Stress no trabalho reduz produtividade

A sobrecarga de trabalho, a pressão do tempo, a frustração, os conflitos ou as condições económicas e financeiras são situações que podem desencadear episódios de stresse no trabalho. A psicóloga clínica Júlia Machado, do Hospital Lusíadas Porto, deixa alguns conselhos que ajudam a gerir o stresse laboral e que reduzem o impacto por ele causado.

“O stresse é uma resposta adaptativa dos seres humanos para um adequado rendimento nas suas atividades e para um desempenho eficaz mas o problema surge quando estes níveis se tornam excessivos e difíceis de controlar”, explica a psicóloga.

A especialista acrescenta: “os episódios de stresse no posto de trabalho são responsáveis pelo aumento das taxas de absentismo, redução da produtividade e envolvem riscos acrescidos de doenças cardiovasculares, músculo-esqueléticas e mentais, como é o caso da depressão, a ansiedade e a perturbação de pânico. O primeiro passo para contrariar a situação é identificar o problema, depois é adotar estratégias capazes de o solucionar”.

Aprender a organizar-se e otimizar a gestão do tempo e das tarefas são excelentes aliados no combate ao stresse. As pessoas devem planear metas e resultados de forma realista, estabelecer prioridades, dividir projetos em grandes passos, desistir do perfecionismo, abandonar o controlo obsessivo e fazer pausas regulares”, reforça Júlia Machado.

De acordo com a especialista, é igualmente importante saber treinar/dominar as emoções, ou seja, reconhecer quando se está stressado, partilhar os pensamentos e sentimentos com as pessoas mais próximas, respeitar as capacidades e limitações e trabalhar a assertividade e a capacidade de compromisso.

“Não devemos também esquecer a importância de um estilo de vida saudável no combate ao stresse diário”, acrescenta a psicóloga.

“Aspetos como adotar uma alimentação variada e equilibrada, beber água durante todo o dia, reduzir o consumo de café, não fumar, evitar bebidas alcoólicas, praticar exercício físico regularmente, dormir o necessário e com qualidade, relaxar no trabalho e ter atividades de lazer são gestos simples que podem ajudar a reduzir o stresse laboral”, conclui.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato. Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi... e …

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais um mês significa que número total de …

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …