Supermercado em Berlim cultiva as ervas aromáticas dentro da própria loja

(dr) Merav Maroody

-

Capital alemã tem um supermercado que põe à disposição dos clientes uma mini-estufa para que estes possam escolher as ervas aromáticas que querem levar para casa.

Imagine que está no supermercado a fazer compras e se lembra que até dava jeito uns raminhos de salsa ou de manjericão para o jantar.

Para isso, bastava chegar a uma mini-estufa e colhia na hora aquilo que precisava de levar para casa. Parece demasiado simples e ecológico não é? Num supermercado da cadeia Metro, em Berlim, isto já é possível.

Com a ajuda da empresa Infarm, o supermercado desenvolveu uma estufa vertical em alguns metros quadrados do seu estabelecimento para cultivar vários tipos de ervas aromáticas.

A ideia é não apenas oferecer ingredientes super frescos aos seus clientes, mas também inspirar outros a fazer o mesmo e mostrar que este é um modelo de produção viável e que pode ser aplicado em diferentes locais.

Para atingir o máximo de eficiência na produção destas ervas, que crescem sem recurso a pesticidas, os criadores do projeto aproveitaram todos os espaços da estufa.

“Não há desperdício de espaço ou de energia”, explica Guy Galonska, co-fundador da start-up.

A estufa também utiliza menos água do que as plantações tradicionais, além de não ser preciso qualquer tipo de transporte, uma vez que os alimentos crescem na própria loja.

A iniciativa foi estrategicamente lançada num supermercado bastante frequentado por chefs de cozinha. Desta forma, estes profissionais podem utilizar uma aplicação para comprar certas ervas que não são tão fáceis de encontrar.

Por outro lado, também há o benefício destes chefs poderem finalmente conhecer todas as fases de crescimento das plantas, muitas vezes utilizadas nos seus pratos, o que não era possível para a maioria por sempre terem vivido em ambientes urbanos.

A instalação desta estufa funciona como um primeiro teste mas, se for bem sucedido, o objetivo é desenvolver o mesmo projeto nos restantes supermercados da cadeia.

Apesar do cultivo estar principalmente focado em ervas aromáticas, a ideia para um futuro próximo é lançar um espaço com a mesma tecnologia para cultivar vegetais como, por exemplo, tomates e pimentos.

ZAP / Hypeness / The Greenest Post

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …

Itália. Manifestantes desviam as máscaras e protestam contra medidas para conter pandemia

Centenas de manifestantes se reuniram em Roma, desviando as suas máscaras dos rostos, para protestar contra as medidas do Governo italiano para impedir a propagação do coronavírus. Segundo avançou na terça-feira a Time, os manifestantes, que …

Brasil pagou anúncios em sites investigados por publicar notícias falsas, avança O Globo

O Governo brasileiro publicou milhões de anúncios oficiais em sites investigados por divulgar notícias falsas, avança o jornal O Globo. O Governo do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, publicou milhões de anúncios oficiais em sites investigados por …

A covid-19 foi o balde de água fria de muitos países, mas pode ser uma oportunidade para a Nigéria

O mundo está a braços com uma pandemia e a Nigéria não é exceção. Agora que o país está a aliviar as restrições impostas para conter a disseminação do novo coronavírus, já se olha para …

Cidade japonesa propõe nova lei que proíbe uso do telemóvel enquanto se caminha

O Governo da cidade de Yamato, no Japão, propôs uma nova lei para proibir os pedestres de olhar para os seus telemóveis enquanto caminham nas ruas. Caso seja aprovada, entra em vigor a partir de …