Sporting vence Lazio na apresentação graças a velhos conhecidos

d.r. César Santos, SportingClubePortugal / Facebook

-

André Martins marcou o seu 4º golo na pré-temporada

O Sporting venceu esta sexta-feira a Lazio por 4-2 nas grandes penalidades, após o empate 2-2 no jogo de apresentação para a época 2013/14, beneficiando sobretudo do contributo dos jogadores que fizeram do clube vice-campeão português de futebol.

Os golos de André Martins, aos cinco minutos, e Adrien Silva, aos 52, na conversão de uma grande penalidade, e as defesas do “capitão” Rui Patrício nos castigos máximos permitiram ao Sporting assegurar a conquista do “seu” Troféu Cinco Violinos, pela terceira vez em outras tantas edições, inutilizando o golo do italiano Mauri, ainda na primeira parte, e do senegalês Mamadou Tounkara, aos 90+2.

O treinador Marco Silva fugiu ao estereótipo de apresentar os “reforços” e apostou num alinhamento de 2013/14, com Rui Patrício na baliza, a defensiva entregue a Cédric Soares, Maurício, Marcos Rojo e Jefferson, atrás de William Carvalho, e com André Martins e Adrien Silva no apoio aos atacantes André Carrilo e Diego Capel, nas alas, e Fredy Montero, no meio.

Talvez pela reedição do “onze” habitual da época passada, a equipa do Sporting, que mostrou o argelino Islam Slimani na apresentação, mas não o incluiu na ficha de jogo, conseguiu entrar no encontro de apresentação praticamente a vencer, com um golo logo aos cinco minutos, de André Martins.

O médio português concretizou, de primeira, à entrada da área de baliza, a oportunidade criada com o cruzamento da esquerda do colombiano Fredy Montero, aproveitando da recuperação de bola ofensiva de Adrien Silva.

Apesar da desvantagem, a Lazio, que no seu “4-3-3” inicial também só encontrou espaço para os “reforços” Basta (ex-Udinese) e Cataldi (ex-Crotone), manteve a atitude tendencialmente ofensiva, mas mesmo assim o Sporting mantinha o domínio do encontro, com Andre Carrillo, em posição privilegiada, a rematar muito por alto, depois de ter “roubado” a bola ao central Cana, em plena área romana.

Perto da meia hora de jogo, foi Maurício a antecipar-se à defensiva da Lazio, após a marcação de um livre na direita por Jefferson, sem que o cabeceamento do central brasileiro levasse a direção da baliza italiana.

O antigo sportinguista Pereirinha ameaçou, aos 41, com um remate por alto, mas foi o “capitão” Mauri a empatar a partida, quatro minutos depois, introduzindo a bola na baliza de Rui Patrício, na recarga ao desvio de Keita para o poste, depois do cabeceamento de Cana, num canto da direita de Ledesma.

Depois de uma primeira parte em que se mostraram ponderados na construção de jogo, beneficiando do entrosamento dos elementos do meio-campo, e aparentemente menos dependentes do repentismo dos alas Capel e Carrillo, os “leões” apresentaram o mesmo “onze” e voltaram à vantagem, aos 52, aproveitando um erro de Marchetti.

Na área de grande penalidade romana, o guarda-redes da Lazio arriscou uma finta e cedeu à pressão de André Martins que acabou por “roubar” a bola a Marchetti, que acabou por cometer falta sobre o médio leonino. Na conversão do castigo máximo, Adrien Silva foi irrepreensível.

Para a última meia hora Marco Silva apostou nas “novidades” João Mário, Oriol Rosell e Paulo Oliveira, aos quais se seguiram Tanaka, Slavchev, André Geraldes e Shikabala, que praticamente não foi utilizado na última temporada, com destaque para um remate do avançado japonês, já em período de descontos.

Na resposta ao “tiro” de Tanaka, aos 90+2, o jovem senegalês Mamadou Tounkara igualou a partida, num lance de contra-ataque em que superou em velocidade a defensiva “verde e branca” e ludibriou Rui Patrício, levando a decisão do troféu leonino para as grandes penalidades, nas quais o guarda-redes português “brilhou” ao vingar-se dos marcadores dos dois golos romanos.

Ficha do Jogo:

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting – Lazio, 2-2 (4-2 após desempate por grandes penalidades).

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:
1-0, André Martins, 05 minutos.
1-1, Mauri, 45.
2-1, Adrien Silva, 52 (grande penalidade).
2-2, Tounkara, 90+2.

Marcadores das grandes penalidades:
0-1, Ledesma.
1-1, Rossel.
1-1, Keita (Rui Patrício defendeu).
2-1, Tanaka.
2-1, Tounkara (Rui Patrício defendeu).
3-1, Jefferson.
3-2, Anderson.
4-2, João Mário.

Equipa:

Sporting: Rui Patrício, Cedric (André Geraldes, 84), Maurício, Marcos Rojo (Paulo Oliveira, 60), Jefferson, William Carvalho (Rossel, 60), Adrien Silva (Slavchev, 71), André Martins (João Mário, 60), Carrillo (Shikabala, 84), Capel (Carlos Mané, 60) e Montero (Tanaka, 71).
(Suplentes: Marcelo Boeck, Shikabala, João Mário, Tanaka, Heldon, Rossel, Paulo Oliveira, Gauld, Naby Sarr, Slavchev, Carlos Mané e André Geraldes)

Treinador: Marco Silva.

Lázio: Marchetti, Dusan Basta (Konko, 70), Radu (Baafheid, 70), Novarretti, Cataldi, Filipe Anderson, Mauri (Tounkara, 85), Pereirinha, Ledesma, Cana (Ciani, 70) e Keita.
(Suplentes: Berisha, Ciani, Dordjevic, Konko, Ganzalez, Cavandra, Minala, Filipini, Tounkara e Baafheid)

Treinador: Stefano Pioli.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes - ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor. Uma mulher norte-americana chamada …

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …