Sporting vs Setúbal | Penalty salva “leão” perdulário

O Sporting somou a segunda vitória em dois jogos na Liga NOS, mas não foi um triunfo fácil ante o V. Setúbal.

O 1-0 final foi conseguido apenas aos 86 minutos, através de um penalty convertido por Bas Dost, o corolário de um domínio intenso mas pouco objectivo durante a maior parte do tempo, reflectido em 72% de posse de bola. Quanto ao V. Setúbal, muito certo a defender, inoperante a atacar.

O Jogo explicado em Números

  • Tremendo arranque de jogo por parte do Sporting, com uma pressão muito subida, intensidade em todos os momentos de jogo, que deixou o V. Setúbal algo “atarantado” com tamanha avalanche ofensiva leonina. Aos dez minutos os da casa somavam 77% de posse de bola, dois remates (desenquadrados), ambos de dentro da área, e dois pontapés-de-canto.
  • Por volta dos 15 minutos, 41% do jogo disputara-se na zona central do terreno e 44% (!) no último terço ofensivo do Sporting. Os sadinos não conseguiam sair das imediações da sua grande área.
  • O Vitória conseguiu, aos poucos, reduzir o ritmo da partida. Os “leões” continuaram a ter muita posse (78%), mas os seus cinco remates foram todos desenquadrados. Aliás por esta altura da partida não se havia ainda registado qualquer remate enquadrado.
  • Por esta altura eram jogadores do V. Setúbal, André Pedrosa, Nuno Pinto e Frederico Venâncio, quem se destacavam, pelo acerto defensivo – duas intercepções para cada um, Pinto com três desarmes, Venâncio com quatro alívios. Adrien Silva, com 96% de passes certos, era o mais regular dos de Alvalade.
  • A cinco minutos do descanso o domínio leonino já não era tão intenso, com uma redução para 73% de posse, e a pontaria de ambas as formações continuava defeituosa – 6-2 em remates, todos desenquadrados.
  • Ao intervalo, muito Sporting, que acabou a primeira parte com 72% de posse e chegou a ter 78% no seu melhor período, nos primeiros 25 minutos. Nesta fase o domínio dos da casa era avassalador, mas a verdade é que o descanso chegou e os comandados de Jorge Jesus tinha somente seis remates, todos sem enquadramento com a baliza.
  • Por esta altura, o sadino Nuno Pinto era o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 6.1. O lateral-esquerdo consegui aguentar a intensidade de jogo de Gelson Martins e registava nesta fase cinco duelos ganhos em seis, cinco recuperações de bola, três desarmes, outras tantas intercepções e quatro alívios.
  • Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Adrien Silva rematou forte, a bola desviou num adversário e acertou em cheio na barra. Novo bom arranque leonino e novamente o V. Setúbal sem saber o que fazer. Até que, aos 51 minutos, surgiu o primeiro remate enquadrado, da autoria de Podence; e a seguir, Bas Dost fez o seu primeiro remate nesta Liga NOS, 143 minutos depois.
  • Primeiros 15 minutos da segunda parte muito melhores do Sporting, com 70% de posse, mas cinco remates e dois enquadrados, para além de dois cantos e 87% de passes certos. V. Setúbal inofensivo e apenas mais forte nos duelos, com superioridade em 61% deles.
  • Tal como no primeiro tempo, o V. Setúbal voltou a acalmar o jogo, numa fase em que a partida começava a partir-se e as organizações defensivas a perderem consistência. Mas só o Sporting criava perigo e, aos 75 minutos, somava um total de 15 remates, somente três enquadrados.
  • Piccini era, aos 80 minutos, o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 6.7, graças a três passes para finalização, três cruzamentos eficazes em cinco, cinco duelos ganhos em dez. E aos 86 o Sporting chegou ao golo. Árbitro assinalou falta sobre Bas Dost na grande área e o holandês estreou-se a marcar na Liga, de grande penalidade. Estava consumada a superioridade leonina.

O Homem do Jogo

O Sporting atacou muito, por isso é algo surpreendente ser um defesa-lateral a terminar o jogo como melhor em campo. Mas olhando para os números, essa surpresa desvanece-se. Piccini fez um jogo competente. O lateral-direito terminou com um GoalPoint Rating de 6.7, graças a diversos momentos de qualidade, em especial os ofensivos.

Três passes para finalização, três cruzamentos eficazes em seis tentativas, 91% de passes certos, 77 toques na bola – só atrás dos 92 de Jonathan Silva -, dois desarmes e dez bolas colocadas na área adversária, o máximo a par de Podence e Arnold.

Jogadores em foco

  • Bas Dost 6.6 – Estava a ter um jogo difícil. Fez o primeiro remate nesta Liga 143 minutos depois, mas foi sobre ele o lance que deu em penalty e que o próprio converteu. Terminou com três remates, dois deles enquadrados, e três passes para finalização.
  • Jonathan Silva 6.2 – O argentino ocupou o lugar do indisponível Coentrão e esteve em bom nível. Fez dois cruzamentos eficazes em cinco tentativas, foi o jogador que mais tocou na bola – 92 vezes – e ainda fez quatro desarmes.
  • Frederico Venâncio 6.1 – O defesa sadino foi o rei dos alívios, ao registar um total de dez. Fez ainda três intercepções, ganhou quatro de seis duelos e ainda rematou uma vez.
  • Adrien Silva 6.1 – Foi um dos mais esclarecidos dos “leões”, em especial na primeira parte. Rematou duas vezes e acertou uma na barra, e ganhou oito de 13 duelos, para além de terminar com 87% de passes certos.
  • Marcos Acuña 6.0 – Estava a fazer um jogo positivo quando foi substituído, aos 65 minutos. Muito aguerrido, fez três remates, todos desenquadrados, dois passes para finalização, sendo ambas ocasiões flagrantes, fez nove cruzamentos, dois eficazes, e recuperou oito vezes a bola.

Resumo

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Jogo do Sporting: Penalty salva leôes no último minuto. Jogo do Benfica: Penalty vem repor a justiça no resultado dando ao Benfica vitória incontestada”!!!!!!!!

  2. golo de bruno paixao dá a vitoria as lagratixas… pelos vistos o outro e que tinha razao quando disse que a melhor aquisiçao do sporting tinha sido o video arbitro..kkkkkk….
    quem pega ao colo numa lagartixa ou é masoquista ou é……….

RESPONDER

Governo promove 5.000 militares antes das eleições

Quase 5.000 militares dos três ramos das Forças Armadas, Exército, Marinha e Força Aérea vão ser promovidos este ano. De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério da Defesa enviou a lista dos 4.945 nomes …

Mourinho confessa que mereceu ser despedido do Manchester United

Depois de ter sido despedido do Manchester United, em dezembro, Mourinho continua sem clube. Contudo, admite que mereceu ser despedido após uma série de maus resultados. Atualmente comentador desportivo na Sky Sports, José Mourinho foi questionado …

PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva. A duas …

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …

Há "incompatibilidade claríssima" no family gate, mas lei é "absurda"

Em Paris, Rui Rio deu a entender que concorda com o parecer do MP sobre as incompatibilidades familiares no Governo: A lei foi violada? Foi. É absurda? É. O presidente do PSD, Rui Rio, diz que …

Der Spiegel analisa mandato de Costa e compara estabilidade portuguesa à "aldeia de Astérix"

A revista alemã Der Spiegel" dedica um artigo à avaliação do mandato do executivo do "simpático Senhor Costa" e à "receita" da governação do "socialista confiável", como lhe chama no título, comparando a estabilidade portuguesa …

OMS acusa Tanzânia de não dar informações sobre suspeitas de casos de ébola no país

A Organização Mundial de Saúde diz que sabe da existência de casos suspeitos de ébola na Tanzânia e acusa as autoridades de recusarem informar sobre o assunto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acusa a Tanzânia …

Esqueleto do século XIII revela primeiros sinais de tortura em Itália

A História está cheia de mortes horrendas mas, de todas as formas cruéis de perder a vida, poucas são tão terroríficas como aquela documentada num esqueleto do século XIII recentemente descoberto em Itália. Segundo o IFLScience, …