Fuligem da poluição do ar encontrada na placenta de mulheres grávidas

Manchas de fuligem expelidas de motores de automóveis e centrais de combustíveis fósseis podem ser encontradas no lado fetal da placenta.

Uma equipa liderada por cientistas da Universidade Hasselt, na Bélgica, estudou as placentas após o parto de 28 mulheres que foram expostas à poluição do ar. Usando imagens de alta resolução, revelaram a presença de partículas microscópicas de carbono preto, o material preto e fuligem bombeado durante a combustão de combustíveis fósseis, no lado fetal da placenta.

“A principal descoberta é que as partículas de fuligem podem entrar na parte fetal da placenta, o que significa que, durante um dos estágios mais vulneráveis ​​da vida, quando os sistemas orgânicos estão em pleno desenvolvimento, é possível a translação de partículas dos pulmões da mãe para o feto”, disse à IFLScience Tim Nawrot, professor de epidemiologia ambiental no Centro de Ciências Ambientais da Universidade Hasselt e principal autor do estudo publicado na revista especializada Nature Communications.

“Estas partículas causam respostas inflamatórias e também podem reagir com o ADN”, acrescentou Nawrot. “Precisamos de desenvolver padrões de poluição do ar que protejam os mais vulneráveis ​​da população”, concluíram.

Mães que moravam em áreas asfixiadas com alta poluição do ar durante a gravidez apresentavam níveis mais altos de partículas residenciais de carbono preto (acima de 2,4 microgramas por milímetro cúbico) em comparação com as 10 mães expostas a níveis mais baixos de carbono preto residencial (0,63 microgramas por milímetro cúbico).

A placenta é um órgão que se desenvolve no útero durante a gravidez para fornecer oxigênio e nutrientes ao feto em crescimento, além de remover resíduos do sangue do bebé. Pode atuar como uma barreira para algumas infecções, mas é incapaz de proteger contra vírus.

Drogas, como álcool e nicotina, podem atravessar a placenta e causar danos ao feto. Acredita-se que as partículas da poluição do ar também se possam movimentar e atravessar a barreira placentária.

Embora a ideia de poluição do ar que atravessa a placenta já tenha sido apontada em estudos mais pequeno, a investigação inclui evidências do maior número de casos humanos com fuligem no lado fetal da placenta.

Num artigo publicado na revista especializada Clinical Epigenetics, cientistas da mesma equipa apresentaram evidências que sugerem a forma como a poluição do ar pode causar alterações á placenta. Por exemplo, os investigadores sugerem que a poluição do ar pode provocar stress oxidativo, inflamação, alterações no metabolismo energético e alterações epigenéticas na placenta.

São necessários mais estudos antes que se possa chegar a conclusões sobre as implicações para a saúde das partículas de carbono preto que passam para o lado fetal da placenta.  Um conjunto crescente de evidências vinculou a exposição à poluição do ar durante a gravidez a vários efeitos negativos à saúde, incluindo baixo peso ao nascer, parto prematuro, crescimento atrofiado e autismo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …