Sucessor de Elon Musk na Tesla é uma mulher. Chama-se Robyn Denholm

(dr) Tesla

Robyn Denholm é a nova presidente do Conselho de Administração da Tesla

Elon Musk foi obrigado a deixar o cargo de chairman da Tesla devido a uma investigação por fraude. Robyn Denholm vai ser a sua sucessora.

A Tesla anunciou esta quinta-feira que Robyn Denholm, da australiana Telstra, será a próxima presidente do conselho de administração, substituindo Elon Musk, que foi afastado do cargo devido a uma investigação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

Robyn Denholm, diretora financeira da empresa de telecomunicações australiana Telstra Corp (TLS.AU), é membro do conselho de administração da Tesla desde 2014, embora tenha menos ligações a Musk do que outros executivos da empresa de veículos elétricos, segundo a agência EFE. Entretanto, a Telstra já informou que Robyn Denholm abandonará o seu cargo na empresa nos próximos meses.

“Eu acredito nesta empresa, acredito na sua missão e estou ansiosa para ajudar Elon Musk e a equipa da Tesla a alcançar lucros sustentáveis e a gerar valor para os acionista de longo prazo”, disse Robyn, citada no comunicado.

Segundo o Eco, no mesmo documento, Musk salienta a “vasta experiência em indústria de tecnologia e automóveis” da sua substituta. “Estou ansioso por trabalhar ainda mais de perto com Robyn enquanto continuamos a acelerar a chegada da energia sustentável“.

Elon Musk concluiu em setembro um acordo com o regulador da bolsa americana, que o acusou de fraude, que implicava deixar por três anos o cargo que ocupava na Tesla.

O acordo implicava também o pagamento de 40 milhões de dólares de coima, quase 35 milhões de euros, na sequência de uma acusação do regulador por violação das regras face aos investidores.

A autoridade bolsista dos Estados Unidos tinha pedido a um tribunal federal para destituir Elon Musk da presidência e gestão da Tesla, acusando-o de fraude por declarações falsas sobre a retirada da empresa da bolsa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Multa histórica ao Facebook deixou Zuckerberg mil milhões de euros mais rico

A multa histórica de 4,4 mil milhões de euros aplicada ao Facebook, no âmbito do escândalo Cambridge Analytica, não está a fazer mossa na empresa e até fez subir as suas acções em bolsa, com …

Vale paga 165 mil euros a familiares dos trabalhadores mortos em Brumadinho

A empresa brasileira acordou indemnizar cada familiar dos trabalhadores mortos na rutura da barragem de Brumadinho, ocorrida em janeiro passado. O acordo, firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a companhia mineira Vale, determina que …

Novo currículo e novas metas. Peritos desafiam Costa a mudar tudo no ensino da Matemática

Um grupo de peritos constituído em dezembro pelo Ministério da Educação quer que o ensino da Matemática assente num novo currículo, deixando para trás documentos que considera contraditórios entre si. Coordenado pelo professor Jaime Carvalho e …

Johnson & Johnson investigada por risco de cancro do pó de talco

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a investigar a Johnson & Johnson para aferir se mentiu sobre o possível risco de cancro do seu pó de talco. Mais de 13 mil pessoas nos Estados …

Von der Leyen apresentou um "ramalhete" de promessas no Parlamento Europeu. Votação marcada para as 18h

A candidata à presidência da Comissão Europeia comprometeu-se esta terça-feira a tornar a Europa o primeiro continente a alcançar a meta da neutralidade carbónica em 2050, indicando que irá apresentar um “acordo verde” nos primeiros …

Em 2018, ficaram por pagar 12 milhões de euros em salários. É um aumento de 60% desde 2017

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) identificou 6.618 trabalhadores com salários em atraso, no valor de 11,7 milhões de euros. É, de acordo com o Jornal de Notícias, um aumento de 59% no espaço …

Maior central elétrica do país está há oito meses à espera de uma nova licença ambiental

A maior central elétrica do país está há oito meses à espera que a sua licença ambiental, essencial para que possa permanecer em operação, seja renovada. Apesar da morosidade do procedimento, e de a licença original …

Esta terça-feira vai poder ver o eclipse parcial da Lua

A Lua vai estar, esta terça-feira, na sombra da Terra devido a um eclipse parcial que vai poder ser visto em Portugal. Este fenómeno vai ser visível, a partir das 21h01, hora em que a Lua …

Magistrados e funcionários defendem o fim das férias judiciais

Magistrados e funcionários defendem o fim das férias judiciais, a paragem obrigatória do sistema judicial que ocorre entre 16 de julho e 31 de agosto, escreve o Diário de Notícias esta terça-feira. Em declarações ao matutino, …

Bactéria que "come" carne já matou 2 pessoas. Cuidado com água salgada e marisco cru

A bactéria da espécie Vibrio vulnificus que provoca uma infecção que "come" a carne humana matou dois idosos nos EUA, nos últimos dias. A situação está a causar alguma preocupação, temendo-se que a bactéria se espalhe …