Spotify processado em mais de 1,3 mil milhões de euros devido a direitos de autor

LeWeb14 / Flickr

Daniel Ek, fundador do Spotify.

A Wixen Music Publishing alega que o Spotify disponibiliza canções que não estão devidamente licenciadas e processou o serviço de streaming musical em mais de 1,3 mil milhões de euros.

A Wixen Music Publishing, responsável pelas licenças de artistas como Neil Young, The Black Keys ou Tom Petty, processou o Spotify no valor de 1,6 mil milhões de dólares devido a infrações de direitos de compositores e editores e alega que o serviço de streaming de música disponibiliza canções que não estão devidamente licenciadas.

Na acusação lê-se que “antes do lançamento nos Estados Unidos, o Spotify tentou licenciar discos num trabalho com as editoras, mas na ânsia de querer ser o primeiro a chegar ao mercado não se esforçou o suficiente para recolher a informação necessária sobre a composição das canções”.

Em muitos casos, alega a empresa, “o Spotify falhou no licenciamento das composições incorporadas dentro de cada gravação, sem cumprir com os requisitos da Secção 115 dos Direitos de Autor”.

De acordo com o The Verge, a empresa sueca afirma que a Wixen não deu aos seus clientes o tempo suficiente para escolherem se queriam ser incluídos na ação judicial. O valor da indemnização pedida pela Wixen Music Publishing é de 1,6 mil milhões de dólares, pouco mais de 1,3 mil milhões de euros.

Mas a luta entre o Spotify e as restantes players da indústria musical não é nova.

Segundo o Observador, em maio, o Spotify tentou chegar a um acordo no valor de 43 milhões de dólares com artistas e editoras, e assinou parcerias com as três maiores empresas do setor – a Warner, a Universal e a Sony. Este ano, espera-se que a empresa sueca seja admitida em bolsa.

No mercado de streaming pago, o Spotify é o serviço líder com mais de 30 milhões de utilizadores premium, que geram cerca de dez milhões de receitas à empresa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Explosão em refinaria levanta questões sobre utilização de produtos químicos letais

Na madrugada de 21 de junho, explosões na refinaria Philadelphia Energy Solutions, no sul da Filadélfia, Estados Unidos (EUA), sacudiram as casas, enviaram bolas de fogo para o ar e acordaram os moradores próximos. Este …

Irão anuncia reunião extraordinária para salvar acordo de Viena

Uma nova reunião extraordinária para tentar salvar o acordo sobre o programa nuclear iraniano vai realizar-se em Viena no domingo, anunciou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão. De acordo com o comunicado do …

PS aprova listas de candidatos a deputados. Braga ainda em aberto

A Comissão Política Nacional do PS aprova nesta terça-feira as listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, num processo em termos globais pacífico internamente. Em Braga, há nomes em aberto. O processo para a …

Morreu Li Peng, o antigo primeiro-ministro chinês que pôs fim aos protestos de Tiananmen

O antigo primeiro-ministro chinês, Li Peng, morreu esta segunda-feira, avançou a agência estatal Xinhua. Aos 91 anos, o político que liderou a "ala dura" do Governo durante os protestos de Tiananmen, em 1989, faleceu de …

Kim Jong-un inspeciona novo submarino em contexto de impasse com EUA

O submarino vai ser lançado no mar do Leste, confirmou a agência de notícias norte-coreana. Não há informações sobre o sistema de armas que o submarino continha ou onde e quando a inspeção ocorreu. O líder …

Parlamento espanhol chumba investidura de Pedro Sánchez como primeiro-ministro

Pedro Sánchez precisava do voto de 176 dos 350 deputados, mas só teve o sim da própria bancada parlamentar. Agora tem até quinta-feira para fechar um acordo com o Podemos. O Congresso dos Deputados espanhol (parlamento) …

China não deu ouvidos aos EUA e recebeu milhões de barris de petróleo do Irão

Apesar de os EUA terem imposto sanções a todos os países que comprem petróleo ao Irão, há uma nação que parece não ter dado ouvidos à Casa Branca. Há petroleiros iranianos a descarregar milhões de barris …

"Não se pode brincar com a saúde". Costa em rota de colisão com Ordem dos Médicos

Está o caldo entornado entre o primeiro-ministro e a Ordem dos Médicos (OM). A organização profissional reage com "estranheza" e muitas críticas às palavras de António Costa que acusou a OM de restringir a concorrência e …

O salário médio de um português compra 645 litros de gasolina. O espanhol compra o dobro

Com um salário médio, é possível comprar 645 litros de gasolina em Portugal, bastante menos do que podem comprar os habitantes dos países vizinhos nas mesmas condições, mostra um relatório desenvolvido pelo Picodi. De acordo com …

Helis de combate a incêndios em terra por falta de inspecção. A culpa é da burocracia

Há helicópteros de combate a incêndios impedidos de voar devido à falta de inspecção. Uma situação polémica que surge numa altura em que os fogos regressaram em força a Portugal e que é culpa da …