Sporting processa responsáveis de arbitragem e admite pedir árbitros estrangeiros

José Goulão / Flickr

-

A SAD do Sporting anunciou hoje ter dado instruções aos seus “serviços jurídicos para procederem litigiosamente, em sede própria, contra todos os responsáveis pelas arbitragens”, admitindo solicitar árbitros estrangeiros para os jogos da sua equipa de futebol.

“A Sporting SAD informa que deu instruções aos seus serviços jurídicos para procederem litigiosamente, em sede própria, contra todos os responsáveis pelas arbitragens que conduziram no ano passado a que o Sporting ficasse fora das competições europeias e que este ano são responsáveis pela retirada de, pelo menos, sete pontos no Campeonato Nacional”, lê-se no comunicado dos leões.

Para os verde e brancos, os alegados erros de arbitragem e a decorrente “atribuição indevida de pontos aos adversários do Sporting justifica a atual posição do clube na tabela classificativa” da I Liga de futebol. A SAD leonina diz ainda que as “Taças de Portugal e da Liga também serão alvo de análise”.

“Serão intentadas, nos termos da Lei, todas as ações admissíveis exigindo as compensações devidas a todos os organismos com responsabilidades nas situações verificadas, seja por intervenção direta em matéria de arbitragem, seja por omissões de tutela, não se excluindo quem quer que seja, incluindo os próprios árbitros, o Conselho de Arbitragem e a Federação Portuguesa de Futebol”, acrescenta o comunicado.

A SAD do Sporting diz ainda que vai dar conta da à UEFA e à FIFA da “atual situação da arbitragem em Portugal, que está na origem da atuação litigiosa iniciada, participando inclusivamente das incorretas atuações dos Conselhos Disciplinar e de Justiça”.

“Está igualmente em estudo, a manter-se a falta de bom senso na nomeação dos árbitros, a possibilidade de, nestes casos, solicitar uma intervenção no sentido de a arbitragem passar a ser feita por árbitros estrangeiros”, conclui a nota dos leões.

“Basta às injustiças”

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, revelou a sua indignação com a alegada perda de sete pontos na I Liga de futebol na segunda-feira, em conferência de imprensa, tendo, na ocasião, apelado aos adeptos do clube que dissessem “basta” às injustiças e lamentou que os leões sejam o emblema mais prejudicado nos últimos 30 anos.

“Há um sentimento que nos assola a todos, que é o de impunidade. Vamos assistindo e verificando que, cada vez mais, as coisas não são claras, as regras não são transparentes, e o Sporting, a nível de campeonato, já se viu defraudado em sete pontos, que, por coincidência, dariam o primeiro lugar ao nosso clube”, frisou, então, Bruno de Carvalho.

O presidente dos leões enumerou os jogos em que considera que o Sporting foi prejudicado por atuações “verdadeiramente desastrosas”, apontando os encontros com o Rio Ave, o Nacional, a Académica, o Benfica, na Taça de Portugal, e o encontro do passado domingo com o Vitória de Setúbal, além de “toda a questão em volta da Taça da Liga”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …