Sporting vence Académica por 3-2 e segura a liderança

O Sporting venceu hoje a Académica por 3-2, com o suplente Montero a marcar o golo da vitória aos 84 minutos e a segurar a liderança dos ‘leões’, em encontro da 20.ª jornada da Primeira Liga.

Foi um duelo marcado por farta contestação dos ‘leões’ ao árbitro Cosme Machado.

Depois da expulsão do presidente Bruno de Carvalho frente ao Tondela, há duas semanas, hoje foi a vez de Jorge Jesus ser excluído do banco, aos 42 minutos.

A expulsão aconteceu instantes antes de Bryan Ruiz apontar o 2-1 com que chegou o intervalo, dando sequência ao tento de Adrien, aos 30, que anulou o de Rafa Soares, logo aos oito.

A Académica ainda voltou a empatar, num tento na própria baliza de Ewerton, pressionado por um jogador da Académica em posição irregular, aos 58 minutos, mas, depois da expulsão de Aderlan, aos 80, o Sporting chegou ao triunfo.

Os ‘estudantes’ marcaram bem cedo, logo aos oito minutos. Canto apontado do lado esquerdo do ataque, surgindo Rafa Soares no coração da grande área a inaugurar o marcador. Um lance de bola parada muito bem estudado e melhor executado.

Aos 12 minutos, o primeiro grande ‘bruá’ em Alvalade. Slimani assistiu Mané dentro da área e este caiu no relvado.

Os adeptos ‘leoninos’ pediram grande penalidade, mas Cosme Machado mandou seguir o jogo.

A ‘Briosa’ apostou numa toada clara de contra-ataque. Aos 18 minutos, o ‘capitão’ Marinho esgueirou-se pela esquerda, aguentou bem a pressão de Naldo e serviu Hugo Seco na grande área, mas o avançado não conseguiu controlar o esférico.

A primeira grande oportunidade de golo dos ‘leões’ ocorreu ao minuto 28. Bryan Ruiz apareceu isolado na esquerda e rematou fortíssimo para boa defesa de Pedro Trigueira. Na consequente recarga, Adrien disparou por cima.

Dois minutos depois (aos 30), Adrien não perdoou, após assistência de Mané. O remate do médio ‘leonino’ bateu primeiro no poste e entrou pelo lado contrário. Estava reposta a igualdade.

Jorge Jesus foi obrigado a mexer no ‘onze’ aos 32 minutos. O central brasileiro Naldo queixou-se de dores numa perna e foi rendido pelo compatriota Ewerton.

Logo após Jorge Jesus ter sido expulso do banco, por protestos, o Sporting colocou-se em vantagem aos 43 minutos. Mané ganhou a linha de fundo do lado direito, cruzou rasteiro para Ruiz a empurrar para a baliza deserta.

Na segunda parte, o Sporting surgiu ainda mais ofensivo. O jovem extremo Gelson Martins substituiu o lento e previsível William Carvalho, ficando Adrien como o médio mais defensivo, apoiado por João Mário.

Mais um lance polémico em Alvalade, desta feita aos 58 minutos. Uma saída em falso de Rui Patrício, que socou a bola contra a cabeça de um jogador da Académica. A tentar desviá-la, Ewerthon marcou de cabeça na própria baliza, mas acossado pelo ‘estudante’ João Real, que se encontrava em fora de jogo, pelo que o golo foi mal validado.

Aos 72 minutos, e numa desatenção da defesa de Coimbra, a bola é lançada da linha lateral para a corrida de Slimani, o argelino isola-se e remata para defesa de Pedro Trigueira, que toca a bola com a ponta dos dedos para canto.

Com Montero em campo, a equipa sportinguista aumentou a pressão ofensiva, mas o golo da vitória tardou em aparecer. A Académica nunca perdeu a sua organização defensiva e, muito cautelosa, só atacava pela certa.

Bryan Ruiz, aos 78 minutos, apareceu completamente soltou na cara do guarda-redes da Académica, mas Pedro Trigueira susteve o remate do jogador sportinguista.

E, o conjunto de Coimbra ficou reduzido a 10 elementos, aos 80 minutos, por expulsão do lateral direito Aderlan, por acumulação de amarelos.

A Académica remeteu-se apenas a tarefas defensivas, mas Montero desbloqueou a partida aos 84 minutos. Cruzamento de Gelson na direita, a bola sobrevoa a defesa estudantil e sobre para o colombiano, que marca sem problemas.

Foi a estocada final da turma ‘leonina’.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …