Sporting vence Lazio na apresentação graças a velhos conhecidos

d.r. César Santos, SportingClubePortugal / Facebook

-

André Martins marcou o seu 4º golo na pré-temporada

O Sporting venceu esta sexta-feira a Lazio por 4-2 nas grandes penalidades, após o empate 2-2 no jogo de apresentação para a época 2013/14, beneficiando sobretudo do contributo dos jogadores que fizeram do clube vice-campeão português de futebol.

Os golos de André Martins, aos cinco minutos, e Adrien Silva, aos 52, na conversão de uma grande penalidade, e as defesas do “capitão” Rui Patrício nos castigos máximos permitiram ao Sporting assegurar a conquista do “seu” Troféu Cinco Violinos, pela terceira vez em outras tantas edições, inutilizando o golo do italiano Mauri, ainda na primeira parte, e do senegalês Mamadou Tounkara, aos 90+2.

O treinador Marco Silva fugiu ao estereótipo de apresentar os “reforços” e apostou num alinhamento de 2013/14, com Rui Patrício na baliza, a defensiva entregue a Cédric Soares, Maurício, Marcos Rojo e Jefferson, atrás de William Carvalho, e com André Martins e Adrien Silva no apoio aos atacantes André Carrilo e Diego Capel, nas alas, e Fredy Montero, no meio.

Talvez pela reedição do “onze” habitual da época passada, a equipa do Sporting, que mostrou o argelino Islam Slimani na apresentação, mas não o incluiu na ficha de jogo, conseguiu entrar no encontro de apresentação praticamente a vencer, com um golo logo aos cinco minutos, de André Martins.

O médio português concretizou, de primeira, à entrada da área de baliza, a oportunidade criada com o cruzamento da esquerda do colombiano Fredy Montero, aproveitando da recuperação de bola ofensiva de Adrien Silva.

Apesar da desvantagem, a Lazio, que no seu “4-3-3” inicial também só encontrou espaço para os “reforços” Basta (ex-Udinese) e Cataldi (ex-Crotone), manteve a atitude tendencialmente ofensiva, mas mesmo assim o Sporting mantinha o domínio do encontro, com Andre Carrillo, em posição privilegiada, a rematar muito por alto, depois de ter “roubado” a bola ao central Cana, em plena área romana.

Perto da meia hora de jogo, foi Maurício a antecipar-se à defensiva da Lazio, após a marcação de um livre na direita por Jefferson, sem que o cabeceamento do central brasileiro levasse a direção da baliza italiana.

O antigo sportinguista Pereirinha ameaçou, aos 41, com um remate por alto, mas foi o “capitão” Mauri a empatar a partida, quatro minutos depois, introduzindo a bola na baliza de Rui Patrício, na recarga ao desvio de Keita para o poste, depois do cabeceamento de Cana, num canto da direita de Ledesma.

Depois de uma primeira parte em que se mostraram ponderados na construção de jogo, beneficiando do entrosamento dos elementos do meio-campo, e aparentemente menos dependentes do repentismo dos alas Capel e Carrillo, os “leões” apresentaram o mesmo “onze” e voltaram à vantagem, aos 52, aproveitando um erro de Marchetti.

Na área de grande penalidade romana, o guarda-redes da Lazio arriscou uma finta e cedeu à pressão de André Martins que acabou por “roubar” a bola a Marchetti, que acabou por cometer falta sobre o médio leonino. Na conversão do castigo máximo, Adrien Silva foi irrepreensível.

Para a última meia hora Marco Silva apostou nas “novidades” João Mário, Oriol Rosell e Paulo Oliveira, aos quais se seguiram Tanaka, Slavchev, André Geraldes e Shikabala, que praticamente não foi utilizado na última temporada, com destaque para um remate do avançado japonês, já em período de descontos.

Na resposta ao “tiro” de Tanaka, aos 90+2, o jovem senegalês Mamadou Tounkara igualou a partida, num lance de contra-ataque em que superou em velocidade a defensiva “verde e branca” e ludibriou Rui Patrício, levando a decisão do troféu leonino para as grandes penalidades, nas quais o guarda-redes português “brilhou” ao vingar-se dos marcadores dos dois golos romanos.

Ficha do Jogo:

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting – Lazio, 2-2 (4-2 após desempate por grandes penalidades).

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:
1-0, André Martins, 05 minutos.
1-1, Mauri, 45.
2-1, Adrien Silva, 52 (grande penalidade).
2-2, Tounkara, 90+2.

Marcadores das grandes penalidades:
0-1, Ledesma.
1-1, Rossel.
1-1, Keita (Rui Patrício defendeu).
2-1, Tanaka.
2-1, Tounkara (Rui Patrício defendeu).
3-1, Jefferson.
3-2, Anderson.
4-2, João Mário.

Equipa:

Sporting: Rui Patrício, Cedric (André Geraldes, 84), Maurício, Marcos Rojo (Paulo Oliveira, 60), Jefferson, William Carvalho (Rossel, 60), Adrien Silva (Slavchev, 71), André Martins (João Mário, 60), Carrillo (Shikabala, 84), Capel (Carlos Mané, 60) e Montero (Tanaka, 71).
(Suplentes: Marcelo Boeck, Shikabala, João Mário, Tanaka, Heldon, Rossel, Paulo Oliveira, Gauld, Naby Sarr, Slavchev, Carlos Mané e André Geraldes)

Treinador: Marco Silva.

Lázio: Marchetti, Dusan Basta (Konko, 70), Radu (Baafheid, 70), Novarretti, Cataldi, Filipe Anderson, Mauri (Tounkara, 85), Pereirinha, Ledesma, Cana (Ciani, 70) e Keita.
(Suplentes: Berisha, Ciani, Dordjevic, Konko, Ganzalez, Cavandra, Minala, Filipini, Tounkara e Baafheid)

Treinador: Stefano Pioli.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …