/

Sporting recusou Haaland por 2,5 milhões em 2018 (agora o avançado vale 150 milhões)

1

Sascha Steinbach / EPA

Erling Haaland, avançado norueguês, é a grande pérola do momento no futebol europeu, sendo cobiçado por clubes como Barcelona e Real Madrid. Em 2018, o Sporting poderia tê-lo contratado, mas achou-o “demasiado caro”.

Com 33 golos em 35 jogos pelo Borussia Dortmund, Haaland é cobiçado por meia Europa, com Real Madrid e Barcelona à cabeça. Mas o clube alemão onde brilha já anunciou que quer algo como 150 milhões de euros para libertar o avançado.

Este valor reflecte o que foi a progressão do atleta no futebol europeu e dá importância ao facto de o Sporting ter rejeitado a sua contratação há cerca de três anos.

Quando tinha apenas 17 anos, Haaland foi proposto ao Sporting como um jovem com potencial pelo coordenador de scouting do clube na Escandinávia, Tomás Pereira.

Indiquei o Haaland em 2018, pouco depois de ele sair do Bryne para ir para o Molde”, conta Tomás Pereira ao Maisfutebol, vincando que “naquela altura, o futebol norueguês não era de todo interessante”.

Mas “Haaland, com 17 anos, já jogava pelo plantel principal do Molde, que tinha o Ole Gunnar Solskjaer como treinador principal, e nos primeiros jogos percebeu-se logo que tinha um potencial tremendo“, vinca o ex-coordenador de scouting dos leões.

“Nessa altura, era preciso saber o que o Haaland era capaz de fazer num contexto competitivo mais elevado, e pronto, após os primeiros jogos pelo Molde percebeu-se que podia ser algo fascinante“, acrescenta.

Assim, Tomás Pereira diz que indicou o atleta ao Sporting, “já para integrar a equipa principal”. A partir daí, “a bola passou para os meus superiores, que podiam ter ou não interesse no jogador”, acrescenta.

“O meu chefe de então achou que podia ser um jogador interessante, mas acho que era demasiado caro. Na altura falava-se de um preço a rondar os 2,5 milhões de euros e ele achou que era demasiado dinheiro”, refere Tomás Pereira.

Oito meses depois disso, Haaland saiu para o RB Salzburgo. Entretanto, transferiu-se para o Borussia de Dortmund, onde tem a Europa aos pés com apenas 20 anos de idade.

Note-se que 2018 foi o ano do ataque a Alcochete, o que pode ter interferido no processo que levou à rejeição de Haaland.

Odegaard chegou a ir a Alcochete

Mas Tomás Pereira conta também que indicou ao Sporting outro norueguês, Martin Odegaard, agora emprestado pelo Real Madrid ao Arsenal. Uma indicação quando o jogador agora com 22 anos “ainda era menor de idade”, frisa o scout.

Mas “para vir para o Sporting era necessário desembolsar alguma verba, que não chegava a um milhão, e por isso não houve interesse“, constata Tomás Pereira ao Maisfutebol.

Quando surgiram notícias do interesse do Real Madrid e do Bayern de Munique em Odegaard, “houve um clique” e o Sporting pediu-lhe “para tentar arranjar o contacto dos pais do jogador”, conta ainda.

O Sporting chegou a levar Odegaard à Academia de Alcochete, “para conhecer o clube e as instalações”, mas “o Real Madrid já estava na corrida” e o clube português não teve “qualquer hipótese”, aponta.

Tomás Pereira diz ainda que Odegaard “foi o primeiro grande talento a sair da Noruega”.

Quanto a estas circunstâncias, o ex-coordenador de scouting dos leões considera que “é muito complicado” ter de escolher entre centenas de jogadores referenciados.

“Sabemos que também há scouts na Suíça, Espanha, França, em toda a Europa, a indicar jogadores. Temos de perceber que acaba por ser normal, porque cada cabeça sua sentença”, conclui.

Susana Valente, ZAP //

1 Comment

  1. Isso agora… Cá para mim se o Xiporting tivesse “comprado” Haaland por 2,5 milhões, agora poderia vender-lo por 150… mil euros!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.