Super-telescópio capta imagem de alta precisão do sol

NASA / JPL-CALTECH / GSFC

As imagens de raio-X do Nustar podem ajudar os cientistas a desvendar mistérios relativos à física solar

As imagens de raio-X do Nustar podem ajudar os cientistas a desvendar mistérios relativos à física solar

Nustar, um potente telescópio de raios-X, inicialmente construído para observar galáxias distantes e buracos negros, está agora a ser usado para estudar o sol.

As primeiras imagens obtidas pelo Nustar foram de tal forma impressionantes, que os cientistas da NASA acreditam agora que o super-telescópio pode ajudá-los a resolver uma série de questões relativas à física solar.

Colocado em órbita em 2012 pela NASA, o telescópio Nustar consegue observar regiões distantes do universo, ao captar raios-X de alta energia.

Recentemente, por exemplo, foi usado para permitir que os cientistas medissem a velocidade de rotação dos buracos negros.

“Inicialmente pensei que a ideia era uma loucura”, diz a investigadora-chefe da missão, Fiona Harrison, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, comentando o uso do Nustar em estudos sobre o sol.

Bob Paz / Orbital Sciences Corporation

A investigadora Fiona Harrison

A investigadora Fiona Harrison

“Por que haveríamos de usar um dos telescópios de raio-X de alta energia mais sensíveis já construídos para observar algo no nosso próprio quintal?”

Harrisson acabou por ser convencida a mudar o foco do telescópio por David Smith, investigador especializado em física solar da Universidade da Califórnia.

“O Nustar  vai dar-nos uma visão única do Sol – desde as suas partes mais profundas até às camadas mais altas da sua atmosfera”, diz Smith.

Segundo o astrónomo, citado pela BBC, isso será possível porque nos raios-X de alta energia que o Nustar consegue captar, o sol não brilha tanto como em outros comprimentos de onda de radiação.

O brilho é o que impede outros telescópios de raio-X, como o Chandra, também da NASA, de fazerem boas imagens do astro.

Entre os mistérios que os pesquisadores esperam poder solucionar com ajuda do Nustar está a existência – ou não – das nano-emissões solares.

Alguns especialistas acreditam que são essas micro-emissões que explicam por que a atmosfera solar é muito mais quente que a superfície do sol.

Inicialmente, estava previsto que a missão do Nustar terminasse em 2014, mas foi prolongada por mais dois anos.

Além de observar o sol, os investigadores esperam usar esse tempo extra para continuar a estudar os buracos negros e as supernovas – os corpos celestes que resultam da explosão de estrelas.

NASA / JPL-CALTECH / DSS

Em 2012 o Nustar registou os raios-X de alta energia emitidos por dois buracos negros (mostrados em magenta) perto da distante galáxia espiral IC 342

Em 2012 o Nustar registou os raios-X de alta energia emitidos por dois buracos negros (mostrados em magenta) perto da distante galáxia espiral IC 342

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …