Stephen Hawking vai finalmente fazer a sua viagem ao Espaço

codyerekson / Flickr

O físico britânico Stephen Hawking

O físico britânico Stephen Hawking

O físico mais famoso do mundo confirmou que vai cumprir um dos seus maiores sonhos: ir ao Espaço. O convite foi feito pelo fundador do grupo Virgin.

Um dos físicos mais respeitados do mundo está, finalmente, de viagem marcada para o Espaço. Stephen Hawking, que passou a vida inteira a estudar o Universo e tudo que o compreende, vai cumprir um dos seus maiores sonhos num voo da Virgin Galactic.

“Os meus três filhos trouxeram-me grande alegria, mas posso dizer o que me faria feliz de novo: viajar até ao Espaço”, revelou Hawking numa entrevista ao Good Morning Britain.

A oportunidade foi-lhe dada por Richard Branson, fundador do grupo Virgin que, em 2015, já tinha afirmado que gostaria de cumprir o desejo do cientista.

“Já completei um voo em gravidade zero, o que me permitiu flutuar como se não tivesse peso. Mas a minha mais recente ambição é ir ao Espaço”, começou por explicar o físico.

“Achava que ninguém me ia conseguir levar, mas Richard Branson ofereceu-me um lugar no Virgin Galactic e eu imediatamente disse que sim”, contou Hawking, que sofre de esclerose lateral amiotrófica desde os anos 60.

“O professor Stephen Hawking é uma das pessoas que mais admiro no mundo, um génio que abriu os nossos olhos para as maravilhas do Universo e que, ao mesmo tempo, é um homem gentil e encantador”, começou por fizer o CEO da Virgin.

“É a única pessoa a quem dei uma passagem grátis para o Virgin Galactic e, se a sua saúde o permitir, está confirmado que irá voar como um futuro astronauta”, afirmou ainda.

Primeiro astronauta com ELA

Com 75 anos de idade, Hawking não será o astronauta mais velho do mundo, já que John Glenn foi ao Espaço com 77 anos, mas o físico será a primeira pessoa com ELA a realizar esta viagem.

Viajar até ao Espaço é uma ação arriscada, especialmente tendo em conta as suas delicadas condições de saúde. No entanto, caso se venha a realizar, a viagem de Hawking será uma oportunidade para os investigadores da doença estudarem os efeitos da gravidade zero no organismo destes pacientes.

A data da viagem ainda não foi anunciada, mas a Virgin Galactic espera levar os seus passageiros em missões comerciais num futuro próximo.

jfoust / Flickr

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

Virgin Galactic

A nave SpaceShipTwo é reutilizável e foi projetada para transportar oito passageiros, nos quais se incluem dois pilotos.

A nave é lançada a partir de um avião de carga em altitude e, de seguida, cruza a atmosfera, ficando alguns minutos a flutuar no Espaço, para que os passageiros desfrutem da vista incrível que têm os astronautas. Por fim, a nave volta à Terra, onde pousa como se fosse um avião.

Hawking é defensor da viagem espacial comercial e admira o papel da Virgin na democratização do Espaço, destacando o “respeito por possibilitar que uma maior parte da Humanidade possa experimentar a maravilha que é o Espaço”.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …