Stephen Hawking vai finalmente fazer a sua viagem ao Espaço

codyerekson / Flickr

O físico britânico Stephen Hawking

O físico britânico Stephen Hawking

O físico mais famoso do mundo confirmou que vai cumprir um dos seus maiores sonhos: ir ao Espaço. O convite foi feito pelo fundador do grupo Virgin.

Um dos físicos mais respeitados do mundo está, finalmente, de viagem marcada para o Espaço. Stephen Hawking, que passou a vida inteira a estudar o Universo e tudo que o compreende, vai cumprir um dos seus maiores sonhos num voo da Virgin Galactic.

“Os meus três filhos trouxeram-me grande alegria, mas posso dizer o que me faria feliz de novo: viajar até ao Espaço”, revelou Hawking numa entrevista ao Good Morning Britain.

A oportunidade foi-lhe dada por Richard Branson, fundador do grupo Virgin que, em 2015, já tinha afirmado que gostaria de cumprir o desejo do cientista.

“Já completei um voo em gravidade zero, o que me permitiu flutuar como se não tivesse peso. Mas a minha mais recente ambição é ir ao Espaço”, começou por explicar o físico.

“Achava que ninguém me ia conseguir levar, mas Richard Branson ofereceu-me um lugar no Virgin Galactic e eu imediatamente disse que sim”, contou Hawking, que sofre de esclerose lateral amiotrófica desde os anos 60.

“O professor Stephen Hawking é uma das pessoas que mais admiro no mundo, um génio que abriu os nossos olhos para as maravilhas do Universo e que, ao mesmo tempo, é um homem gentil e encantador”, começou por fizer o CEO da Virgin.

“É a única pessoa a quem dei uma passagem grátis para o Virgin Galactic e, se a sua saúde o permitir, está confirmado que irá voar como um futuro astronauta”, afirmou ainda.

Primeiro astronauta com ELA

Com 75 anos de idade, Hawking não será o astronauta mais velho do mundo, já que John Glenn foi ao Espaço com 77 anos, mas o físico será a primeira pessoa com ELA a realizar esta viagem.

Viajar até ao Espaço é uma ação arriscada, especialmente tendo em conta as suas delicadas condições de saúde. No entanto, caso se venha a realizar, a viagem de Hawking será uma oportunidade para os investigadores da doença estudarem os efeitos da gravidade zero no organismo destes pacientes.

A data da viagem ainda não foi anunciada, mas a Virgin Galactic espera levar os seus passageiros em missões comerciais num futuro próximo.

jfoust / Flickr

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

Virgin Galactic

A nave SpaceShipTwo é reutilizável e foi projetada para transportar oito passageiros, nos quais se incluem dois pilotos.

A nave é lançada a partir de um avião de carga em altitude e, de seguida, cruza a atmosfera, ficando alguns minutos a flutuar no Espaço, para que os passageiros desfrutem da vista incrível que têm os astronautas. Por fim, a nave volta à Terra, onde pousa como se fosse um avião.

Hawking é defensor da viagem espacial comercial e admira o papel da Virgin na democratização do Espaço, destacando o “respeito por possibilitar que uma maior parte da Humanidade possa experimentar a maravilha que é o Espaço”.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …