Supermercado em Berlim cultiva as ervas aromáticas dentro da própria loja

(dr) Merav Maroody

-

Capital alemã tem um supermercado que põe à disposição dos clientes uma mini-estufa para que estes possam escolher as ervas aromáticas que querem levar para casa.

Imagine que está no supermercado a fazer compras e se lembra que até dava jeito uns raminhos de salsa ou de manjericão para o jantar.

Para isso, bastava chegar a uma mini-estufa e colhia na hora aquilo que precisava de levar para casa. Parece demasiado simples e ecológico não é? Num supermercado da cadeia Metro, em Berlim, isto já é possível.

Com a ajuda da empresa Infarm, o supermercado desenvolveu uma estufa vertical em alguns metros quadrados do seu estabelecimento para cultivar vários tipos de ervas aromáticas.

A ideia é não apenas oferecer ingredientes super frescos aos seus clientes, mas também inspirar outros a fazer o mesmo e mostrar que este é um modelo de produção viável e que pode ser aplicado em diferentes locais.

Para atingir o máximo de eficiência na produção destas ervas, que crescem sem recurso a pesticidas, os criadores do projeto aproveitaram todos os espaços da estufa.

“Não há desperdício de espaço ou de energia”, explica Guy Galonska, co-fundador da start-up.

A estufa também utiliza menos água do que as plantações tradicionais, além de não ser preciso qualquer tipo de transporte, uma vez que os alimentos crescem na própria loja.

A iniciativa foi estrategicamente lançada num supermercado bastante frequentado por chefs de cozinha. Desta forma, estes profissionais podem utilizar uma aplicação para comprar certas ervas que não são tão fáceis de encontrar.

Por outro lado, também há o benefício destes chefs poderem finalmente conhecer todas as fases de crescimento das plantas, muitas vezes utilizadas nos seus pratos, o que não era possível para a maioria por sempre terem vivido em ambientes urbanos.

A instalação desta estufa funciona como um primeiro teste mas, se for bem sucedido, o objetivo é desenvolver o mesmo projeto nos restantes supermercados da cadeia.

Apesar do cultivo estar principalmente focado em ervas aromáticas, a ideia para um futuro próximo é lançar um espaço com a mesma tecnologia para cultivar vegetais como, por exemplo, tomates e pimentos.

ZAP / Hypeness / The Greenest Post

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …