Suécia vs Suíça | Astúcia nórdica traz dividendos

A Suécia apurou-se para os quartos-de-final do Mundial 2018. A formação nórdica bateu a Suíça por 1-0, num jogo em que foi dominada em termos de posse de bola, mas foi sempre muito perigosa nas transições.

O golo de Emil Forsberg no segundo tempo foi o suficiente para assegurar uma vantagem, que foi depois assegurada com uma grande coesão defensiva. A Suécia chega aos quartos-de-final pela primeira vez desde 1994.

A primeira parte não trouxe golos, mas não faltou intensidade e capacidade competitiva às duas equipas. Os suecos começaram melhor, atrevidos, mas a conhecida predilecção suíça por ter a bola acabou por ditar leis, com um domínio claro na posse ao intervalo (66%). No entanto, a velocidade sueca manteve sempre os helvéticos alerta, chegando as duas formações ao descanso com sete remates cada uma, mas com os nórdicos a registarem uma ocasião flagrante, desperdiçada por Albin Ekdal. Aliás, o melhor em campo no primeiro tempo foi o sueco Mikael Lustig, com um rating de 6.0.

As transições suecas acabaram mesmo por dar resultado, já no segundo tempo. Aos 66 minutos, Emil Forsberg flectiu para o meio e rematou para o 1-0, com a bola a desviar ainda em Manuel Akanji. Um golo que surgiu quando os nórdicos registavam apenas 36% de posse de bola no segundo tempo, e aconteceu ao 11º remate, segundo enquadrado, enquanto a dominadora Suíça não passava dos oito disparos.

A turma helvética reagiu de pronto, chegando rapidamente aos 12 remates, por volta dos 80 minutos, e aos dez pontapés de canto, contra apenas dois dos suecos. Porém, os suecos não tiveram problemas em recuar as suas linhas e tirar quaisquer espaços para os suíços criarem perigo – excepto para um cabeceamento de Haris Seferovic para defesa de Robin Olsen, perto do final.

O melhor em campo acabou por ser o lateral-esquerdo suíço, Ricardo Rodríguez. O jogador do Milan registou um GoalPoint Rating de 8.0, com quatro remates, dois deles enquadrados, três passes para finalização, quatro cruzamentos eficazes em 11 tentativas e dois dribles completos.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …

Chega acusa PSD de covardia por recusar proposta de revisão constitucional

O PSD vai chumbar a proposta de revisão constitucional do Chega. Em reação, André Ventura acusou os sociais-democratas de ter uma "atitude covarde". Em declarações ao jornal Público, o líder da bancada social-democrata, Adão Silva, disse …

Impedida de participar, Rússia terá planeado ciberataque aos Jogos Olímpicos de 2020

Uma investigação conjunta do Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido e agências norte-americanas concluiu que os serviços militares russos estavam a planear um ciberataque em grande escala aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que iam …