Submarino alemão da I Guerra Mundial com 23 corpos encontrado na Bélgica

SMU Central University / WIkimedia

Submarino UB 14 da Marinha alemã com a sua tripulação, em 1918, no Mar negro

Um submarino alemão da I Guerra Mundial com 23 corpos no interior foi encontrado ao largo da costa da Bélgica, anunciaram esta terça-feira as autoridades.

O governador da Flandres Ocidental, Carl Decaluwe, disse que o achado, no fundo do Mar do Norte, “é muito particular”: “É muito surpreendente termos encontrado isto”, disse, Decaluwe, citado pela Associated Press.

Segundo o responsável, o submarino está danificado na parte da frente, devido ao impacto, mas “continua fechado e há 23 pessoas no interior“.

O submarino, do tipo UB II, tem 27 metros de comprimento e seis metros de largura, está deitado num ângulo de 45 graus a uma profundidade de 25 a 30 metros da superfície do mar.

Os danos na frente da embarcação indicam que poderá ter embatido numa mina com o convés superior. Dois lança-torpedos foram destruídos, mas um ficou intacto e fechado.

Imagens de vídeo mostram que o submarino está incrustado com cracas e algas, além de estar adornado com equipamento de pesca, incluindo redes. Decaluwe disse que o submarino foi descoberto por investigadores, mas não quis adiantar pormenores sobre a sua localização até que o local tenha sido protegido.

Cerca de 18 submarinos estiveram estacionados com a Flotilha da Flandres em Bruges entre 1915 e 1918, mas foram destruídos.

Esta é a 13ª descoberta do género nas águas belgas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …