Sporting vs Sp. Braga | Final de loucos em Alvalade

O Sporting salvou-se, no último instante, de uma derrota caseira ante o Sp. Braga, naquele que seria o primeiro desaire leonino na presente Liga NOS.

Os leões dominaram a maior parte do tempo, chegaram à vantagem no encontro pelo inevitável Bas Dost, mas permitiram uma reacção enérgica dos minhotos, que deram a volta ao marcador encostando o “leão” às cordas.

Foi preciso uma grande penalidade no último minuto, convertida por Bruno Fernandes, para a equipa de Alvalade somar um ponto, com um resultado de 2-2. O Sporting tem agora mais um ponto que o Benfica e está a quatro do Porto.

O Jogo explicado em Números

  • Início de jogo bem movimentado em Alvalade, com duas boas oportunidades para cada lado. No primeiro, logo aos quatro minutos, Paulinho isolou-se mas falhou clamorosamente o remate. Braga personalizado nos primeiros dez minutos, com apenas 39% de posse, mas dois remates (desenquadrados) e muito perigo nos ataques.
  • A tendência inicial manteve-se nos primeiros 20 minutos. Mais Sporting em termos de domínio territorial, Braga mais objectivo, com três remates, em enquadrado. Porém, todos os disparos minhotos aconteceram de fora da área.
  • Grande defesa de Matheus aos 29 minutos, a cabeceamento de Sebastián Coates, no primeiro pontapé de canto do Sporting. Nesta fase o Braga registava quatro. Por volta da meia-hora, os “leões” já somavam mais remates que o Braga (6-5) e mais enquadrados (2-1), para além dos 64% de posse.
  • Bom jogo de Ricardo Esgaio. Por volta dos 40 minutos, o antigo jogador do Sporting registava um remate (desenquadrado), cinco duelos ganhos em nove e 11 acções defensivas – cinco desarmes, três intercepções e três alívios -, com um rating de 6.3.
  • Nulo ao intervalo que se justifica pela boa capacidade do Braga em anular as diversas etapas de construção leoninas e pela pouca eficácia das duas equipas na hora do remate – apenas quatro disparos enquadrados em 14 no somatório.
  • Ainda assim o Sporting foi mais “mandão”, com 67% de posse de bola, e mais remates (oito, três enquadrados). Valeu ao Braga, neste detalhe, as três defesas de Matheus. Mas o melhor em campo nesta altura era Bruno Fernandes.
  • O médio leonino registava, ao descanso, três remates, dois enquadrados, uma ocasião flagrante criada  em dois passes para ocasião, mas também seis recuperações – GoalPoint Rating de 6.8.
  • Sporting entrou melhor no segundo tempo, com muita pressão nos primeiros 15 minutos. Por volta da hora de jogo, os “leões” registavam 62% de posse na etapa complementar e os dois únicos remates, embora enquadrados. E conquistaram tantos cantos (dois) quanto em todo o primeiro tempo.
  • Bruno César arrancou, aos 63 minutos, um excelente cruzamento da esquerda, mas Bas Dost surgiu ao segundo poste e falhou a emenda por pouco, quando tinha tudo para abrir o activo. Era o sinal do que viria a seguir.
  • Aos 66 minutos foi a vez do outro Bruno, Fernandes, cruzar da direita, e desta feita o holandês não falhou na grande área, com um remate de primeira. Estava feito o primeiro golo do jogo. Um tento que surgiu ao 13º disparo dos homens de Alvalade, quinto enquadrado, oitavo de dentro da área.
  • O Braga viu-se na obrigação de reagir, e pegou um pouco mais no jogo, registando 41% de posse na segunda parte, decorridos os 75 minutos de jogo. Foi também neste momento que registou o primeiro disparo do segundo tempo, embora sem enquadramento.
  • E essa reacção, que se reflectia em 47% de posse de bola por volta dos 84 minutos (na segunda parte), acabou por dar frutos. O árbitro assinalou falta de Coates sobre Danilo na grande área leonina e Dyego Sousa (85′), da marca de penálti, não desperdiçou e empatou a partida. Foi o 12º remate dos “arsenalistas” na partida, apenas o segundo enquadrado.
  • O Sporting sentiu o toque, o Braga não tirou o pé do acelerador e, aos 89 minutos, Danilo arrancou um excelente pontapé de fora da área e fez o 2-1 para os minhotos. Balde de água fria em Alvalade.
  • Mas a história não tinha terminado e, no último suspiro, Ricardo Horta meteu mão à bola na área e Bruno Fernandes empatou da marca de grande penalidade.

O Homem do Jogo

Bruno Fernandes foi, ao longo de quase todo o jogo, o mais esclarecido dos “leões” e o melhor em campo. E essa distinção acabou por confirmá-la no derradeiro minuto, ao não vacilar na grande penalidade que garantiu um ponto para o Sporting. O médio terminou com um GoalPoint Rating de 8.0, pelo golo, pelos quatro remates, três deles enquadrados, mas também pela assistência para o golo de Dost, pelos quatro passes para finalização, as 12 bolas que colocou na grande área minhota e as 11 recuperações.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/927298371546767360

Jogadores em foco

  • Ricardo Esgaio 7.1 – Que jogo de Esgaio! O lateral-direito esteve intransponível ao longo da partida ante a sua antiga equipa, terminando com 19 acções defensivas: oito desarmes, três intercepções e oito alívios. E ainda ganhou dez de 16 duelos.
  • Danilo Barbosa 6.9 – O “trinco” do Braga esteve em todas e marcou um golo estupendo que quase deu os três pontos aos visitantes. Além disso, fez um passe para finalização, ganhou 12 de 16 duelos (três de quatro aéreos) e fez dois desarmes.
  • Jonathan Silva 6.3 – O argentino foi o segundo melhor do Sporting. Esteve bem a defender, com três desarmes, outras tantas intercepções e quatro alívios, e na frente criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização.
  • Bas Dost 5.5 – O holandês voltou a marcar, é certo, mas este não foi um dos melhores jogos que conseguiu pelo Sporting. Isto porque, no final, os registos assinalam duas oportunidades flagrantes desperdiçadas. Ainda assim ganhou quatro de cinco duelos aéreos.
  • Paulinho 3.6 – O pior jogador da noite. O avançado começou o encontro a desperdiçar uma ocasião flagrante, quando se encontrava isolado, e para além de dois passes para finalização, pouco mais fez – registou ainda quatro maus controlos de bola e três faltas. Há dias assim.

Resumo

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …