“Stonehenge suíço”. Há pistas de uma antiga civilização humana no fundo de um lago

Investigadores encontraram pistas de uma antiga civilização humana no fundo de um lago. Foram encontrados vários montes de pedras ao longo de 10 km.

Investigadores acreditam estar perante sinais de uma antiga civilização humana após terem encontrado um trilho subaquático de pedras, que se prolonga por dez quilómetros debaixo do lago Constance, entre a Alemanha, Áustria e Suíça.

Os cientistas acreditam que os montes de pedras foram feitos por humanos há cerca de 5.500 anos. Os especialistas até já lhe chamam “Stonehenge suíço”, segundo a IFLScience.

O local foi descoberto pela primeira vez em 2015 e, desde aí, tem atraído imensa atenção mediática. Numa recente expedição subaquática, os cientistas desvendaram novos detalhes.

O cenário é, no mínimo, intrigante. São cerca de 170 formações rochosas dispostas em linha debaixo das águas do lago glacial, a várias centenas de metros da costa suíça.

De acordo com a VICE, a equipa liderada por Urs Leuzinger, arqueólogo do Museu de Arqueologia do Cantão de Thurgau, encontrou evidências convincentes de que as formações rochosas foram feitas por humanos durante o período neolítico.

“A função deste feito pré-histórico de dez quilómetros de comprimento permanece enigmática”, de acordo com um estudo de 2021 publicado na Annual Review of Swiss Archaeology. Os resultados vão ser apresentados esta semana numa conferência.

“Armadilhas de pesca, sistema de defesa, limpeza de campos, plataforma de culto, estrutura funerária, calendário astronómico – quem sabe?!”, questionou Leuzinger.

A maior parte da investigação foi focada numa das pilhas de rochas, mas os cientistas estão atualmente a examinar uma nova formação que poderá conter pistas sobre como foram feitas.

Estudos anteriores revelaram uma série de casas submersas, da era neolítica, que parecem ter sido erguidas acima da água. Leuzinger sugere que os montes de pedras recém-descobertos podem ter sido construídos pela mesma comunidade que aí viveu.

Mas os cientistas pouco sabem sobre os humanos que viveram na região durante o período Neolitoco — e, tal como o famoso Stonehenge, em Inglaterra, o trilho de pedras do Lago Constance permanece um mistério.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.