Agnelli volta a defender Super Liga Europeia (e dá FC Porto como exemplo)

Fernando Veludo / Lusa

O presidente da Juventus e da Associação Europeia de Clubes, Andrea Agnelli, voltou a defender a criação de uma Super Liga Europeia. O FC Porto foi usado como exemplo.

A ideia de criar uma Super Liga Europeia, com subidas e descidas, não é de todo nova, embora continue a reunir muita contestação de várias frentes. O seu ideal elitista leva alguns clubes e personalidades a rejeitarem a ideia, mas há quem não desista de ver o seu sonho avançar.

Agnelli defende que a meritocracia é mais importante do que o momento desportivo da equipa e acredita que só porque um clube teve uma boa época, não significa que tenha direito mais mérito para participar na competição do que um grande clube. Agnelli confessa que preferia, por exemplo, ver a Roma na Liga dos Campeões em vez da Atalanta.

“Respeito muito o que a Atalanta está a fazer, mas não tem historial internacional nenhum… Teve uma boa época e de repente ganha acesso direto à maior competição europeia de clubes. Acham isso correto?“, começou por perguntar o presidente da Juve.

“Acho que a Roma, que tanto contribuiu para o ranking europeu de Itália nos últimos anos, não pode ficar de fora só por uma má época. Os danos financeiros são tremendos e nós temos que proteger os nossos investimentos”, acrescentou, citado pelo jornal O JOGO.

Andrea Agnelli falou à margem do Business of Football Summit, no qual comparou o modelo atual e o novo modelo proposto, acusado de ser um sistema rico para os ricos. No entanto, questiona, “no quadro atual, quais são as hipóteses de Real Madrid, Juventus ou PSG ficarem de fora das provas internacionais?”.

Foi então que Agnelli deu o exemplo dos portistas. “A questão é: como dar ao FC Porto, Celtic ou Ajax uma ferramenta para crescerem face às limitações dos seus mercados nacionais? Se um país fica para trás por causa da sua fraqueza ou dimensão do mercado, temos de encontrar uma solução para manter esses clubes no sistema. Estamos a falar de clubes que venceram a Liga dos Campeões no passado”, disse.

“Prefiro o mérito dos que ganham em campo”

Através das redes sociais, o presidente da Atalanta, Giorgio Gori, já reagiu às declarações de Agnelli, que sugeriu que a Roma tinha mais mérito para participar na Liga dos Campeões do que a Atalanta.

“Respeito o Andrea Agnelli, mas simplesmente não estou de acordo. À elite dos ricos e famosos, prefiro o mérito daqueles que ganham em campo, mesmo que representem uma pequena cidade da província. Chegámos à Europa com muito suor. Chama-se desporto”, escreveu no Twitter.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Se você acha que o clube vermelho da capital é menos mafioso, desiluda-se!

      Mas admito que a máfia em Portugal não se limitará aos dois clubes em questão…

RESPONDER

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …