Sporting sem Carrillo atropelado em casa pelo Lokomotiv

Miguel A. Lopes / Lusa

-

O Sporting recebeu e perdeu hoje com o Lokomotiv por 3-1, em jogo da primeira jornada do grupo H da Liga Europa em futebol, num jogo que ficou marcado pelo falhanço das alterações no ‘onze’ introduzidas por Jorge Jesus.

Não bastou ao treinador do Sporting a alteração forçada de Carrillo, quis ir mais além e procedeu a cinco mudanças em relação ao último ‘onze’, com as entradas de Tobias Figueiredo, João Pereira, Gelson Martins, Carlos Mané e Montero, deixando de fora, nomeadamente dois jogadores que têm sido nucleares: Bryan Ruiz e Slimani.

O risco foi evidente e o preço foi alto, uma vez que o Sporting foi uma equipa lenta e previsível durante toda a primeira parte, a procurar romper através de trocas curtas de bola e tabelas a ‘muralha’ defensiva russa, perante dificuldade de criar lances de envolvimento pelas alas, porque o Lokomotiv, que chegou à vantagem aos 12 minutos, defendia a toda a largura do relvado, na maioria das vezes com duas linhas de cinco homens.

Além de prescindir do seu melhor avançado, o argelino Slimani, a opção por Montero revelou-se, mais uma vez, uma aposta falhada, já que o colombiano esteve ‘ausente’ do campo durante toda a primeira parte, enredado entre a defesa russa e sem qualquer iniciativa visível.

Surpreendentemente, face ao desenrolar do jogo até ao intervalo, o treinador dos ‘leões’, não mexeu na equipa para a segunda parte, só o fazendo aos 63 minutos com a entrada simultânea de Bryan Ruiz e Slimani, que entraram para os lugares de Mané – outra exibição apagada – e Montero.

Montero, na sua única intervenção digna de realce, restabeleceu o empate aos 50 minutos, num lance de inspiração coroado com um remate de ângulo difícil que surpreendeu o guarda-redes Guilherme, mas o Sporting continuou a pecar pelos mesmos defeitos da primeira parte, com um futebol lento, sem profundidade e sem capacidade para criar desequilíbrios.

A exceção a nível de acelerações e criatividade chamou-se Gelson Martins, a espaços, mas foi curto para as necessidades, perante um adversário que ganhou confiança cedo com o golo que marcou logo aos 12 minutos, num lance de contra-ataque iniciado pelo senegalês Niasse e concluído por Samedov, um golo, de resto, que nasceu de um passe horizontal do jovem jogador do Sporting, intercetado pela linha média russa.

O Lokomotiv adotou uma estratégia semelhante à do CSKA em Alvalade, para a Liga dos Campeões, com o bloco muito recuado e a jogar numa espaço curto do campo de modo a assegurar uma densidade elevada de jogadores, e procurando explorar o contra-ataque.

O Sporting passou toda a primeira parte a bater no ‘muro’ russo, sem soluções para o penetrar, incluindo a de levantar a bola para a área porque Slimani nem sequer lá estava.

Na segunda parte, sofreu mais dois golos em lances de contra-ataque e poderia ter sofrido um terceiro, aos 71 minutos, em que Niasse surgiu isolado na cara de Rui Patrício, mas este evitou o que seria o 1-4. Aliás, já nos jogos com o CSKA tinha sido percetível essa fragilidade, em que a equipa permite que o adversário surja lançado de trás em situações de dois contra dois ou três contra três.

O Lokomotiv não chegou a acusar o golo do empate, nem tão pouco a alterar o seu sistema de jogo, até porque voltou a marcar aos 56 minutos por Samedov a passe de Niasse, enquanto Jesus voltou a mexer tarde na equipa.

Quando lançou Bryan Ruiz e Slimani aos 63 minutos, viu o Lokomotiv fazer o terceiro golo dois minutos depois, um golo que estilhaçou o moral da equipa, que nunca mais teve força anímica para dar a volta ao jogo.

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O conhecido “quero posso e mando” de agora provém da acção consertada de duas forças interpoladas a escorregar no caminho da Europa, quiçá no do burgo ou para o ano é que será!?

RESPONDER

Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno …

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …

Trump Jr. diz que as mortes por covid-19 se reduziram a "quase nada". Têm morrido 1.000 pessoas por dia

Donald Trump Jr., o filho mais velho do Presidente norte-americano, afirmou esta quinta-feira que a taxa de mortalidade por covid-19 caiu para "quase nada nos Estados Unidos", num dia em que o país registou quase …