Stephen Hawking vai finalmente fazer a sua viagem ao Espaço

codyerekson / Flickr

O físico britânico Stephen Hawking

O físico britânico Stephen Hawking

O físico mais famoso do mundo confirmou que vai cumprir um dos seus maiores sonhos: ir ao Espaço. O convite foi feito pelo fundador do grupo Virgin.

Um dos físicos mais respeitados do mundo está, finalmente, de viagem marcada para o Espaço. Stephen Hawking, que passou a vida inteira a estudar o Universo e tudo que o compreende, vai cumprir um dos seus maiores sonhos num voo da Virgin Galactic.

“Os meus três filhos trouxeram-me grande alegria, mas posso dizer o que me faria feliz de novo: viajar até ao Espaço”, revelou Hawking numa entrevista ao Good Morning Britain.

A oportunidade foi-lhe dada por Richard Branson, fundador do grupo Virgin que, em 2015, já tinha afirmado que gostaria de cumprir o desejo do cientista.

“Já completei um voo em gravidade zero, o que me permitiu flutuar como se não tivesse peso. Mas a minha mais recente ambição é ir ao Espaço”, começou por explicar o físico.

“Achava que ninguém me ia conseguir levar, mas Richard Branson ofereceu-me um lugar no Virgin Galactic e eu imediatamente disse que sim”, contou Hawking, que sofre de esclerose lateral amiotrófica desde os anos 60.

“O professor Stephen Hawking é uma das pessoas que mais admiro no mundo, um génio que abriu os nossos olhos para as maravilhas do Universo e que, ao mesmo tempo, é um homem gentil e encantador”, começou por fizer o CEO da Virgin.

“É a única pessoa a quem dei uma passagem grátis para o Virgin Galactic e, se a sua saúde o permitir, está confirmado que irá voar como um futuro astronauta”, afirmou ainda.

Primeiro astronauta com ELA

Com 75 anos de idade, Hawking não será o astronauta mais velho do mundo, já que John Glenn foi ao Espaço com 77 anos, mas o físico será a primeira pessoa com ELA a realizar esta viagem.

Viajar até ao Espaço é uma ação arriscada, especialmente tendo em conta as suas delicadas condições de saúde. No entanto, caso se venha a realizar, a viagem de Hawking será uma oportunidade para os investigadores da doença estudarem os efeitos da gravidade zero no organismo destes pacientes.

A data da viagem ainda não foi anunciada, mas a Virgin Galactic espera levar os seus passageiros em missões comerciais num futuro próximo.

jfoust / Flickr

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

Virgin Galactic

A nave SpaceShipTwo é reutilizável e foi projetada para transportar oito passageiros, nos quais se incluem dois pilotos.

A nave é lançada a partir de um avião de carga em altitude e, de seguida, cruza a atmosfera, ficando alguns minutos a flutuar no Espaço, para que os passageiros desfrutem da vista incrível que têm os astronautas. Por fim, a nave volta à Terra, onde pousa como se fosse um avião.

Hawking é defensor da viagem espacial comercial e admira o papel da Virgin na democratização do Espaço, destacando o “respeito por possibilitar que uma maior parte da Humanidade possa experimentar a maravilha que é o Espaço”.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo britânico quer missão de proteção marítima europeia para Estreito de Ormuz

Jeremy Hunt quer garantir uma "passagem segura de tripulações e mercadorias" numa região que considera "crucial". O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico quer medida executada já. O governo britânico quer organizar uma missão de proteção marítima …

Maria Luís Albuquerque fora das listas do PSD

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque está fora da lista de candidatos a deputados do PSD por Setúbal, e o líder parlamentar Fernando Negrão será segundo por este círculo, confirmaram à Lusa fontes da …

Trump chega a acordo com os democratas sobre orçamento para evitar “shutdown"

O Presidente norte-americano anunciou, esta segunda-feira, ter chegado a acordo com a oposição democrata quanto ao orçamento, evitando assim a perspetiva de paralisação (“shutdown”) da administração federal até às próximas Presidenciais. "Estou feliz por anunciar que …

Bianca Devins foi assassinada e as imagens partilhadas centenas de vezes na Internet

Uma jovem de 17 anos foi assassinada quando acompanhava o namorado a um concerto, nos Estados Unidos. O companheiro, que ainda tentou o suicídio após o crime, partilhou fotografias do cadáver da vítima na Internet, …

VianaPolis chega a acordo com casal. Já só restam sete moradores no prédio Coutinho

A VianaPolis informou, esta terça-feira, ter chegado a acordo com um casal que detinha um apartamento no prédio Coutinho, em Viana do Castelo, onde ainda permanecem sete pessoas em cinco frações. Em declarações à agência Lusa, …

Ghosn processa Nissan e Mitsubishi na Holanda

Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan e da Mitsubishi e ex-CEO da Renault, processou as duas fabricantes de automóveis japonesas e reclama uma indemnização de 15 milhões de euros. Carlos Ghosn instaurou à Nissan e à Mitsubishi …

Faturas detalhadas de telecomunicações estão a confundir os clientes, alerta a Deco

As faturas detalhadas de telecomunicações, adotadas na sequência da decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estão a confundir os clientes, revelou esta terça-feira a Deco Proteste, que considerou que a medida do regulador deve …

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …