Hoje há Super Lua de Sangue – ou “presságio de tragédias e sofrimento humano”

Um eclipse lunar total, conhecido como Super Lua de Sangue, ocorre na madrugada de 21 de janeiro. Segundo os cálculos dos cientistas, o fenómeno astronómico dura 62 minutos e metade do mundo pode observá-lo.

Segundo a NASA, este eclipse será visível no lado noturno da Terra, ou seja na América do Sul e do Norte e em algumas zonas do oeste e norte da Europa. O resto da Europa e de África pode assistir apenas ao seu final. Algumas regiões não terão qualquer visibilidade.

Portugal, um dos dos países “com sorte”, vai conseguir observar na totalidade aquele que é o primeiro grande evento astronómico de 2019. Vai ser possível ver tudo, mas terá de ficar acordado durante toda a noite.

Na madrugada de 21 de janeiro, a lua começará a entrar na penumbra – a sombra mais ténue – pelas 2h35 da madrugada. Às 3h34, a lua entra na sombra: a fase em que começa a ser coberta e a ficar com o tom laranja. Deverá ficar completamente coberta a partir das 4h41 da manhã.

Pelas 5h12, o eclipse total atinge o seu máximo, e começa a sair da totalidade pelas 5h44. Isto significa que a lua ficará mais de uma hora totalmente tapada. A partir das 5h44, começa então a sair da sombra, e sai dela totalmente pelas 6h55, devendo tudo terminar pelas 7h50.

A lua nasce às 17h06, de dia 20, e põe-se às 8h22, de dia 21, o que quer dizer que, se as condições climatéricas assim o permitirem, a visibilidade será total.

Os eclipses lunares acontecem porque, na sua trajetória pela órbita da Terra, a lua atravessa duas fases: nova quando fica entre a Terra e o Sol, e cheia quando a Terra é que fica entre a lua e o Sol. Quando a Terra está entre a lua e o Sol (Lua Cheia) e o nosso planeta projeta nela a sua sombra, esta pode escurecer a lua durante até cinco horas, dependendo das condições.

Durante o eclipse, a lua fica normalmente vermelha porque a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra durante o pôr e o nascer do sol, e a sua luz é refletida na lua. Os eclipses parciais acontecem varias vezes por ano, mas os totais são mais raros.

Presságio de tragédias

Citado pelo Daily Star, o rabino israelita Yekutiel Fish, mostra-se preocupado com o fenómeno, considerando que as pessoas “devem ter cuidado” com o eclipse total, defendendo que este é um sinal do fim dos tempos e do regresso do Messias.

Para o rabino, o eclipse é uma mensagem para os Estados Unidos e judeus, que diz “claramente aos judeus para irem a Israel”. “De acordo com os profetas, o fim dos dias sinalizará o fim do reino de Edom. E este é o período em que estamos agora a entrar”, sustentou Yekutiel Fish.

O sacerdote ainda prevê “grandes tragédias que derrubarão os governos e originarão um grande sofrimento humano”, que, segundo Fish, pode ser evitado ou combatido pelo desejo das pessoas de seguirem a vontade de Deus.

“Qualquer um que não seja judeu pode fazer a vontade de Deus onde quer que esteja. Para os judeus que ainda estão no exílio, a única forma de evitar a tragédia é ir a Israel. Se algum judeu estava à espera até ao último momento antes de partir, [o momento] é este”.

Durante o eclipse, a lua viajará através da sombra da Terra, resultando num alinhamento perfeito do Sol, da Lua e da Terra e fazendo com que a Lua se pareça vermelha como o sangue. Esta será também uma Super Lua, uma vez que o satélite da Terra estará num lugar do horizonte onde parecerá maior do que o normal. A Super Lua de Sangue é considerada realmente rara, um vez que só acontece 28 vezes durante um século.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. … … “Portugal, um dos dos países “com sorte”, vai conseguir observar na totalidade aquele que é o primeiro grande evento astronómico de 2019”.

    Realmente se o céu não estiver coberto de nuvens, se existir pouca poluição ambiental e lumínica, encontrar-se em campo aberto, pode observar-se a olho nu este eclipse, mas se possuir um telescópio, ainda melhor porque poderá gravar em vídeo ou fotografia, o fenómeno. Boa “sorte” para os que estiverem nestas condições.

    • Tive “boa sorte” porque consegui gravar imagens e vídeo do eclipse total da Lua da madrugada de ontem. Valeu o esforço de estar acordado até às 6 da manhã. Pena não poder inserir aqui uma imagem da Lua de Sangue…

  2. Cara…
    Porque um evento astronômico sempre tem a discussão de tipo…
    “Fim do mundo”
    É algo que veio antes de nós seres humanos
    Não faz sentido nenhum

    • Isto só serve para manter o ser humano em constante medo… O mundo já “acabou” 5 vezes (Karma/Evolução coletiva-planetária) e em todas se regenerou sempre, senão não estaríamos cá hoje…

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …