/

IA: chega a Portugal startup que reduz em 75% desperdício alimentar

(dr) WhyWaste

WhyWaste

WhyWaste vai estar em Portugal no novo ano, já depois de ter evitado a perda de mais de 2 mil quilos de alimentos nos supermercados.

A WhyWaste é uma empresa que se foca na redução de desperdício alimentar no retalho.

Ao longo de 2022 esta startup brasileira evitou a perda de mais de 2 mil quilos de alimentos.

Já realiza trabalhos de redução de desperdício alimentar em 19 países, incluindo nas empresas Makro e Dia.

Uma das novidades para 2023 é chegar a Portugal. Vai abrir um escritório em Lisboa – e provavelmente depois expandir-se para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

“Queremos contratar uma estrutura sólida em Portugal”, anuncia o director Ricardo Salazar, no portal Dinheiro Vivo.

Em Portugal, grande parte das redes de retalho alimentar recorre a sistemas digitais estáticos.

“Ou seja, programas que monitorizam a quantidade de produto, mas que não utilizam dados para aprender ou ajustar o seu comportamento e descontos”, explica o responsável.

Os métodos de controlo de validade dos produtos, ultrapassados em muitos casos, originam o desperdício alimentar de toneladas de alimentos, todos os anos.

A WhyWaste baseia-se na Inteligência Artificial (IA) e no Big Data, para reduzir em 75% o desperdício alimentar nos supermercados.

A solução digital dos brasileiros acompanha o prazo dos produtos através da combinação de uma base de dados – são inseridas todas as datas de validade – e de um sistema de IA – que identifica quando um produto está numa data crítica (procura e sazonalidade são critérios).

“O objectivo é avaliar estas variáveis e ajustar o preço, resolvendo dois desafios: convencer o cliente de que aquele é um bom preço, sem destruir a margem ou a imagem da retalhista”, descreve Ricardo Salazar.

E os resultados são quase imediatos: “Com a informação certa, conseguimos compreender quais são os produtos que geram mais prejuízo e, por exemplo, ajustar as quantidades de produção.”

A WhyWaste consegue baixar entre 40% e 60% a perda de produto por validade e reduzir 90% o tempo humano gasto nesta tarefa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.