Hoje há Super Lua de Sangue – ou “presságio de tragédias e sofrimento humano”

Um eclipse lunar total, conhecido como Super Lua de Sangue, ocorre na madrugada de 21 de janeiro. Segundo os cálculos dos cientistas, o fenómeno astronómico dura 62 minutos e metade do mundo pode observá-lo.

Segundo a NASA, este eclipse será visível no lado noturno da Terra, ou seja na América do Sul e do Norte e em algumas zonas do oeste e norte da Europa. O resto da Europa e de África pode assistir apenas ao seu final. Algumas regiões não terão qualquer visibilidade.

Portugal, um dos dos países “com sorte”, vai conseguir observar na totalidade aquele que é o primeiro grande evento astronómico de 2019. Vai ser possível ver tudo, mas terá de ficar acordado durante toda a noite.

Na madrugada de 21 de janeiro, a lua começará a entrar na penumbra – a sombra mais ténue – pelas 2h35 da madrugada. Às 3h34, a lua entra na sombra: a fase em que começa a ser coberta e a ficar com o tom laranja. Deverá ficar completamente coberta a partir das 4h41 da manhã.

Pelas 5h12, o eclipse total atinge o seu máximo, e começa a sair da totalidade pelas 5h44. Isto significa que a lua ficará mais de uma hora totalmente tapada. A partir das 5h44, começa então a sair da sombra, e sai dela totalmente pelas 6h55, devendo tudo terminar pelas 7h50.

A lua nasce às 17h06, de dia 20, e põe-se às 8h22, de dia 21, o que quer dizer que, se as condições climatéricas assim o permitirem, a visibilidade será total.

Os eclipses lunares acontecem porque, na sua trajetória pela órbita da Terra, a lua atravessa duas fases: nova quando fica entre a Terra e o Sol, e cheia quando a Terra é que fica entre a lua e o Sol. Quando a Terra está entre a lua e o Sol (Lua Cheia) e o nosso planeta projeta nela a sua sombra, esta pode escurecer a lua durante até cinco horas, dependendo das condições.

Durante o eclipse, a lua fica normalmente vermelha porque a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra durante o pôr e o nascer do sol, e a sua luz é refletida na lua. Os eclipses parciais acontecem varias vezes por ano, mas os totais são mais raros.

Presságio de tragédias

Citado pelo Daily Star, o rabino israelita Yekutiel Fish, mostra-se preocupado com o fenómeno, considerando que as pessoas “devem ter cuidado” com o eclipse total, defendendo que este é um sinal do fim dos tempos e do regresso do Messias.

Para o rabino, o eclipse é uma mensagem para os Estados Unidos e judeus, que diz “claramente aos judeus para irem a Israel”. “De acordo com os profetas, o fim dos dias sinalizará o fim do reino de Edom. E este é o período em que estamos agora a entrar”, sustentou Yekutiel Fish.

O sacerdote ainda prevê “grandes tragédias que derrubarão os governos e originarão um grande sofrimento humano”, que, segundo Fish, pode ser evitado ou combatido pelo desejo das pessoas de seguirem a vontade de Deus.

“Qualquer um que não seja judeu pode fazer a vontade de Deus onde quer que esteja. Para os judeus que ainda estão no exílio, a única forma de evitar a tragédia é ir a Israel. Se algum judeu estava à espera até ao último momento antes de partir, [o momento] é este”.

Durante o eclipse, a lua viajará através da sombra da Terra, resultando num alinhamento perfeito do Sol, da Lua e da Terra e fazendo com que a Lua se pareça vermelha como o sangue. Esta será também uma Super Lua, uma vez que o satélite da Terra estará num lugar do horizonte onde parecerá maior do que o normal. A Super Lua de Sangue é considerada realmente rara, um vez que só acontece 28 vezes durante um século.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. … … “Portugal, um dos dos países “com sorte”, vai conseguir observar na totalidade aquele que é o primeiro grande evento astronómico de 2019”.

    Realmente se o céu não estiver coberto de nuvens, se existir pouca poluição ambiental e lumínica, encontrar-se em campo aberto, pode observar-se a olho nu este eclipse, mas se possuir um telescópio, ainda melhor porque poderá gravar em vídeo ou fotografia, o fenómeno. Boa “sorte” para os que estiverem nestas condições.

    • Tive “boa sorte” porque consegui gravar imagens e vídeo do eclipse total da Lua da madrugada de ontem. Valeu o esforço de estar acordado até às 6 da manhã. Pena não poder inserir aqui uma imagem da Lua de Sangue…

  2. Cara…
    Porque um evento astronômico sempre tem a discussão de tipo…
    “Fim do mundo”
    É algo que veio antes de nós seres humanos
    Não faz sentido nenhum

    • Isto só serve para manter o ser humano em constante medo… O mundo já “acabou” 5 vezes (Karma/Evolução coletiva-planetária) e em todas se regenerou sempre, senão não estaríamos cá hoje…

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …