Hoje há Super Lua de Sangue – ou “presságio de tragédias e sofrimento humano”

Um eclipse lunar total, conhecido como Super Lua de Sangue, ocorre na madrugada de 21 de janeiro. Segundo os cálculos dos cientistas, o fenómeno astronómico dura 62 minutos e metade do mundo pode observá-lo.

Segundo a NASA, este eclipse será visível no lado noturno da Terra, ou seja na América do Sul e do Norte e em algumas zonas do oeste e norte da Europa. O resto da Europa e de África pode assistir apenas ao seu final. Algumas regiões não terão qualquer visibilidade.

Portugal, um dos dos países “com sorte”, vai conseguir observar na totalidade aquele que é o primeiro grande evento astronómico de 2019. Vai ser possível ver tudo, mas terá de ficar acordado durante toda a noite.

Na madrugada de 21 de janeiro, a lua começará a entrar na penumbra – a sombra mais ténue – pelas 2h35 da madrugada. Às 3h34, a lua entra na sombra: a fase em que começa a ser coberta e a ficar com o tom laranja. Deverá ficar completamente coberta a partir das 4h41 da manhã.

Pelas 5h12, o eclipse total atinge o seu máximo, e começa a sair da totalidade pelas 5h44. Isto significa que a lua ficará mais de uma hora totalmente tapada. A partir das 5h44, começa então a sair da sombra, e sai dela totalmente pelas 6h55, devendo tudo terminar pelas 7h50.

A lua nasce às 17h06, de dia 20, e põe-se às 8h22, de dia 21, o que quer dizer que, se as condições climatéricas assim o permitirem, a visibilidade será total.

Os eclipses lunares acontecem porque, na sua trajetória pela órbita da Terra, a lua atravessa duas fases: nova quando fica entre a Terra e o Sol, e cheia quando a Terra é que fica entre a lua e o Sol. Quando a Terra está entre a lua e o Sol (Lua Cheia) e o nosso planeta projeta nela a sua sombra, esta pode escurecer a lua durante até cinco horas, dependendo das condições.

Durante o eclipse, a lua fica normalmente vermelha porque a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra durante o pôr e o nascer do sol, e a sua luz é refletida na lua. Os eclipses parciais acontecem varias vezes por ano, mas os totais são mais raros.

Presságio de tragédias

Citado pelo Daily Star, o rabino israelita Yekutiel Fish, mostra-se preocupado com o fenómeno, considerando que as pessoas “devem ter cuidado” com o eclipse total, defendendo que este é um sinal do fim dos tempos e do regresso do Messias.

Para o rabino, o eclipse é uma mensagem para os Estados Unidos e judeus, que diz “claramente aos judeus para irem a Israel”. “De acordo com os profetas, o fim dos dias sinalizará o fim do reino de Edom. E este é o período em que estamos agora a entrar”, sustentou Yekutiel Fish.

O sacerdote ainda prevê “grandes tragédias que derrubarão os governos e originarão um grande sofrimento humano”, que, segundo Fish, pode ser evitado ou combatido pelo desejo das pessoas de seguirem a vontade de Deus.

“Qualquer um que não seja judeu pode fazer a vontade de Deus onde quer que esteja. Para os judeus que ainda estão no exílio, a única forma de evitar a tragédia é ir a Israel. Se algum judeu estava à espera até ao último momento antes de partir, [o momento] é este”.

Durante o eclipse, a lua viajará através da sombra da Terra, resultando num alinhamento perfeito do Sol, da Lua e da Terra e fazendo com que a Lua se pareça vermelha como o sangue. Esta será também uma Super Lua, uma vez que o satélite da Terra estará num lugar do horizonte onde parecerá maior do que o normal. A Super Lua de Sangue é considerada realmente rara, um vez que só acontece 28 vezes durante um século.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. … … “Portugal, um dos dos países “com sorte”, vai conseguir observar na totalidade aquele que é o primeiro grande evento astronómico de 2019”.

    Realmente se o céu não estiver coberto de nuvens, se existir pouca poluição ambiental e lumínica, encontrar-se em campo aberto, pode observar-se a olho nu este eclipse, mas se possuir um telescópio, ainda melhor porque poderá gravar em vídeo ou fotografia, o fenómeno. Boa “sorte” para os que estiverem nestas condições.

    • Tive “boa sorte” porque consegui gravar imagens e vídeo do eclipse total da Lua da madrugada de ontem. Valeu o esforço de estar acordado até às 6 da manhã. Pena não poder inserir aqui uma imagem da Lua de Sangue…

  2. Cara…
    Porque um evento astronômico sempre tem a discussão de tipo…
    “Fim do mundo”
    É algo que veio antes de nós seres humanos
    Não faz sentido nenhum

    • Isto só serve para manter o ser humano em constante medo… O mundo já “acabou” 5 vezes (Karma/Evolução coletiva-planetária) e em todas se regenerou sempre, senão não estaríamos cá hoje…

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …