Startup do Porto “ganha” 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar “gémeos digitais” de pessoas.

Fundada em 2016, no Porto, a MyDidimo conseguiu convencer um grupo de empresas portuguesas – a Portugal Ventures, a Farfetch UK Limited, a Bynd Venture Capital, a Beta-i e a LC Ventures – a investirem cerca de 4,6 milhões de euros na sua tecnologia. Isto depois de a meio deste ano, ter conseguido um financiamento de 1,8 milhões de euros da Comissão Europeia, no âmbito do apoio à Inovação.

“O objectivo principal é começar a vender esta tecnologia para o mercado internacional do entretenimento digital e do retalho“, salienta a CEO e fundadora da MyDidimo, Verónica Orvalho, em declarações ao Dinheiro Vivo.

A empresa vai investir boa parte do dinheiro em recursos humanos, com o intuito de alargar a equipa de trabalho. “Na área onde nós trabalhamos, de alta tecnologia“, temos que “procurar os melhores profissionais, que são muito caros“, explica ainda Verónica Orvalho.

A MyDidimo dedica-se ao desenvolvimento de “gémeos” digitais, nomeadamente para empresas como a Sony que usa a tecnologia da empresa portuguesa em jogos da PlayStation.

Também a Farfetch, empresa online de vestuário de luxo, utiliza o software desenvolvido pela MyDidimo para permitir aos potenciais compradores do seu site verem como é que uma determinada peça de roupa lhes assenta no corpo.

O nome da empresa inspirou-se no termo grego “Didimo” que significa “gémeo”. A tecnologia passa por criar o gémeo digital animado de alguém a partir de uma fotografia. “Cada pessoa pode depois usar esta versão digital de si mesma para se conectar de forma inovadora com o que a rodeia, em áreas como jogos, compras e comunicação de realidade mista”, salienta a empresa.

A tecnologia pode ser aplicada em conferências, como aconteceu no TEDxPorto 2018, para um momento diferente do habitual.

No horizonte da MyDidimo está o sector da Saúde, mercado onde espera poder vir a ter intervenção no final de 2020.

Entretanto, há a possibilidade de a empresa receber mais capital através de um investidor internacional nos próximos meses, como apurou o Dinheiro Vivo.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …