Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

Mário Cruz / Lusa

Montero marcou mais um golo aos ucranianos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte.

A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e terminou com 13 pontos, em segundo lugar, atrás do Arsenal, fixando o máximo de pontos que alguma vez registou numa fase de grupos. Para a história um domínio incontestável em todos os aspectos do jogo, apesar das muitas alterações no “onze” inicial, com destaque para Fredy Montero.

O Jogo explicado em Números

  • Boa entrada do Sporting, com 58% de posse de bola no primeiro quarto-de-hora, três remates, dois enquadrados e uma ocasião flagrante desperdiçada pelo jovem Miguel Luís. Contudo, aos 17 minutos, o golo apareceu mesmo. Cruzamento de Acuña da esquerda, Carlos Mané amorteceu (involuntariamente) e Fredy Montero, de cabeça, não desperdiçou.
  • O jogo não ganhou muito com o golo. O Sporting continuou a dominar e a atacar mais, mas a intensidade diminuiu com a vantagem leonina. Por volta da meia-hora, os homens da casa haviam enquadrado quatro dos seus seis remates e registavam 88% de eficácia de passe. Os ucranianos só somavam um remate, sem a melhor direcção.
  • Mas aos 35 minutos, Miguel Luís, que havia desperdiçado uma excelente oportunidade no início do jogo, ampliou a vantagem. Boa jogada do Sporting, com Bruno Fernandes a centrar rasteiro para o médio, que só teve de empurrar. Um golo ao sétimo remate leonino, quinto enquadrado.
  • Muita facilidade leonina para chegar à área contrária. Dos oito remates à chegada ao minuto 40, a formação sportinguista fez sete dentro da área contrária, enquanto o Vorskla registava somente duas acções com bola na área leonina. E ainda antes do descanso surgiu o 3-0. Mais uma vez Bruno Fernandes a fugir entre o central e o lateral, a cruzar para Montero, mas Ardin Dallku antecipou-se e desviou para a própria baliza.
  • Boa primeira parte de um Sporting com muitas alterações em relação à equipa habitualmente titular.
  • Aos 60% de posse de bola, os “leões” juntaram muita mobilidade nos momentos ofensivos, em especial no último terço, aliada a uma boa pressão sob o portador da bola dos ucranianos.
  • A formação de Alvalade rematou muito e bem, com cinco disparos enquadrados em oito, apresentou competência no passe e não deixou o Vorskla atacar.
  • O melhor em campo ao descanso era Fredy Montero, autor de um golo em dois remates, ambos enquadrados, uma ocasião flagrante em dois passes para finalização e dois dribles completos – registava um excelente GoalPoint Rating de 8.1.
  • Início de segunda parte confuso, com o Sporting a perder um pouco de intensidade e… Fredy Montero por lesão. Por volta da hora de jogo os “leões” haviam aumentado o domínio para 67% de posse de bola, rematado três vezes, mas sem criar perigo.
  • Mas aos poucos o perigo voltou a rondar a baliza ucraniana, com o recém-entrado Pedro Marques a tentar mostrar serviço. Mas dos jogadores em campo por volta dos 70 minutos, o destaque ia todo para Miguel Luís, com um rating de 7.0, fruto de um golo, dois remates (enquadrados), 92% de eficácia de passe e nove recuperações de posse, contra apenas oito perdas.
  • Jogo completamente controlado pelos “leões”, sem darem veleidades ao Vorskla e a recuarem um pouco no terreno, com a ideia clara de realizar passes de ruptura para isolar algum dos jogadores que surgissem em velocidade de trás. O Sporting conseguiu alguns lances destes, mas a eficácia ofensiva já não era a mesma.

O Homem do Jogo

“El Avioncito” foi titular e agarrou a oportunidade com ambas as mãos, apesar de ter jogado apenas 58 minutos. Montero saiu lesionado, mas já tinha feito o suficiente para ser a figura da partida, com um desempenho de grande qualidade. O GoalPoint Rating de 8.3 reflectia, entre muitos outros detalhes, um golo em dois remates (ambos enquadrados), uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização, 19 passes completos em 21 e as duas tentativas de drible eficazes.

Jogadores em foco

  • Marcos Acuña 7.3 – A actuar a defesa-esquerdo, o argentino começou por construir o lance que acabou no 1-0 e terminou com um desempenho de grande qualidade. Para além de uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização, o esquerdino teve sucesso em dois de três cruzamentos, recuperou 16 vezes a posse de bola, fez cinco desarmes e concluiu duas de cinco tentativas de drible.
  • Miguel Luís 6.9 – O jovem médio voltou a brilhar quando chamado à equipa. Apesar de ter desperdiçado uma ocasião flagrante logo a abrir, Miguel Luís acabaria por se redimir com o 2-0, terminando com 93% de eficácia de passe, 95 acções com bola e dez recuperações de posse.
  • Bruno Fernandes 6.6 – Mais um belo jogo do internacional luso, que se mostra solto de amarras tácticas, mas mantém uma disciplina colectiva que lhe permite ajudar no colectivo e desequilibrar na frente. Para além de uma assistência em três passes para finalização, Bruno Fernandes completou três de quatro tentativas de drible.
  • Oleksandr Tkachenko 6.5 – Apesar da derrota clara, o melhor dos ucranianos foi o seu guarda-redes. Tkachenko teve muito trabalho, em especial na primeira parte, mas foi mais eficaz na segunda, mantendo a sua baliza inviolada. No total registou sete defensas, cinco a remates dentro da sua grande área.
  • Carlos Mané 6.3 – O extremo aproveitou bem a oportunidade de somar minutos na equipa leonina, com uma exibição marcada por três remates, um passe para finalização, cinco acções defensivas e oito recuperações de posse. E ainda esteve envolvido no 1-0.
PARTILHAR

RESPONDER

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …