/

Startup francesa cria kit que transforma carros a combustão em híbridos num único dia

Um inovador kit permite que automóveis a combustão circulem em modo elétrico com velocidades até 50 km/h. O kit custará cerca de 8500 euros e deverá estar disponível em meados de 2025.

Uma empresa francesa, a Solution F, apresentou um novo kit de reequipamento, o Twin-E, que pode converter automóveis com motor de combustão em veículos híbridos elétricos em apenas um dia.

Apresentado no Salão Automóvel de Paris, este kit inovador permite que os automóveis circulem até 50 km/h em modo totalmente elétrico, antes de passarem para o modo híbrido para velocidades mais elevadas.

O processo envolve a instalação de um motor elétrico de 48V, a substituição da caixa de velocidades manual do automóvel por uma caixa de velocidades planetária e a adição de uma bateria recarregável.

A Solution F é uma filial da Green Corp Konnection (GCK), uma empresa que se dedica a soluções de energia verde em França, explica a Euronews.

O kit Twin-E, que deverá estar pronto em meados de 2025, custará cerca de 8500 euros, mas subsídios do governo francês poderão reduzir o preço para 4000 euros. Isto torna-o uma alternativa atraente aos novos veículos eléctricos, que continuam a ser caros para muitos, com um preço médio de quase 46 000 euros na Europa.

A Renault e outras empresas francesas, como a Rev Mobilities, também estão a investir em esforços de reequipamento, com planos para converter modelos mais antigos para cumprir os objetivos crescentes da UE em matéria de veículos elétricos.

No entanto, há dúvidas sobre se esta reconversão será rentável para muitos veículos mais antigos, especialmente os que estão a chegar ao fim da sua vida útil.

“Podemos dizer, um pouco ingenuamente, que mudar um motor significa que tudo ficará bem, mas na realidade, se quisermos realmente modernizar um veículo, teríamos que dedicar muito tempo a isso”, explica Cléa Martinent, diretora de desenvolvimento sustentável da Renault. Seria preciso mudar todo o layout do carro, porque “não se pode colocar bateria onde antes havia motor”, frisa.

Embora o kit Twin-E se destine atualmente aos veículos franceses, a Solution F tem planos de expansão para os mercados internacionais, incluindo África, Índia e Ásia.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.