Preços dos produtos alimentares devem subir 30%

4

stephen bowler / Flickr

Entre o aumento de preços, há denúncias que estão a ser investigadas pela ASAE, embora não haja confirmação de qualquer ilegalidade.

A guerra na Ucrânia fez subir consideravelmente os preços, em muitos sectores, e no caso dos produtos alimentares o aumento deverá chegar aos 30%.

Os números foram partilhados por Gonçalo Lobo Xavier, director-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, à CNN Portugal.

Para já, continuou Lobo Xavier, não há problemas nas cadeias de abastecimento dos supermercados portugueses. O controlo nas vendas de óleo e farinha é realizado por precaução, para garantir a reposição de stocks.

Entre os aumentos, já foram apresentadas denúncias sobre algumas práticas relacionadas com esse aumento.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) indicou à CNN Portugal que está a investigar cerca de 10 denúncias sobre aumento de preços em vários bens, alimentares e não alimentares.

No entanto, para já, não foi confirmada qualquer ilegalidade, acrescentou a mesma fonte da ASAE.

No mesmo esclarecimento, a ASAE avisou que, se não houver motivos que justifiquem essa subida, a a prática de preços excessivos poderá constituir um crime de especulação.

“No entanto, e em traços muito gerais, não existindo preço legal definido (ou margem de lucro definida) para os bens, a norma penal só é preenchida quando se comprovar a existência de intenção de um lucro ilegítimo”, disse a fonte, explicando que a entidade analisa caso a caso.

A entidade comentou que está atenta a esta tendência, está a acompanhar o aumentos de preços em Portugal, como consequência do conflito.

Esse acompanhamento tem sido realizado, quer a nível presencial, quer na análise aos sites.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

 

4 Comments

  1. Sem qualquer inspeção até sobem mais!
    E com a concertação de preços é uma alegria, e está sempre tudo bem como sempre esteve desde que me lembro!

  2. Quem acredita não ser gado para os ricos comerem, ou está a enganar-se a si próprio, ou é um deles. Dividir para conquistar, é a arma que usam desde sempre.

  3. Isto é um país sem rei nem roque onde cada um especula consoante lhe apetece! Tal como na Rússia vai-se criar um país de oligarcas e o resto será paisagem! Valha-me o meu azeite as minhas batatas fruta e horta!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.