Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

OnFirstWhoIs / Wikimedia

Sue, o T. rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até agora

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência.

“Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro tem algumas serrilhas extra na sua parte lateral, e não no local normal, na parte frontal ou traseira do dente”, explica ao site Live Science Kirstin Brink, principal investigadora do estudo e professora assistente do Departamento de Ciências Geológicas da Universidade de Manitoba, no Canadá.

A investigação, que ainda não foi publicada numa revista científica com revisão por pares, foi apresentada, a 13 de outubro, na conferência anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados, realizada online devido à pandemia de covid-19.

Tal como outros Tyrannosaurus rex, Sue, cujo esqueleto está exposto no Museu Field de História Natural, nos Estados Unidos, tinha dentes com serrilhas em forma de faca, alguns do tamanho de bananas. Quando vivo, esta espécie estava constantemente a renovar a sua dentição, substituindo cada dente a cada um ou dois anos.

Segundo Brink, os três dentes em desenvolvimento são estranhamente deformados, “esmagados, dobrados e com uma textura estranha, quase ondulada”.

Anteriormente, investigadores que examinaram os estranhos orifícios na mandíbula de Sue diagnosticaram este espécime com tricomoníase, uma infeção causada pelo parasita Trichomonas vaginalis.

Agora, a nova pesquisa sugere que esta condição pode ter mudado a forma dos dentes deste T. rex. Se se confirmar, este será o primeiro registo de uma infeção que causou dentes deformados num terópode, afirma a investigadora.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …