Sporting recusou Haaland por 2,5 milhões em 2018 (agora o avançado vale 150 milhões)

Sascha Steinbach / EPA

Erling Haaland, avançado norueguês, é a grande pérola do momento no futebol europeu, sendo cobiçado por clubes como Barcelona e Real Madrid. Em 2018, o Sporting poderia tê-lo contratado, mas achou-o “demasiado caro”.

Com 33 golos em 35 jogos pelo Borussia Dortmund, Haaland é cobiçado por meia Europa, com Real Madrid e Barcelona à cabeça. Mas o clube alemão onde brilha já anunciou que quer algo como 150 milhões de euros para libertar o avançado.

Este valor reflecte o que foi a progressão do atleta no futebol europeu e dá importância ao facto de o Sporting ter rejeitado a sua contratação há cerca de três anos.

Quando tinha apenas 17 anos, Haaland foi proposto ao Sporting como um jovem com potencial pelo coordenador de scouting do clube na Escandinávia, Tomás Pereira.

Indiquei o Haaland em 2018, pouco depois de ele sair do Bryne para ir para o Molde”, conta Tomás Pereira ao Maisfutebol, vincando que “naquela altura, o futebol norueguês não era de todo interessante”.

Mas “Haaland, com 17 anos, já jogava pelo plantel principal do Molde, que tinha o Ole Gunnar Solskjaer como treinador principal, e nos primeiros jogos percebeu-se logo que tinha um potencial tremendo“, vinca o ex-coordenador de scouting dos leões.

“Nessa altura, era preciso saber o que o Haaland era capaz de fazer num contexto competitivo mais elevado, e pronto, após os primeiros jogos pelo Molde percebeu-se que podia ser algo fascinante“, acrescenta.

Assim, Tomás Pereira diz que indicou o atleta ao Sporting, “já para integrar a equipa principal”. A partir daí, “a bola passou para os meus superiores, que podiam ter ou não interesse no jogador”, acrescenta.

“O meu chefe de então achou que podia ser um jogador interessante, mas acho que era demasiado caro. Na altura falava-se de um preço a rondar os 2,5 milhões de euros e ele achou que era demasiado dinheiro”, refere Tomás Pereira.

Oito meses depois disso, Haaland saiu para o RB Salzburgo. Entretanto, transferiu-se para o Borussia de Dortmund, onde tem a Europa aos pés com apenas 20 anos de idade.

Note-se que 2018 foi o ano do ataque a Alcochete, o que pode ter interferido no processo que levou à rejeição de Haaland.

Odegaard chegou a ir a Alcochete

Mas Tomás Pereira conta também que indicou ao Sporting outro norueguês, Martin Odegaard, agora emprestado pelo Real Madrid ao Arsenal. Uma indicação quando o jogador agora com 22 anos “ainda era menor de idade”, frisa o scout.

Mas “para vir para o Sporting era necessário desembolsar alguma verba, que não chegava a um milhão, e por isso não houve interesse“, constata Tomás Pereira ao Maisfutebol.

Quando surgiram notícias do interesse do Real Madrid e do Bayern de Munique em Odegaard, “houve um clique” e o Sporting pediu-lhe “para tentar arranjar o contacto dos pais do jogador”, conta ainda.

O Sporting chegou a levar Odegaard à Academia de Alcochete, “para conhecer o clube e as instalações”, mas “o Real Madrid já estava na corrida” e o clube português não teve “qualquer hipótese”, aponta.

Tomás Pereira diz ainda que Odegaard “foi o primeiro grande talento a sair da Noruega”.

Quanto a estas circunstâncias, o ex-coordenador de scouting dos leões considera que “é muito complicado” ter de escolher entre centenas de jogadores referenciados.

“Sabemos que também há scouts na Suíça, Espanha, França, em toda a Europa, a indicar jogadores. Temos de perceber que acaba por ser normal, porque cada cabeça sua sentença”, conclui.

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isso agora… Cá para mim se o Xiporting tivesse “comprado” Haaland por 2,5 milhões, agora poderia vender-lo por 150… mil euros!!

RESPONDER

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …