/

“Super orgulhoso” e a todo o vapor. Rutte a caminho de um quarto mandato ao leme dos Países Baixos

2

eu2017ee / Flickr

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte

A sondagem da IPSOS para o canal de televisão NOS dá ao partido de Mark Rutte, o Partido Popular pela Liberdade e Democracia (VVD), 35 dos 150 lugares na câmara baixa do Parlamento.

Mark Rutte caminha a passos largos para um quarto mandato e não esconde o orgulho. Citado pelo Politico, o governante disse estar “super orgulhoso”. “Pela quarta vez seguida somos o maior partido dos Países Baixos”, acrescentou.

Rutte, que está no poder desde 2010, demitiu-se a 15 de janeiro na sequência de um escândalo de subsídios sociais. Em causa esteve a acusação de fraude a cerca de 10 mil famílias pelo uso indevido de um subsídio estatal, tendo a autoridade tributária holandesa obrigado a que esse valor fosse devolvido.

De acordo com o Expresso, o D66 (liberais progressistas) sobe do terceiro para o segundo lugar (de 19 para 27 deputados), e ultrapassa o Partido da Liberdade (PVV, extrema-direita populista), que cai de 20 para 17 deputados, segundo as sondagens à boca da urna.

À esquerda, os trabalhistas (PvdA) manterão nove lugares. Quer socialistas (SP), quer verdes (GL) caem de 14 para oito deputados.

Que noite maravilhosa. O vossos apoio aos nossos ideais e ideias é avassalador”, escreveu Sigrid Kaag, chefe do D66, no Twitter.

O semanário avança que Rutte felicitou Kaag, com quem deve contar para formar o próximo Executivo.

“O programa para os próximos meses é gigante. Precisamos de conduzir os Países Baixos na crise atual, com este Governo, e recomeçar enquanto país”, afirmou o primeiro-ministro, sublinhando a intenção de se focar na classe média, nas pequenas empresas, no clima e na habitação.

A IPSOS alertou que, entre as projeções e os resultados finais, pode haver diferenças de até dois lugares.

Liliana Malainho, ZAP //

2 Comments

  1. “De acordo com o Expresso, o D66 (liberais progressistas) sobe do segundo para terceiro lugar (de 19 para 27 deputados)”

    Já vi muitas subidas, agora de segundo lugar para terceiro lugar ainda não vi nenhuma. Vai na volta o vencedor neste caso era quem ficava em último lugar não?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.