Sporting perde com Chelsea – apesar do monumental Rui Patrício

José Sena Goulão / Flickr

-

Um golo do antigo benfiquista Matic ofereceu esta terça-feira a vitória ao Chelsea na visita ao Sporting, por 1-0, e levou a formação inglesa à liderança do Grupo G da Liga dos Campeões.

Em Lisboa, o guarda-redes Rui Patrício foi o protagonista de um encontro em que os “blues” dominaram a primeira parte e abrandaram na segunda, quando o Sporting conseguiu acercar-se mais regularmente da baliza adversária.

Marco Silva repetiu o “onze” do clássico com o FC Porto (1-1), enquanto José Mourinho apostou em Filipe Luís, na lateral esquerda, e André Schurrle, no meio-campo, em detrimento de César Azpilicueta e Willian, relativamente ao triunfo caseiro frente ao Aston Villa (3-0).

Logo no segundo minuto do encontro, Óscar descobriu Diego Costa que, depois de ter fugido aos centrais “verdes e brancos”, não conseguiu bater Rui Patrício. O guarda-redes dos “leões” voltou a ter uma intervenção decisiva, aos 14, negando o golo a Schurrle, depois de uma triangulação com Óscar.

A pressão da formação londrina impedia a fluidez ofensiva do Sporting e levava os “leões” a tentarem lançamentos longos para os alas, Carrillo e Nani, ou para o ponta de lança Slimani.

Num desses ensaios, aos 20 minutos, o argelino conseguiu antecipar-se aos centrais do Chelsea, servindo Jonathan Silva, na esquerda, que retribuiu para a finalização de Slimani, obrigando à primeira intervenção de Courtois.

Schurrle personificou a pronta resposta do Chelsea, ao desperdiçar três ocasiões para inaugurar o marcador, em três minutos consecutivos, numa fase em que o Sporting se batia com dificuldade perante as movimentações do tridente do meio-campo ofensivo londrino.

O golo do Chelsea chegaria pouco depois, aos 34, quando Hazard cobrou rapidamente um livre na esquerda e Matic, já na pequena área e perante a passividade da defesa “verde e branca”, cabeceou a bola por cima de Rui Patrício.

Slimani, após um bom trabalho de João Mário, e William Carvalho ainda tentaram, com remates de fora da área, mas não conseguiram evitar a desvantagem de 1-0 ao intervalo.

A entrada do Sporting para a segunda parte, com remates ao lado de Nani e Adrien Silva, fez recuar um pouco o Chelsea, que parecia apostado no contra-ataque.

A estratégia quase voltava a fazer sorrir José Mourinho, uma vez que Óscar, aos 55 minutos, desmarcado pelo compatriota Filipe Luis, isolou-se perante Rui Patrício, mas não conseguiu tirar o protagonismo ao guarda-redes luso.

Na parte final do encontro, as oportunidades repartiram-se, com Filipe Luís a ameaçar a baliza leonina, numa espécie de cruzamento, enquanto Nani, num “tiro” de pé esquerdo à entrada da área londrina, e Montero, de cabeça, também não conseguiram melhor.

Após duas jornadas, o Chelsea lidera isolado o agrupamento, com quatro pontos, mais dois do que Maribor e Schalke 04, enquanto Sporting ocupa o quarto e último lugar, com apenas um.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …