Hoje há Super Lua de Sangue – ou “presságio de tragédias e sofrimento humano”

Um eclipse lunar total, conhecido como Super Lua de Sangue, ocorre na madrugada de 21 de janeiro. Segundo os cálculos dos cientistas, o fenómeno astronómico dura 62 minutos e metade do mundo pode observá-lo.

Segundo a NASA, este eclipse será visível no lado noturno da Terra, ou seja na América do Sul e do Norte e em algumas zonas do oeste e norte da Europa. O resto da Europa e de África pode assistir apenas ao seu final. Algumas regiões não terão qualquer visibilidade.

Portugal, um dos dos países “com sorte”, vai conseguir observar na totalidade aquele que é o primeiro grande evento astronómico de 2019. Vai ser possível ver tudo, mas terá de ficar acordado durante toda a noite.

Na madrugada de 21 de janeiro, a lua começará a entrar na penumbra – a sombra mais ténue – pelas 2h35 da madrugada. Às 3h34, a lua entra na sombra: a fase em que começa a ser coberta e a ficar com o tom laranja. Deverá ficar completamente coberta a partir das 4h41 da manhã.

Pelas 5h12, o eclipse total atinge o seu máximo, e começa a sair da totalidade pelas 5h44. Isto significa que a lua ficará mais de uma hora totalmente tapada. A partir das 5h44, começa então a sair da sombra, e sai dela totalmente pelas 6h55, devendo tudo terminar pelas 7h50.

A lua nasce às 17h06, de dia 20, e põe-se às 8h22, de dia 21, o que quer dizer que, se as condições climatéricas assim o permitirem, a visibilidade será total.

Os eclipses lunares acontecem porque, na sua trajetória pela órbita da Terra, a lua atravessa duas fases: nova quando fica entre a Terra e o Sol, e cheia quando a Terra é que fica entre a lua e o Sol. Quando a Terra está entre a lua e o Sol (Lua Cheia) e o nosso planeta projeta nela a sua sombra, esta pode escurecer a lua durante até cinco horas, dependendo das condições.

Durante o eclipse, a lua fica normalmente vermelha porque a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra durante o pôr e o nascer do sol, e a sua luz é refletida na lua. Os eclipses parciais acontecem varias vezes por ano, mas os totais são mais raros.

Presságio de tragédias

Citado pelo Daily Star, o rabino israelita Yekutiel Fish, mostra-se preocupado com o fenómeno, considerando que as pessoas “devem ter cuidado” com o eclipse total, defendendo que este é um sinal do fim dos tempos e do regresso do Messias.

Para o rabino, o eclipse é uma mensagem para os Estados Unidos e judeus, que diz “claramente aos judeus para irem a Israel”. “De acordo com os profetas, o fim dos dias sinalizará o fim do reino de Edom. E este é o período em que estamos agora a entrar”, sustentou Yekutiel Fish.

O sacerdote ainda prevê “grandes tragédias que derrubarão os governos e originarão um grande sofrimento humano”, que, segundo Fish, pode ser evitado ou combatido pelo desejo das pessoas de seguirem a vontade de Deus.

“Qualquer um que não seja judeu pode fazer a vontade de Deus onde quer que esteja. Para os judeus que ainda estão no exílio, a única forma de evitar a tragédia é ir a Israel. Se algum judeu estava à espera até ao último momento antes de partir, [o momento] é este”.

Durante o eclipse, a lua viajará através da sombra da Terra, resultando num alinhamento perfeito do Sol, da Lua e da Terra e fazendo com que a Lua se pareça vermelha como o sangue. Esta será também uma Super Lua, uma vez que o satélite da Terra estará num lugar do horizonte onde parecerá maior do que o normal. A Super Lua de Sangue é considerada realmente rara, um vez que só acontece 28 vezes durante um século.

ZAP // SputnikNews

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. … … “Portugal, um dos dos países “com sorte”, vai conseguir observar na totalidade aquele que é o primeiro grande evento astronómico de 2019”.

    Realmente se o céu não estiver coberto de nuvens, se existir pouca poluição ambiental e lumínica, encontrar-se em campo aberto, pode observar-se a olho nu este eclipse, mas se possuir um telescópio, ainda melhor porque poderá gravar em vídeo ou fotografia, o fenómeno. Boa “sorte” para os que estiverem nestas condições.

    • Tive “boa sorte” porque consegui gravar imagens e vídeo do eclipse total da Lua da madrugada de ontem. Valeu o esforço de estar acordado até às 6 da manhã. Pena não poder inserir aqui uma imagem da Lua de Sangue…

  2. Cara…
    Porque um evento astronômico sempre tem a discussão de tipo…
    “Fim do mundo”
    É algo que veio antes de nós seres humanos
    Não faz sentido nenhum

    • Isto só serve para manter o ser humano em constante medo… O mundo já “acabou” 5 vezes (Karma/Evolução coletiva-planetária) e em todas se regenerou sempre, senão não estaríamos cá hoje…

RESPONDER

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …