Suécia vs Suíça | Astúcia nórdica traz dividendos

A Suécia apurou-se para os quartos-de-final do Mundial 2018. A formação nórdica bateu a Suíça por 1-0, num jogo em que foi dominada em termos de posse de bola, mas foi sempre muito perigosa nas transições.

O golo de Emil Forsberg no segundo tempo foi o suficiente para assegurar uma vantagem, que foi depois assegurada com uma grande coesão defensiva. A Suécia chega aos quartos-de-final pela primeira vez desde 1994.

A primeira parte não trouxe golos, mas não faltou intensidade e capacidade competitiva às duas equipas. Os suecos começaram melhor, atrevidos, mas a conhecida predilecção suíça por ter a bola acabou por ditar leis, com um domínio claro na posse ao intervalo (66%). No entanto, a velocidade sueca manteve sempre os helvéticos alerta, chegando as duas formações ao descanso com sete remates cada uma, mas com os nórdicos a registarem uma ocasião flagrante, desperdiçada por Albin Ekdal. Aliás, o melhor em campo no primeiro tempo foi o sueco Mikael Lustig, com um rating de 6.0.

As transições suecas acabaram mesmo por dar resultado, já no segundo tempo. Aos 66 minutos, Emil Forsberg flectiu para o meio e rematou para o 1-0, com a bola a desviar ainda em Manuel Akanji. Um golo que surgiu quando os nórdicos registavam apenas 36% de posse de bola no segundo tempo, e aconteceu ao 11º remate, segundo enquadrado, enquanto a dominadora Suíça não passava dos oito disparos.

A turma helvética reagiu de pronto, chegando rapidamente aos 12 remates, por volta dos 80 minutos, e aos dez pontapés de canto, contra apenas dois dos suecos. Porém, os suecos não tiveram problemas em recuar as suas linhas e tirar quaisquer espaços para os suíços criarem perigo – excepto para um cabeceamento de Haris Seferovic para defesa de Robin Olsen, perto do final.

O melhor em campo acabou por ser o lateral-esquerdo suíço, Ricardo Rodríguez. O jogador do Milan registou um GoalPoint Rating de 8.0, com quatro remates, dois deles enquadrados, três passes para finalização, quatro cruzamentos eficazes em 11 tentativas e dois dribles completos.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …

Alcochete. Mustafá sai em liberdade e Bruno de Carvalho conta a sua versão

O líder da claque sportinguista Juventude Leonina, Nuno 'Mustafá' Mendes saiu em liberdade e Bruno de Carvalho diz que o "colocaram do lado errado da barricada". O coletivo de juízes que está a julgar o caso …

Ángel ajudou a esposa a morrer. Agora, doou toda a sua herança à investigação

Ángel Hernández, o homem que ajudou a sua mulher a pôr fim à vida há dez meses, em Espanha, decidiu doar a herança da sua esposa (300.000 euros) para o estudo da esclerose múltipla progressiva, …

BCP ficou com herdade de João Moura (onde galgos foram encontrados por "mero acaso")

A herdade de João Moura, onde foram encontrados 18 galgos com sinais de subnutrição, ficou para o BCP num processo de insolvência do cavaleiro, servindo para pagar dívidas que mantinha a esta instituição e a …

Estatística revela quem é o melhor avançado (e não é CR7 ou Messi)

Robert Lewandowski leva 39 golos em 33 jogos disputados esta temporada. Os números do avançado polaco colocam-no bem à frente da sua concorrência no que toca à frieza goleadora. O marcador mais prolífico do mundo pode …