Subsídio de desemprego vai aumentar já em 2019

Paulo Novais / Lusa

Há neste momento cerca de 168 mil beneficiários de subsídio de desemprego em Portugal 

A manter-se a atual tendência de crescimento da economia portuguesa, o subsídio de desemprego deverá ter um aumento entre os sete e os 17,5 euros mensais já em 2019.

Segundo o Diário de Notícias, a subida dos valores máximos e mínimos resulta da aplicação da fórmula de atualização do indexante de apoios sociais (IAS) – o indicador que serve de referência à atualização das pensões e de várias prestações sociais.

O aumento do IAS depende do comportamento do produto interno bruto e da inflação. Caso a taxa de inflação média chegue ao final do ano perto dos 1,14%, como registado em julho, isso corresponderá a um aumento de 1,16% do IAS.

De acordo com dados da Segurança Social, existem neste momento cerca de 168 mil beneficiários de subsídio de desemprego em Portugal, entre os quais 132 mil recebem i subsídio “principal”, ou seja, o valor mínimo atribuído. Serão também estes que poderão usufruir do maior aumento.

O IAS foi criado em 2007, tendo o seu valor ficado fixado em 397,86 euros. Com a crise, o valor ficou congelado nos 419,22 euros entre 2009 e 2016. Desde então, o governo tem atualizado este indexante de acordo com os critérios previstos na lei. O valor final e oficial só é fixado em janeiro de cada ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …