Sucessor de Elon Musk na Tesla é uma mulher. Chama-se Robyn Denholm

(dr) Tesla

Robyn Denholm é a nova presidente do Conselho de Administração da Tesla

Elon Musk foi obrigado a deixar o cargo de chairman da Tesla devido a uma investigação por fraude. Robyn Denholm vai ser a sua sucessora.

A Tesla anunciou esta quinta-feira que Robyn Denholm, da australiana Telstra, será a próxima presidente do conselho de administração, substituindo Elon Musk, que foi afastado do cargo devido a uma investigação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

Robyn Denholm, diretora financeira da empresa de telecomunicações australiana Telstra Corp (TLS.AU), é membro do conselho de administração da Tesla desde 2014, embora tenha menos ligações a Musk do que outros executivos da empresa de veículos elétricos, segundo a agência EFE. Entretanto, a Telstra já informou que Robyn Denholm abandonará o seu cargo na empresa nos próximos meses.

“Eu acredito nesta empresa, acredito na sua missão e estou ansiosa para ajudar Elon Musk e a equipa da Tesla a alcançar lucros sustentáveis e a gerar valor para os acionista de longo prazo”, disse Robyn, citada no comunicado.

Segundo o Eco, no mesmo documento, Musk salienta a “vasta experiência em indústria de tecnologia e automóveis” da sua substituta. “Estou ansioso por trabalhar ainda mais de perto com Robyn enquanto continuamos a acelerar a chegada da energia sustentável“.

Elon Musk concluiu em setembro um acordo com o regulador da bolsa americana, que o acusou de fraude, que implicava deixar por três anos o cargo que ocupava na Tesla.

O acordo implicava também o pagamento de 40 milhões de dólares de coima, quase 35 milhões de euros, na sequência de uma acusação do regulador por violação das regras face aos investidores.

A autoridade bolsista dos Estados Unidos tinha pedido a um tribunal federal para destituir Elon Musk da presidência e gestão da Tesla, acusando-o de fraude por declarações falsas sobre a retirada da empresa da bolsa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos César é o "primeiro apoiante do Governo e do primeiro-ministro"

O líder parlamentar socialista rejeitou esta sexta-feira que a sua proposta para reduzir o IVA da tauromaquia represente uma desautorização do executivo, acentuando que é por convicção e posição institucional o primeiro apoiante do …

NASA acaba de divulgar novos dados sobre o misterioso Oumuamua

A NASA acaba de revelar novas informações sobre Oumuamua, o primeiro asteróide não oriundo do Sistema Solar já detetado. De acordo com uma nova publicação, o corpo interestelar é um "objeto relativamente pequeno e reflexivo.  Oumuamua, …

Espanha está a envenenar o Rio Tejo (é uma "indecência ecológica")

É um "cocktail de desastre" que está a sufocar o rio Tejo. Análises efectuadas à água do rio, desde a nascente em Espanha, até à foz em Portugal, revelam uma situação preocupante, e do outro …

Portuguesa que escondeu filha na mala do carro condenada a 5 anos de prisão

A mulher portuguesa que escondeu a filha na mala do carro, durante os seus primeiros 23 meses de vida, foi condenada a 5 anos de prisão, com 3 anos de pena suspensa, por ter causado …

Ex-primeiro-ministro da Macedónia fugiu do país num carro diplomático húngaro

O ex-primeiro-ministro macedónio Nikola Gruevski, condenado no seu país a dois anos de prisão por corrupção, passou pela Albânia em direção ao Montenegro no passado domingo num carro diplomático húngaro. A Hungria já garantiu não …

Governo avança com mais medidas para incentivar regresso de emigrantes

O Governo vai avançar com medidas “de caráter multidimensional” para apoiar o regresso de portugueses que emigraram e queiram regressar ao país, avançou esta quinta-feira o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro. À margem …

Sete em cada dez quedas de idosos acontecem em casa (mas é possível evitá-las)

A expressão “lar, doce lar” parece perder algum sentido quando o último relatório da Organização Mundial de Saúde sobre quedas comprova que estas são a principal causa de morte acidental dos idosos e acontecem, maioritariamente, …

Armas, carros, fatos. 90 milhões de euros para equipar polícias

Os polícias vão receber, em 2019, armas, carros, coletes balísticos e fatos de proteção, bem como obras em instalações, no valor de 90,9 milhões de euros. Esta sexta-feira, em Cascais, o ministro da Administração Interna entrega …

Zero oferece galinha ao Governo para reciclar resíduos orgânicos

A associação ambientalista Zero vai oferecer ao Governo a galinha Balbina, um animal reciclador, chamando a atenção para a necessidade de investir em soluções para que cada cidadão possa reciclar os resíduos orgânicos em casa. “A …

Chuva e vento forte de volta no fim de semana

O estado do tempo no fim-de-semana vai sofrer um agravamento devido à aproximação de um sistema frontal ao território do continente, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima. De acordo com o Instituto Português do Mar …