Sporting recusou Haaland por 2,5 milhões em 2018 (agora o avançado vale 150 milhões)

Sascha Steinbach / EPA

Erling Haaland, avançado norueguês, é a grande pérola do momento no futebol europeu, sendo cobiçado por clubes como Barcelona e Real Madrid. Em 2018, o Sporting poderia tê-lo contratado, mas achou-o “demasiado caro”.

Com 33 golos em 35 jogos pelo Borussia Dortmund, Haaland é cobiçado por meia Europa, com Real Madrid e Barcelona à cabeça. Mas o clube alemão onde brilha já anunciou que quer algo como 150 milhões de euros para libertar o avançado.

Este valor reflecte o que foi a progressão do atleta no futebol europeu e dá importância ao facto de o Sporting ter rejeitado a sua contratação há cerca de três anos.



Quando tinha apenas 17 anos, Haaland foi proposto ao Sporting como um jovem com potencial pelo coordenador de scouting do clube na Escandinávia, Tomás Pereira.

Indiquei o Haaland em 2018, pouco depois de ele sair do Bryne para ir para o Molde”, conta Tomás Pereira ao Maisfutebol, vincando que “naquela altura, o futebol norueguês não era de todo interessante”.

Mas “Haaland, com 17 anos, já jogava pelo plantel principal do Molde, que tinha o Ole Gunnar Solskjaer como treinador principal, e nos primeiros jogos percebeu-se logo que tinha um potencial tremendo“, vinca o ex-coordenador de scouting dos leões.

“Nessa altura, era preciso saber o que o Haaland era capaz de fazer num contexto competitivo mais elevado, e pronto, após os primeiros jogos pelo Molde percebeu-se que podia ser algo fascinante“, acrescenta.

Assim, Tomás Pereira diz que indicou o atleta ao Sporting, “já para integrar a equipa principal”. A partir daí, “a bola passou para os meus superiores, que podiam ter ou não interesse no jogador”, acrescenta.

“O meu chefe de então achou que podia ser um jogador interessante, mas acho que era demasiado caro. Na altura falava-se de um preço a rondar os 2,5 milhões de euros e ele achou que era demasiado dinheiro”, refere Tomás Pereira.

Oito meses depois disso, Haaland saiu para o RB Salzburgo. Entretanto, transferiu-se para o Borussia de Dortmund, onde tem a Europa aos pés com apenas 20 anos de idade.

Note-se que 2018 foi o ano do ataque a Alcochete, o que pode ter interferido no processo que levou à rejeição de Haaland.

Odegaard chegou a ir a Alcochete

Mas Tomás Pereira conta também que indicou ao Sporting outro norueguês, Martin Odegaard, agora emprestado pelo Real Madrid ao Arsenal. Uma indicação quando o jogador agora com 22 anos “ainda era menor de idade”, frisa o scout.

Mas “para vir para o Sporting era necessário desembolsar alguma verba, que não chegava a um milhão, e por isso não houve interesse“, constata Tomás Pereira ao Maisfutebol.

Quando surgiram notícias do interesse do Real Madrid e do Bayern de Munique em Odegaard, “houve um clique” e o Sporting pediu-lhe “para tentar arranjar o contacto dos pais do jogador”, conta ainda.

O Sporting chegou a levar Odegaard à Academia de Alcochete, “para conhecer o clube e as instalações”, mas “o Real Madrid já estava na corrida” e o clube português não teve “qualquer hipótese”, aponta.

Tomás Pereira diz ainda que Odegaard “foi o primeiro grande talento a sair da Noruega”.

Quanto a estas circunstâncias, o ex-coordenador de scouting dos leões considera que “é muito complicado” ter de escolher entre centenas de jogadores referenciados.

“Sabemos que também há scouts na Suíça, Espanha, França, em toda a Europa, a indicar jogadores. Temos de perceber que acaba por ser normal, porque cada cabeça sua sentença”, conclui.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isso agora… Cá para mim se o Xiporting tivesse “comprado” Haaland por 2,5 milhões, agora poderia vender-lo por 150… mil euros!!

RESPONDER

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …