/

Raça de super-humanos de Stephen Hawking vai acabar com a Humanidade

7

Andy Rain / EPA

Stephen Hawking

Num futuro próximo, os “ricos” vão ser capazes de modificar o ADN dos seus filhos para criarem uma raça superior de humanos capaz de destruir a Humanidade, avisou o físico e cosmólogo britânico, Stephen Hawking, antes de fechar os olhos para sempre.

Stephen Hawking deixou um aviso antes de morrer: os avanços na engenharia genética vão levar à criação de uma raça de super-humanos, que acabará por destruir a Humanidade.

“Acredito que durante este século, as pessoas vão descobrir como modificar a inteligência e os instintos, tal como a agressão. ​​​Vão ser criadas leis contra a engenharia genética em humanos, mas algumas pessoas não vão ser capazes de resistir à tentação de melhorar as características humanas como a memória, a resistência a doenças e a longevidade da vida”, escreveu o físico e cosmólogo britânico num conjunto de artigos e ensaios, revelados pelo The Sunday Times.

Os trabalhos, publicados esta terça-feira no livro Brief Answers to the Big Questions, sustentam que as pessoas mais ricas vão conseguir editar o seu próprio ADN e o dos seus filhos com o objetivo de “criar super-humanos com uma memória aprimorada, resistência a doenças, inteligência e longevidade”. E isto tudo mais rápido do que pensamos.

Estes super-humanos serão uma autêntica ameaça à Humanidade. Stephen Hawking avisa nos seus textos que quem não conseguir recorrer à alteração genética, vai sofrer com a raça modificada.

“Assim que os super-humanos aparecerem vai haver problemas políticos significativos com os humanos que não foram melhorados, que não serão capazes de competir”, escreveu o professor britânico. Presumivelmente, aposta o físico, os humanos comuns vão acabar por “morrer, ou deixar de ter importância“.

O The Guardian destaca que as afirmações de Hawking são baseadas na técnica de edição genética CRISPR-Cas9, que permite cortar o genoma onde se quer para, posteriormente, repará-lo. Esta técnica tem gerado grande controvérsia entre a comunidade científica.

O hospital pediátrico londrino Great Ormond Street, no Reino Unido, por exemplo, já utilizou esta técnica para tratar crianças com leucemia, um tratamento que já levantou alguma polémica, nomeadamente sobre se se deveria ou não ser dada aos pais a possibilidade de fazer estas alterações genéticas.

Lord Rees, astrónomo e amigo próximo de Hawking, falou ao jornal britânico da existência de bancos de esperma na Califórnia que vendem esperma de “elite” (proveniente de vencedores de Prémio Nobel, por exemplo) que tiveram de fechar por excesso de procura.

Mensagem póstuma alerta para ameaça da ciência

Stephen Hawking avisa ainda, numa mensagem póstuma transmitida esta segunda-feira no lançamento do seu último livro, em Londres, que a ciência e a educação estão ameaçadas no mundo. A obra, que compila as últimas reflexões do cientista sobre o Universo, foi apresentada em Londres pelos filhos Lucy e Tim.

O físico teórico considerava que a educação e a ciência estavam “em perigo agora mais do que nunca”, mencionando a eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos e a saída do Reino Unido da União Europeia como parte de uma “revolta global contra especialistas, incluindo cientistas”.

Na mensagem, Hawking voltou a exortar os jovens “a olharem para as estrelas e não para os pés”, assumindo que a ciência ainda necessita de superar grandes desafios, como as alterações climáticas, a extinção de espécies, a desflorestação, a degradação dos oceanos e o excesso de população.

Nas palavras da filha Lucy, emocionada por escutar novamente a voz do pai, Brief Answers to the Big Questions resume-se a “um apelo à unidade e à humanidade” para “encontrar soluções” para os desafios do mundo.

Lucy Hawking contou que o pai, antes de morrer, se manifestava preocupado ao afirmar que “quando os desafios globais requerem uma maior união e cooperação” as pessoas assumem um pensamento “cada vez mais local, fragmentado e dividido”.

O livro, que foi concluído por colegas de Stephen Hawking e pela família, procura responder a questões como se existe Deus, como começou tudo, se se pode prever o futuro ou o que há dentro de um buraco negro. Para o cosmólogo britânico, o mais importante era “responder às grandes perguntas de uma maneira acessível, divertida e relevante para todo o mundo”.

Tim Hawking, o filho mais novo, preferiu realçar um dos locais favoritos do físico, a sua faceta mais humana, a de que também se preocupava com os assuntos do dia-a-dia dos filhos.

ZAP // Lusa

7 Comments

  1. A ver se entendi. Super humanos vão acabar com a Humanidade? Será que só eu reparo nesta incongroência? Ah, ok, já percebi. Os super humanos vão acabar com eles próprios, pois super humanos serão sempre humanos e parte da humanidade… Ah não? Então, que tal, os super humanos vão acabar com a Humanidade e dar origem à super Humanidade. Só se for,

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.