Fuligem da poluição do ar encontrada na placenta de mulheres grávidas

Manchas de fuligem expelidas de motores de automóveis e centrais de combustíveis fósseis podem ser encontradas no lado fetal da placenta.

Uma equipa liderada por cientistas da Universidade Hasselt, na Bélgica, estudou as placentas após o parto de 28 mulheres que foram expostas à poluição do ar. Usando imagens de alta resolução, revelaram a presença de partículas microscópicas de carbono preto, o material preto e fuligem bombeado durante a combustão de combustíveis fósseis, no lado fetal da placenta.

“A principal descoberta é que as partículas de fuligem podem entrar na parte fetal da placenta, o que significa que, durante um dos estágios mais vulneráveis ​​da vida, quando os sistemas orgânicos estão em pleno desenvolvimento, é possível a translação de partículas dos pulmões da mãe para o feto”, disse à IFLScience Tim Nawrot, professor de epidemiologia ambiental no Centro de Ciências Ambientais da Universidade Hasselt e principal autor do estudo publicado na revista especializada Nature Communications.

“Estas partículas causam respostas inflamatórias e também podem reagir com o ADN”, acrescentou Nawrot. “Precisamos de desenvolver padrões de poluição do ar que protejam os mais vulneráveis ​​da população”, concluíram.

Mães que moravam em áreas asfixiadas com alta poluição do ar durante a gravidez apresentavam níveis mais altos de partículas residenciais de carbono preto (acima de 2,4 microgramas por milímetro cúbico) em comparação com as 10 mães expostas a níveis mais baixos de carbono preto residencial (0,63 microgramas por milímetro cúbico).

A placenta é um órgão que se desenvolve no útero durante a gravidez para fornecer oxigênio e nutrientes ao feto em crescimento, além de remover resíduos do sangue do bebé. Pode atuar como uma barreira para algumas infecções, mas é incapaz de proteger contra vírus.

Drogas, como álcool e nicotina, podem atravessar a placenta e causar danos ao feto. Acredita-se que as partículas da poluição do ar também se possam movimentar e atravessar a barreira placentária.

Embora a ideia de poluição do ar que atravessa a placenta já tenha sido apontada em estudos mais pequeno, a investigação inclui evidências do maior número de casos humanos com fuligem no lado fetal da placenta.

Num artigo publicado na revista especializada Clinical Epigenetics, cientistas da mesma equipa apresentaram evidências que sugerem a forma como a poluição do ar pode causar alterações á placenta. Por exemplo, os investigadores sugerem que a poluição do ar pode provocar stress oxidativo, inflamação, alterações no metabolismo energético e alterações epigenéticas na placenta.

São necessários mais estudos antes que se possa chegar a conclusões sobre as implicações para a saúde das partículas de carbono preto que passam para o lado fetal da placenta.  Um conjunto crescente de evidências vinculou a exposição à poluição do ar durante a gravidez a vários efeitos negativos à saúde, incluindo baixo peso ao nascer, parto prematuro, crescimento atrofiado e autismo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …