Super-computador desvenda o segredo da resistência dos tardígrados

Recorrendo a uma simulação de um super-computador, uma equipa de cientistas de Madrid acredita ter desvendado o segredo da resistência dos tardígrados.

Os tardígrados, popularmente conhecidos como ursos de água, são seres extremófilos, capazes de sobreviver em situações extremas, no vácuo do espaço e em temperaturas abaixo de zero, sendo mesmo considerado o animal mais resistente do mundo.

Sob stress ambiental, como desidratação ou temperaturas extremas, estes minúsculos seres vivos encolhem para um estado de “tun” através do qual o seu organismo fica quase totalmente inativo, explica o portal New Scientist.

Neste estado, podem sobreviver sem água durante décadas, tolerar altas doses de radiação gama e raios-X e sobreviver a temperaturas entre os -272 ° C a 150 ° C.

Por tudo isto, estes pequenos seres microscópicos são considerados os seres mais indestrutível da Terra, tal como refere a National Geographic.

Na maioria dos outros organismos, este tipo de stress ambiental acabaria por causar danos no ADN das células, mas os tardígrados possuem uma proteína que suprime eventuais danos (Dsup) que de alguma forma consegue proteger o material genético.

Agora, Marina Mínguez-Toral e a sua equipa do Centro de Biotecnologia e Genética de Plantas de Madrid, Espanha, realizaram uma simulação da interação entre Dsup e ADN que sugere uma explicação para a indestrutibilidade destes seres.

Recorrendo ao trabalho de um super-computador, a equipa modelou um sistema de duas moléculas Dsup e ADN, compreendendo mais de 750.000 átomos – foram “dias e dias” de trabalho deste computador, segundo os cientistas.

“As equações de movimento devem ser resolvidas para cada um destes átomos 50 milhões de vezes para obter uma simulação de 100 nanossegundos”, diz Mínguez-Toral.

A modelagem de todos os átomos na proteína e de todas as suas interações eletrostáticas mostrou que a proteína é “intrinsecamente desordenada” e altamente flexível, parecendo ser capaz de ajustar a sua estruturas para se ajustar precisamente à forma do ADN.

“O nosso estudo revela que os efeitos elétricos subjacentes às atrações de carga positiva-negativa determinam a dinâmicas das mudanças estruturais da Dsup na sua interação com o ADN (…) Acreditamos que esta blindagem elétrica é fundamental para proteger o ADN da radiação”, rematou Mínguez-Toral, que publicou recentemente os resultados da investigação na revista científica Scientific Reports.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 só explica 27,5% do acréscimo de mortalidade

As mortes por covid-19 em Portugal entre 02 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional …

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …