Sporting vence Gil Vicente, Nani até chorou

O Sporting regressou hoje às vitórias na I Liga de futebol, após receber e bater o Gil Vicente, por 2-0, num jogo da 22.ª jornada que ficou marcado por um grande golo do internacional português Nani.

O extremo dos leões, um dos 9 portugueses que no onze inicial do técnico Marco Silva, protagonizou o momento do jogo, quando, aos 69 minutos, disparou inesperadamente do meio da rua para a baliza dos gilistas, depois de Tanaka ter inaugurado o marcador, aos 52 minutos.

Nani, que tem sido algo criticado na imprensa desportiva pelas mais recentes exibições, foi também determinante no golo do japonês, já que desviou a bola ao primeiro poste, num lance que se iniciou num pontapé de canto.

Nas comemorações do seu golo, Nani não conseguiu conter as lágrimas. “Pensei em mim e em tudo o que tenho vindo a passar”, declarou o jogador leonino no final do encontro, que registou uma assistência de 42.000 espectadores.

Com o estádio José Alvalade a receber a segunda maior enchente da temporada para o campeonato (42 mil pessoas), o Sporting acabou por realizar uma exibição suficiente para bater um aflito Gil Vicente e continuar a nove pontos do líder Benfica. Este resultado deixa ainda os leões provisoriamente a dois pontos do FC Porto, a uma semana de visitar o Dragão.

Ao vencer o Gil Vicente, a formação lisboeta pôs fim a uma série de três jogos sem vencer, dois para o campeonato, frente a Benfica e Belenenses (empates 1-1) e um para a Liga Europa, derrota frente ao Wolfsburgo.

Sem quatro dos habituais titulares (Cedric, castigado, Adrien, Carrillo e Montero) e talvez já a pensar na receção de quinta-feira ao Wolfsburgo (desaire por 2-0 na Alemanha), da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, o Sporting esteve muito apático e demasiado lento na primeira parte, mas acabou por mudar de atitude na segunda.

Mais uma vez, sobretudo na primeira metade da partida, o Sporting voltou a acusar pouco poder de fogo na frente de ataque. Tal como acontece habitualmente com o colombiano Montero, o japonês Tanaka foi muitas vezes obrigado a sair da sua posição para procurar bola, deixando a área deserta de jogadores leoninos.

Mesmo assim, os leões somaram duas boas oportunidades para chegar ao intervalo a vencer, mas o guarda-redes do Gil Vicente, o brasileiro Adriano, impediu primeiro Carlos Mané, aos 24 minutos, e depois João Mário, aos 37.

Aliás, como tem sido habitual nas últimas épocas, o guardião gilista saiu de Alvalade com mais uma excelente exibição, tendo impedido a repetição do resultado da primeira volta, em Barcelos (4-0).

Ainda na primeira parte, o Gil Vicente, que durante os primeiros 20 minutos do jogo se mostrou uma equipa coesa e bem organizada, teve talvez a oportunidade mais clara desse período, com Diogo Viana a aparecer isolado perante Rui Patrício, mas a atirar ao lado.

No regresso dos balneários, o Sporting mostrou outra atitude e, mesmo sem grande brilho, resolveu a partida, com Tanaka a encostar para a baliza aos 52 minutos, na sequência de um pontapé de canto e com toque de Nani pelo meio.

Depois de ter visto Adriano impedir o golo aos 56 e 59 minutos, Nani vingou-se do guarda-redes brasileiro e, bem fora da grande área, rematou uma bomba para as redes gilistas, aos 69.

O internacional português apanhou a bola a saltitar e, de primeira e com o pé esquerdo, fez o segundo golo do Sporting.

Sempre com William Carvalho imperial a meio-campo e perante um Gil Vicente inofensivo, o Sporting optou por baixar o ritmo do encontro e manter a posse de bola. Mesmo assim, já perto do fim, Tanaka esteve perto de bisar, mas Adriano não deixou.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …