(dr) Merav Maroody

-

Capital alemã tem um supermercado que põe à disposição dos clientes uma mini-estufa para que estes possam escolher as ervas aromáticas que querem levar para casa.

Imagine que está no supermercado a fazer compras e se lembra que até dava jeito uns raminhos de salsa ou de manjericão para o jantar.

Para isso, bastava chegar a uma mini-estufa e colhia na hora aquilo que precisava de levar para casa. Parece demasiado simples e ecológico não é? Num supermercado da cadeia Metro, em Berlim, isto já é possível.

Com a ajuda da empresa Infarm, o supermercado desenvolveu uma estufa vertical em alguns metros quadrados do seu estabelecimento para cultivar vários tipos de ervas aromáticas.

A ideia é não apenas oferecer ingredientes super frescos aos seus clientes, mas também inspirar outros a fazer o mesmo e mostrar que este é um modelo de produção viável e que pode ser aplicado em diferentes locais.

Para atingir o máximo de eficiência na produção destas ervas, que crescem sem recurso a pesticidas, os criadores do projeto aproveitaram todos os espaços da estufa.

“Não há desperdício de espaço ou de energia”, explica Guy Galonska, co-fundador da start-up.

A estufa também utiliza menos água do que as plantações tradicionais, além de não ser preciso qualquer tipo de transporte, uma vez que os alimentos crescem na própria loja.

A iniciativa foi estrategicamente lançada num supermercado bastante frequentado por chefs de cozinha. Desta forma, estes profissionais podem utilizar uma aplicação para comprar certas ervas que não são tão fáceis de encontrar.

Por outro lado, também há o benefício destes chefs poderem finalmente conhecer todas as fases de crescimento das plantas, muitas vezes utilizadas nos seus pratos, o que não era possível para a maioria por sempre terem vivido em ambientes urbanos.

A instalação desta estufa funciona como um primeiro teste mas, se for bem sucedido, o objetivo é desenvolver o mesmo projeto nos restantes supermercados da cadeia.

Apesar do cultivo estar principalmente focado em ervas aromáticas, a ideia para um futuro próximo é lançar um espaço com a mesma tecnologia para cultivar vegetais como, por exemplo, tomates e pimentos.

ZAP / Hypeness / The Greenest Post

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …

Prisão preventiva para um dos 23 arguidos da Operação Rota do Cabo

A operação Rota do Cabo, que investiga uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal, contava com a participação de funcionários do Fisco, da Segurança Social e do SEF. Um dos 23 arguidos da operação Rota …