Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

Mário Cruz / Lusa

Montero marcou mais um golo aos ucranianos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte.

A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e terminou com 13 pontos, em segundo lugar, atrás do Arsenal, fixando o máximo de pontos que alguma vez registou numa fase de grupos. Para a história um domínio incontestável em todos os aspectos do jogo, apesar das muitas alterações no “onze” inicial, com destaque para Fredy Montero.

O Jogo explicado em Números

  • Boa entrada do Sporting, com 58% de posse de bola no primeiro quarto-de-hora, três remates, dois enquadrados e uma ocasião flagrante desperdiçada pelo jovem Miguel Luís. Contudo, aos 17 minutos, o golo apareceu mesmo. Cruzamento de Acuña da esquerda, Carlos Mané amorteceu (involuntariamente) e Fredy Montero, de cabeça, não desperdiçou.
  • O jogo não ganhou muito com o golo. O Sporting continuou a dominar e a atacar mais, mas a intensidade diminuiu com a vantagem leonina. Por volta da meia-hora, os homens da casa haviam enquadrado quatro dos seus seis remates e registavam 88% de eficácia de passe. Os ucranianos só somavam um remate, sem a melhor direcção.
  • Mas aos 35 minutos, Miguel Luís, que havia desperdiçado uma excelente oportunidade no início do jogo, ampliou a vantagem. Boa jogada do Sporting, com Bruno Fernandes a centrar rasteiro para o médio, que só teve de empurrar. Um golo ao sétimo remate leonino, quinto enquadrado.
  • Muita facilidade leonina para chegar à área contrária. Dos oito remates à chegada ao minuto 40, a formação sportinguista fez sete dentro da área contrária, enquanto o Vorskla registava somente duas acções com bola na área leonina. E ainda antes do descanso surgiu o 3-0. Mais uma vez Bruno Fernandes a fugir entre o central e o lateral, a cruzar para Montero, mas Ardin Dallku antecipou-se e desviou para a própria baliza.
  • Boa primeira parte de um Sporting com muitas alterações em relação à equipa habitualmente titular.
  • Aos 60% de posse de bola, os “leões” juntaram muita mobilidade nos momentos ofensivos, em especial no último terço, aliada a uma boa pressão sob o portador da bola dos ucranianos.
  • A formação de Alvalade rematou muito e bem, com cinco disparos enquadrados em oito, apresentou competência no passe e não deixou o Vorskla atacar.
  • O melhor em campo ao descanso era Fredy Montero, autor de um golo em dois remates, ambos enquadrados, uma ocasião flagrante em dois passes para finalização e dois dribles completos – registava um excelente GoalPoint Rating de 8.1.
  • Início de segunda parte confuso, com o Sporting a perder um pouco de intensidade e… Fredy Montero por lesão. Por volta da hora de jogo os “leões” haviam aumentado o domínio para 67% de posse de bola, rematado três vezes, mas sem criar perigo.
  • Mas aos poucos o perigo voltou a rondar a baliza ucraniana, com o recém-entrado Pedro Marques a tentar mostrar serviço. Mas dos jogadores em campo por volta dos 70 minutos, o destaque ia todo para Miguel Luís, com um rating de 7.0, fruto de um golo, dois remates (enquadrados), 92% de eficácia de passe e nove recuperações de posse, contra apenas oito perdas.
  • Jogo completamente controlado pelos “leões”, sem darem veleidades ao Vorskla e a recuarem um pouco no terreno, com a ideia clara de realizar passes de ruptura para isolar algum dos jogadores que surgissem em velocidade de trás. O Sporting conseguiu alguns lances destes, mas a eficácia ofensiva já não era a mesma.

O Homem do Jogo

“El Avioncito” foi titular e agarrou a oportunidade com ambas as mãos, apesar de ter jogado apenas 58 minutos. Montero saiu lesionado, mas já tinha feito o suficiente para ser a figura da partida, com um desempenho de grande qualidade. O GoalPoint Rating de 8.3 reflectia, entre muitos outros detalhes, um golo em dois remates (ambos enquadrados), uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização, 19 passes completos em 21 e as duas tentativas de drible eficazes.

Jogadores em foco

  • Marcos Acuña 7.3 – A actuar a defesa-esquerdo, o argentino começou por construir o lance que acabou no 1-0 e terminou com um desempenho de grande qualidade. Para além de uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização, o esquerdino teve sucesso em dois de três cruzamentos, recuperou 16 vezes a posse de bola, fez cinco desarmes e concluiu duas de cinco tentativas de drible.
  • Miguel Luís 6.9 – O jovem médio voltou a brilhar quando chamado à equipa. Apesar de ter desperdiçado uma ocasião flagrante logo a abrir, Miguel Luís acabaria por se redimir com o 2-0, terminando com 93% de eficácia de passe, 95 acções com bola e dez recuperações de posse.
  • Bruno Fernandes 6.6 – Mais um belo jogo do internacional luso, que se mostra solto de amarras tácticas, mas mantém uma disciplina colectiva que lhe permite ajudar no colectivo e desequilibrar na frente. Para além de uma assistência em três passes para finalização, Bruno Fernandes completou três de quatro tentativas de drible.
  • Oleksandr Tkachenko 6.5 – Apesar da derrota clara, o melhor dos ucranianos foi o seu guarda-redes. Tkachenko teve muito trabalho, em especial na primeira parte, mas foi mais eficaz na segunda, mantendo a sua baliza inviolada. No total registou sete defensas, cinco a remates dentro da sua grande área.
  • Carlos Mané 6.3 – O extremo aproveitou bem a oportunidade de somar minutos na equipa leonina, com uma exibição marcada por três remates, um passe para finalização, cinco acções defensivas e oito recuperações de posse. E ainda esteve envolvido no 1-0.
PARTILHAR

RESPONDER

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …