/

Suecos burlaram multinacionais em 1,7 milhões de euros a partir de Setúbal

SXC

Um casal de suecos burlou várias empresas multinacionais com um esquema de roubo de emails praticado a partir de Setúbal. Estas empresas chegaram a transferir 1,7 milhões de euros até à detenção do casal.

Michel M., de 38 anos, e Malicka N., de 28 anos, mudaram-se para Portugal em 2017 quando já eram procurados na Suécia por burlas informáticas, conforme o que reporta o Jornal de Notícias (JN).

Instalado em Setúbal, o casal prosseguiu com o esquema fraudulento, conseguindo entrar no sistema informático de diversas empresas multinacionais. Desta forma, tinha acesso aos emails das empresas e identificava dívidas a terceiros.

Depois, enviava emails em nome das empresas a exigir o pagamento das dívidas, fornecendo o número de uma conta bancária em Portugal para onde o dinheiro deveria ser transferido.

Cerca de 20 empresas caíram na burla transferindo verbas da ordem dos 1,7 milhões de euros para contas do casal. Muitos destes milhões acabaram bloqueados por suspeitas do sistema bancário. Mas o casal conseguiu amealhar 300 mil euros até ser detido em 2018.

Os dois suecos estão, actualmente, em prisão preventiva, acusados dos crimes de burla, branqueamento de capitais e acesso indevido.

Há ainda outros oito arguidos no processo que estão acusados de serem “mulas financeiras” do casal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.