Agnelli volta a defender Super Liga Europeia (e dá FC Porto como exemplo)

Fernando Veludo / Lusa

O presidente da Juventus e da Associação Europeia de Clubes, Andrea Agnelli, voltou a defender a criação de uma Super Liga Europeia. O FC Porto foi usado como exemplo.

A ideia de criar uma Super Liga Europeia, com subidas e descidas, não é de todo nova, embora continue a reunir muita contestação de várias frentes. O seu ideal elitista leva alguns clubes e personalidades a rejeitarem a ideia, mas há quem não desista de ver o seu sonho avançar.

Agnelli defende que a meritocracia é mais importante do que o momento desportivo da equipa e acredita que só porque um clube teve uma boa época, não significa que tenha direito mais mérito para participar na competição do que um grande clube. Agnelli confessa que preferia, por exemplo, ver a Roma na Liga dos Campeões em vez da Atalanta.

“Respeito muito o que a Atalanta está a fazer, mas não tem historial internacional nenhum… Teve uma boa época e de repente ganha acesso direto à maior competição europeia de clubes. Acham isso correto?“, começou por perguntar o presidente da Juve.

“Acho que a Roma, que tanto contribuiu para o ranking europeu de Itália nos últimos anos, não pode ficar de fora só por uma má época. Os danos financeiros são tremendos e nós temos que proteger os nossos investimentos”, acrescentou, citado pelo jornal O JOGO.

Andrea Agnelli falou à margem do Business of Football Summit, no qual comparou o modelo atual e o novo modelo proposto, acusado de ser um sistema rico para os ricos. No entanto, questiona, “no quadro atual, quais são as hipóteses de Real Madrid, Juventus ou PSG ficarem de fora das provas internacionais?”.

Foi então que Agnelli deu o exemplo dos portistas. “A questão é: como dar ao FC Porto, Celtic ou Ajax uma ferramenta para crescerem face às limitações dos seus mercados nacionais? Se um país fica para trás por causa da sua fraqueza ou dimensão do mercado, temos de encontrar uma solução para manter esses clubes no sistema. Estamos a falar de clubes que venceram a Liga dos Campeões no passado”, disse.

“Prefiro o mérito dos que ganham em campo”

Através das redes sociais, o presidente da Atalanta, Giorgio Gori, já reagiu às declarações de Agnelli, que sugeriu que a Roma tinha mais mérito para participar na Liga dos Campeões do que a Atalanta.

“Respeito o Andrea Agnelli, mas simplesmente não estou de acordo. À elite dos ricos e famosos, prefiro o mérito daqueles que ganham em campo, mesmo que representem uma pequena cidade da província. Chegámos à Europa com muito suor. Chama-se desporto”, escreveu no Twitter.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Se você acha que o clube vermelho da capital é menos mafioso, desiluda-se!

      Mas admito que a máfia em Portugal não se limitará aos dois clubes em questão…

RESPONDER

Agência europeia de aviação prepara-se para autorizar regresso do Boeing 737 MAX

A Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA) manifestou hoje intenção de aprovar o regresso da aeronave Boeing 737 MAX aos céus da União Europeia (UE), mas apenas se forem cumpridos requisitos técnicos e de …

Xi Jinping dá os parabéns a Joe Biden pela vitória nas eleições

O Presidente chinês deu os parabéns pela vitória ao Presidente eleito dos Estados Unidos, esta quarta-feira, expressando esperança num espírito de cooperação entre os dois países, para que todos fiquem a ganhar. A China foi uma …

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …