Suíça 1-0 Camarões | “Traição” de Embolo dita triunfo helvético

EPA/Noushad Thekkayil

Breel Embolo sai durante Suíça-Camarões

Suíços derrotaram selecção africana graças a um golo de um futebolista que nasceu nos Camarões. Suíça foi inferior até ao golo.

A Suíça entrou a ganhar no Mundial 2022, ao bater os Camarões por 1-0.

O único golo da partida foi assinado por Breel Embolo que, ironia das ironias, ditou a derrota do país onde nasceu, e que até esse golo até estava a ser a selecção mais perigosa em campo.

A partir do golo, porém, os africanos não mais voltaram a criar perigo e a Suíça segurou mesmo um triunfo que se pode revelar precioso num grupo que conta ainda com Brasil e Sérvia.

Suíços souberam mudar de estratégia

Os primeiros minutos pareciam demonstrar que o jogo seria de domínio helvético e foram de forte pressão da Suíça, mas depressa a selecção de Camarões perdeu o medo, conseguiu fugir à pressão alta que o adversário procurava exercer e criou mesmo a primeira situação de golo, por Toko Ekambi.

Com transições rápidas, aproveitando as linhas altas da Suíça, os africanos continuaram a ser os mais perigosos no primeiro tempo e Choupo-Moting também ameaçou.

Em destaque nos camaroneses no primeiro tempo esteve Martin Hongla, médio do Hellas Verona, melhor em campo até então com dois passes para finalização, um remate enquadrado, uma intercepção e um GoalPoint Rating de 6.4.

A Suíça, que apesar de até ter tido mais posse de bola não tinha criado verdadeiro perigo (nem acertado qualquer remate no alvo), no segundo tempo surgiu com estratégia renovada e depressa tirou proveito dessa mudança. Excelente jogada colectiva, Shaqiri a cruzar rasteiro e Embolo – que nasceu nos Camarões, por isso não festejou – tocou para o fundo das redes.

A precisar de assumir as rédeas do jogo, os Camarões não conseguiram a partir daí ameaçar verdadeiramente a baliza da Suíça, que agora a jogar mais em contra-ataque ficou até mais perto do 2-0 do que de sofrer o empate. Valeu, então, André Onana na baliza camaronesa.

Melhor em campo

Yann Sommer. O veterano guarda-redes da Suíça foi determinante para que a sua selecção se estreasse com uma vitória neste Mundial, terminando o encontro com um GoalPoint Rating de 7.4. Na primeira parte segurou o nulo com duas defesas apertadas a remates feitos já dentro da sua grande área e na segunda parte somou mais três. Além disso, mostrou segurança nas saídas pelo ar e eficácia na colocação da bola nos colegas, falhando apenas dois passes.

Destaques da Suíça

Silvan Widmer 7.3

O lateral-direito do Mainz esteve em grande no capítulo defensivo, com oito alívios (máximo do encontro), três desarmes e ainda dois cruzamentos interceptados.

Nico Elvedi 6.2

O central do Borussia M´Gladbach foi quem mais passes acertou no encontro (64) e quem mais acções com bola teve (85) e quem mais bolas recuperou (11).

Destaques de Camarões

Jean Castelletto 6.8

Com cinco alívios, três intercepções e dois desarmes, o central do Nantes esteve em destaque a defesa camaronesa.

Martin Hongla 6.5

Foi o MVP ao intervalo e manteve o nível, , mas acabou substituído aos 65 minutos, com destaque final para dois passes para finalização e um passe de ruptura.

Resumo do jogo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.