Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

Mário Cruz / Lusa

Montero marcou mais um golo aos ucranianos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte.

A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e terminou com 13 pontos, em segundo lugar, atrás do Arsenal, fixando o máximo de pontos que alguma vez registou numa fase de grupos. Para a história um domínio incontestável em todos os aspectos do jogo, apesar das muitas alterações no “onze” inicial, com destaque para Fredy Montero.

O Jogo explicado em Números

  • Boa entrada do Sporting, com 58% de posse de bola no primeiro quarto-de-hora, três remates, dois enquadrados e uma ocasião flagrante desperdiçada pelo jovem Miguel Luís. Contudo, aos 17 minutos, o golo apareceu mesmo. Cruzamento de Acuña da esquerda, Carlos Mané amorteceu (involuntariamente) e Fredy Montero, de cabeça, não desperdiçou.
  • O jogo não ganhou muito com o golo. O Sporting continuou a dominar e a atacar mais, mas a intensidade diminuiu com a vantagem leonina. Por volta da meia-hora, os homens da casa haviam enquadrado quatro dos seus seis remates e registavam 88% de eficácia de passe. Os ucranianos só somavam um remate, sem a melhor direcção.
  • Mas aos 35 minutos, Miguel Luís, que havia desperdiçado uma excelente oportunidade no início do jogo, ampliou a vantagem. Boa jogada do Sporting, com Bruno Fernandes a centrar rasteiro para o médio, que só teve de empurrar. Um golo ao sétimo remate leonino, quinto enquadrado.
  • Muita facilidade leonina para chegar à área contrária. Dos oito remates à chegada ao minuto 40, a formação sportinguista fez sete dentro da área contrária, enquanto o Vorskla registava somente duas acções com bola na área leonina. E ainda antes do descanso surgiu o 3-0. Mais uma vez Bruno Fernandes a fugir entre o central e o lateral, a cruzar para Montero, mas Ardin Dallku antecipou-se e desviou para a própria baliza.
  • Boa primeira parte de um Sporting com muitas alterações em relação à equipa habitualmente titular.
  • Aos 60% de posse de bola, os “leões” juntaram muita mobilidade nos momentos ofensivos, em especial no último terço, aliada a uma boa pressão sob o portador da bola dos ucranianos.
  • A formação de Alvalade rematou muito e bem, com cinco disparos enquadrados em oito, apresentou competência no passe e não deixou o Vorskla atacar.
  • O melhor em campo ao descanso era Fredy Montero, autor de um golo em dois remates, ambos enquadrados, uma ocasião flagrante em dois passes para finalização e dois dribles completos – registava um excelente GoalPoint Rating de 8.1.
  • Início de segunda parte confuso, com o Sporting a perder um pouco de intensidade e… Fredy Montero por lesão. Por volta da hora de jogo os “leões” haviam aumentado o domínio para 67% de posse de bola, rematado três vezes, mas sem criar perigo.
  • Mas aos poucos o perigo voltou a rondar a baliza ucraniana, com o recém-entrado Pedro Marques a tentar mostrar serviço. Mas dos jogadores em campo por volta dos 70 minutos, o destaque ia todo para Miguel Luís, com um rating de 7.0, fruto de um golo, dois remates (enquadrados), 92% de eficácia de passe e nove recuperações de posse, contra apenas oito perdas.
  • Jogo completamente controlado pelos “leões”, sem darem veleidades ao Vorskla e a recuarem um pouco no terreno, com a ideia clara de realizar passes de ruptura para isolar algum dos jogadores que surgissem em velocidade de trás. O Sporting conseguiu alguns lances destes, mas a eficácia ofensiva já não era a mesma.

O Homem do Jogo

“El Avioncito” foi titular e agarrou a oportunidade com ambas as mãos, apesar de ter jogado apenas 58 minutos. Montero saiu lesionado, mas já tinha feito o suficiente para ser a figura da partida, com um desempenho de grande qualidade. O GoalPoint Rating de 8.3 reflectia, entre muitos outros detalhes, um golo em dois remates (ambos enquadrados), uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização, 19 passes completos em 21 e as duas tentativas de drible eficazes.

Jogadores em foco

  • Marcos Acuña 7.3 – A actuar a defesa-esquerdo, o argentino começou por construir o lance que acabou no 1-0 e terminou com um desempenho de grande qualidade. Para além de uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização, o esquerdino teve sucesso em dois de três cruzamentos, recuperou 16 vezes a posse de bola, fez cinco desarmes e concluiu duas de cinco tentativas de drible.
  • Miguel Luís 6.9 – O jovem médio voltou a brilhar quando chamado à equipa. Apesar de ter desperdiçado uma ocasião flagrante logo a abrir, Miguel Luís acabaria por se redimir com o 2-0, terminando com 93% de eficácia de passe, 95 acções com bola e dez recuperações de posse.
  • Bruno Fernandes 6.6 – Mais um belo jogo do internacional luso, que se mostra solto de amarras tácticas, mas mantém uma disciplina colectiva que lhe permite ajudar no colectivo e desequilibrar na frente. Para além de uma assistência em três passes para finalização, Bruno Fernandes completou três de quatro tentativas de drible.
  • Oleksandr Tkachenko 6.5 – Apesar da derrota clara, o melhor dos ucranianos foi o seu guarda-redes. Tkachenko teve muito trabalho, em especial na primeira parte, mas foi mais eficaz na segunda, mantendo a sua baliza inviolada. No total registou sete defensas, cinco a remates dentro da sua grande área.
  • Carlos Mané 6.3 – O extremo aproveitou bem a oportunidade de somar minutos na equipa leonina, com uma exibição marcada por três remates, um passe para finalização, cinco acções defensivas e oito recuperações de posse. E ainda esteve envolvido no 1-0.
PARTILHAR

RESPONDER

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …