Sporting vs Setúbal | Penalty salva “leão” perdulário

O Sporting somou a segunda vitória em dois jogos na Liga NOS, mas não foi um triunfo fácil ante o V. Setúbal.

O 1-0 final foi conseguido apenas aos 86 minutos, através de um penalty convertido por Bas Dost, o corolário de um domínio intenso mas pouco objectivo durante a maior parte do tempo, reflectido em 72% de posse de bola. Quanto ao V. Setúbal, muito certo a defender, inoperante a atacar.

O Jogo explicado em Números

  • Tremendo arranque de jogo por parte do Sporting, com uma pressão muito subida, intensidade em todos os momentos de jogo, que deixou o V. Setúbal algo “atarantado” com tamanha avalanche ofensiva leonina. Aos dez minutos os da casa somavam 77% de posse de bola, dois remates (desenquadrados), ambos de dentro da área, e dois pontapés-de-canto.
  • Por volta dos 15 minutos, 41% do jogo disputara-se na zona central do terreno e 44% (!) no último terço ofensivo do Sporting. Os sadinos não conseguiam sair das imediações da sua grande área.
  • O Vitória conseguiu, aos poucos, reduzir o ritmo da partida. Os “leões” continuaram a ter muita posse (78%), mas os seus cinco remates foram todos desenquadrados. Aliás por esta altura da partida não se havia ainda registado qualquer remate enquadrado.
  • Por esta altura eram jogadores do V. Setúbal, André Pedrosa, Nuno Pinto e Frederico Venâncio, quem se destacavam, pelo acerto defensivo – duas intercepções para cada um, Pinto com três desarmes, Venâncio com quatro alívios. Adrien Silva, com 96% de passes certos, era o mais regular dos de Alvalade.
  • A cinco minutos do descanso o domínio leonino já não era tão intenso, com uma redução para 73% de posse, e a pontaria de ambas as formações continuava defeituosa – 6-2 em remates, todos desenquadrados.
  • Ao intervalo, muito Sporting, que acabou a primeira parte com 72% de posse e chegou a ter 78% no seu melhor período, nos primeiros 25 minutos. Nesta fase o domínio dos da casa era avassalador, mas a verdade é que o descanso chegou e os comandados de Jorge Jesus tinha somente seis remates, todos sem enquadramento com a baliza.
  • Por esta altura, o sadino Nuno Pinto era o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 6.1. O lateral-esquerdo consegui aguentar a intensidade de jogo de Gelson Martins e registava nesta fase cinco duelos ganhos em seis, cinco recuperações de bola, três desarmes, outras tantas intercepções e quatro alívios.
  • Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Adrien Silva rematou forte, a bola desviou num adversário e acertou em cheio na barra. Novo bom arranque leonino e novamente o V. Setúbal sem saber o que fazer. Até que, aos 51 minutos, surgiu o primeiro remate enquadrado, da autoria de Podence; e a seguir, Bas Dost fez o seu primeiro remate nesta Liga NOS, 143 minutos depois.
  • Primeiros 15 minutos da segunda parte muito melhores do Sporting, com 70% de posse, mas cinco remates e dois enquadrados, para além de dois cantos e 87% de passes certos. V. Setúbal inofensivo e apenas mais forte nos duelos, com superioridade em 61% deles.
  • Tal como no primeiro tempo, o V. Setúbal voltou a acalmar o jogo, numa fase em que a partida começava a partir-se e as organizações defensivas a perderem consistência. Mas só o Sporting criava perigo e, aos 75 minutos, somava um total de 15 remates, somente três enquadrados.
  • Piccini era, aos 80 minutos, o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 6.7, graças a três passes para finalização, três cruzamentos eficazes em cinco, cinco duelos ganhos em dez. E aos 86 o Sporting chegou ao golo. Árbitro assinalou falta sobre Bas Dost na grande área e o holandês estreou-se a marcar na Liga, de grande penalidade. Estava consumada a superioridade leonina.

O Homem do Jogo

O Sporting atacou muito, por isso é algo surpreendente ser um defesa-lateral a terminar o jogo como melhor em campo. Mas olhando para os números, essa surpresa desvanece-se. Piccini fez um jogo competente. O lateral-direito terminou com um GoalPoint Rating de 6.7, graças a diversos momentos de qualidade, em especial os ofensivos.

Três passes para finalização, três cruzamentos eficazes em seis tentativas, 91% de passes certos, 77 toques na bola – só atrás dos 92 de Jonathan Silva -, dois desarmes e dez bolas colocadas na área adversária, o máximo a par de Podence e Arnold.

Jogadores em foco

  • Bas Dost 6.6 – Estava a ter um jogo difícil. Fez o primeiro remate nesta Liga 143 minutos depois, mas foi sobre ele o lance que deu em penalty e que o próprio converteu. Terminou com três remates, dois deles enquadrados, e três passes para finalização.
  • Jonathan Silva 6.2 – O argentino ocupou o lugar do indisponível Coentrão e esteve em bom nível. Fez dois cruzamentos eficazes em cinco tentativas, foi o jogador que mais tocou na bola – 92 vezes – e ainda fez quatro desarmes.
  • Frederico Venâncio 6.1 – O defesa sadino foi o rei dos alívios, ao registar um total de dez. Fez ainda três intercepções, ganhou quatro de seis duelos e ainda rematou uma vez.
  • Adrien Silva 6.1 – Foi um dos mais esclarecidos dos “leões”, em especial na primeira parte. Rematou duas vezes e acertou uma na barra, e ganhou oito de 13 duelos, para além de terminar com 87% de passes certos.
  • Marcos Acuña 6.0 – Estava a fazer um jogo positivo quando foi substituído, aos 65 minutos. Muito aguerrido, fez três remates, todos desenquadrados, dois passes para finalização, sendo ambas ocasiões flagrantes, fez nove cruzamentos, dois eficazes, e recuperou oito vezes a bola.

Resumo

2 COMENTÁRIOS

  1. Jogo do Sporting: Penalty salva leôes no último minuto. Jogo do Benfica: Penalty vem repor a justiça no resultado dando ao Benfica vitória incontestada”!!!!!!!!

  2. golo de bruno paixao dá a vitoria as lagratixas… pelos vistos o outro e que tinha razao quando disse que a melhor aquisiçao do sporting tinha sido o video arbitro..kkkkkk….
    quem pega ao colo numa lagartixa ou é masoquista ou é……….

RESPONDER

Escritor chinês detido por cometer os homicídios que inspiraram as suas obras

Um escritor chinês premiado foi detido esta sexta-feira por envolvimento num quádruplo homicídio que aconteceu em 1995, na China. O homem usou os crimes como inspiração para as suas obras. O trabalho de Liu Yongbiao, de …

Primeiro caso de super bactéria com características genéticas raras registado em Portugal

O primeiro caso português de uma super bactéria com características genéticas raras foi registado numa mulher de 64 anos "sem história de viagens ou exposição a produtos de origem asiática". A mulher de 64 anos foi …

Em Ave Maria, todos os caminhos vão dar ao céu

Além de ser o fundador da rede de pizzarias Domino's, o milionário empreendedor Tom Monaghan idealizou Ave Maria, uma cidade no estado da Flórida, nos Estados Unidos, entregue de corpo e alma à fé católica, …

Índios brasileiros ganham processo com mais de 30 anos sobre posse de reserva ambiental

No diferendo judicial sobre uma disputa pela propriedade de terras contra o Estado de Mato Grosso, os juízes do Supremo Tribunal Federal do Brasil deram razão aos índios Xingu, que vivem em reserva ambiental no …

A SIDA já não é a doença que mais mata em África

O HIV/SIDA já não é a principal causa de morte nem África, mas isto não são apenas boas notícias. A doença passou apenas para segundo lugar, mantendo-se no topo das principais causas de morte no …

Rio Tejo está em risco de secar por completo

As alterações climáticas, as barragens e os desvios de água para a agricultura e para campos de golfe, em Espanha, deixam o rio Tejo "à beira do colapso" e da seca completa. O alerta é deixado …

ARS condenada a pagar 49 mil euros por compressa esquecida em barriga de grávida

A Administração Regional de Saúde do Norte foi condenada ao pagamento de uma indemnização de quase 49 mil euros, num caso de negligência médica, devido ao esquecimento de uma compressa no interior da barriga de …

Líder do grupo KKK ameaçou queimar jornalista afroamericana

Um líder do grupo KKK (Ku Klux Klan) ameaçou queimar uma jornalista afroamericana colombiana durante uma entrevista ao canal hispânico Univisión, em julho, no estado norte-americano da Carolina do Norte. A entrevista será transmitida no …

BE e PCP querem acabar com corte ao subsídio de desemprego já no próximo ano

No Orçamento de Estado do ano passado, a medida não passou. Em junho, no Parlamento, a medida voltou a não passar. Agora, volta à mesa de negociações. Segundo o Diário de Notícias, o fim da redução …

Em um ano, há mais 8365 novos funcionários públicos

O número de funcionários públicos aumentou 1,3% no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2016, para 668.043 postos de trabalho, de acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público. Em comparação com o …