Sondagens dão vitória a Mark Rutte nas legislativas nos Países Baixos

Stephanie Lecocq / EPA

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.

O Partido para a Liberdade e Democracia, do primeiro-ministro cessante holandês Mark Rutte, foi o mais votado nas eleições gerais de hoje nos Países Baixos, segundo uma sondagem à boca de urna.

Divulgada imediatamente após o fecho das urnas nos Países Baixos, a sondagem da IPSOS para a televisão NOS dá ao partido de Rutte 35 dos 150 lugares na câmara baixa do parlamento.

Rutte, de 54 anos, está no poder há mais de uma década, tendo liderado três coligações diferentes, e poderá tornar-se no chefe de governo holandês com maior longevidade, caso consiga negociar uma nova plataforma partidária.

Apesar da agitação social, motivada pela pandemia e pelo escândalo que derrubou o anterior Executivo, Mark Rutte, em funções desde 2010 e líder do VVD, deverá resistir. Começou na segunda-feira e termina esta quarta-feira o processo eleitoral para escolher o novo Governo dos Países Baixos.

Apesar do pulso firme de Mark Rutte, o primeiro-ministro manteve a boa imagem junto dos eleitores. Uma recente sondagem da Universidade de Vrije, em Amesterdão, revelou que 77% dos inquiridos estão de acordo com as medidas tomadas pelo Governo.

Algumas falhas, como a imposição tardia da utilização de máscara ou os atrasos no processo de vacinação, parecem ter sido esquecidas pelos eleitores.

Ainda assim, foi um escândalo social que mais ameaçou derrubar Rutte. Em causa esteve a acusação de fraude a cerca de 10 mil famílias pelo uso indevido de um subsídio estatal, tendo a autoridade tributária holandesa obrigado a que esse valor fosse devolvido.

A popularidade do primeiro-ministro saiu intocável e o escândalo acabou por não influenciar os eleitores, principalmente aqueles que já votavam em Rutte.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.