Spotify processado em mais de 1,3 mil milhões de euros devido a direitos de autor

LeWeb14 / Flickr

Daniel Ek, fundador do Spotify.

A Wixen Music Publishing alega que o Spotify disponibiliza canções que não estão devidamente licenciadas e processou o serviço de streaming musical em mais de 1,3 mil milhões de euros.

A Wixen Music Publishing, responsável pelas licenças de artistas como Neil Young, The Black Keys ou Tom Petty, processou o Spotify no valor de 1,6 mil milhões de dólares devido a infrações de direitos de compositores e editores e alega que o serviço de streaming de música disponibiliza canções que não estão devidamente licenciadas.

Na acusação lê-se que “antes do lançamento nos Estados Unidos, o Spotify tentou licenciar discos num trabalho com as editoras, mas na ânsia de querer ser o primeiro a chegar ao mercado não se esforçou o suficiente para recolher a informação necessária sobre a composição das canções”.

Em muitos casos, alega a empresa, “o Spotify falhou no licenciamento das composições incorporadas dentro de cada gravação, sem cumprir com os requisitos da Secção 115 dos Direitos de Autor”.

De acordo com o The Verge, a empresa sueca afirma que a Wixen não deu aos seus clientes o tempo suficiente para escolherem se queriam ser incluídos na ação judicial. O valor da indemnização pedida pela Wixen Music Publishing é de 1,6 mil milhões de dólares, pouco mais de 1,3 mil milhões de euros.

Mas a luta entre o Spotify e as restantes players da indústria musical não é nova.

Segundo o Observador, em maio, o Spotify tentou chegar a um acordo no valor de 43 milhões de dólares com artistas e editoras, e assinou parcerias com as três maiores empresas do setor – a Warner, a Universal e a Sony. Este ano, espera-se que a empresa sueca seja admitida em bolsa.

No mercado de streaming pago, o Spotify é o serviço líder com mais de 30 milhões de utilizadores premium, que geram cerca de dez milhões de receitas à empresa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …