Entre o nevoeiro dos clubes portugueses na Europa, o Sporting foi D. Sebastião

Manuel de Almeida / Lusa

Numa jornada negra dos clubes portugueses na Europa, destacou-se a vitória do Sporting. Porto, Benfica e Vitória de Guimarães perderam, enquanto o Braga empatou.

Depois de desaparecer na batalha de Alcácer Quibir, a lenda diz-nos que D. Sebastião regressaria um dia, numa manhã de nevoeiro, para salvar o país de todos os seus problemas. Se olharmos para o Sporting como sendo o antigo rei português, o mito do “Sebastianismo” pode-se bem aplicar àquilo que foi o desempenho dos clubes lusitanos na Europa esta semana.

Cinco jogos, uma vitória, um empate e três derrotas. Esta negra jornada europeia vem manchar a reputação dos clubes portugueses, que estiveram longe das expectativas. O derrocada começou na quarta-feira, com a derrota desastrosa do Benfica na Rússia, frente ao Zenit.

Depois de já ter perdido no primeiro encontro frente ao RB Leipzing, o Benfica voltou a desapontar. A derrota veio agravar o desempenho do emblema da Luz na Liga dos Campeões. Nos últimos 15 jogos na Champions, o Benfica soma 12 derrotas.

Ineficácia e passividade lesou ‘dragões’

O desaire da única equipa portuguesa na Liga dos Campeões foi o mote para o que viria esta quinta-feira.

Na viagem até Roterdão, o FC Porto perdeu 2-0 com o Feyenoord. Numa exibição sem brilho dos ‘dragões’, a falta de sorte não foi a única explicação para a derrota. Muitos remates, pouca eficácia e com ideias de jogo pouco irreverentes — apostando demasiadas vezes nos cruzamentos vindos das alas.

Toornstra e Karsdorp apontaram os golos dos holandeses, que derivaram principalmente de falhas defensivas dos ‘azuis e brancos’. No primeiro golo, um desentendimento entre Pepe e Manafá acabou por permitir ao Feyenoord marcar na insistência. Já no segundo tento, o quarteto defensivo impávido e sereno enquanto o lateral direito penetrava a área livremente.

Nas declarações feitas aos jornalistas no final do encontro, Sérgio Conceição falou numa derrota injusta. “Não merecíamos perder por esta diferença de dois golos. Em termos de ocasiões, o empate seria o mais justo”, disse.

O guarda-redes portista, Agustín Marchesín teve em grande plano no encontro, protagonizando um par de intervenções de grande classe. No final do jogo, admitiu uma sensação de frustração pelo resultado. “Tivemos muitas ocasiões de golo que acabámos por não concretizar. Fizemos um jogo com momentos bons, mas houve momentos de desconcentração que saíram caros“, reconheceu.

Minhotos bateram o pé, mas não chegou

O Vitória de Guimarães sofreu a segunda derrota no Grupo F da Liga Europa, ao perder em casa com o Eintracht Frankfurt, por 1-0, em jogo da segunda jornada. Os vimaranenses estiveram em bom plano frente a um adversário teoricamente mais forte, mas os seus esforços acabaram por ser em vão.

Os comandados de Ivo Vieira foram mais rematadores na primeira parte, mas acabariam por sofrer na sequência de um canto, aos 36 minutos. Ndicka ganhou nas alturas e cabeceou para o fundo da baliza, com Miguel Silva a não ter grandes hipóteses de intervir.

No final do encontro, o técnico Ivo Vieira congratulou os jogadores pela exibição conseguida e lamentou o resultado, que podia bem ter sido outro. “A sensação é a de que poderíamos ter feito mais, tal como no jogo anterior, para esta Liga. A realidade é que se vive de golos e de resultados”, disse.

O emblema de Guimarães ocupa o último lugar do grupo, com duas derrotas somadas em dois jogos. O próximo jogo que se avizinha não será menos complicado para os vimaranenses, que viajam até Londres para defrontar o Arsenal.

O SC Braga também ficou aquém das expectativas após ter empatado em casa com o Slovan Bratislava por 2-2. Depois da vitória na jornada inaugural frente ao Wolves, os bracarenses chegavam à ‘Predeira’ com a moral em alta, prontos para somar mais três pontos.

Os pupilos de Sá Pinto colocaram-se na frente do marcador aos 31 minutos, graças a um golo de Bruno Viana. O central viria a ser responsável pelo golo da igualdade dos visitantes, após ter cometido o penálti que originou o tento na recarga dos eslovacos. Mais tarde, aos 87 minutos, voltaria a ter infelicidade de colocar a bola dentro da própria baliza, numa altura em que o Braga estava na frente do marcador com um grande golo de Galeno.

“Temos de dar mérito ao adversário, mas é mais um resultado injusto porque fizemos mais do que devíamos para vencer”, confessou o técnico, citado pelo Record. Na opinião do técnico português, os eslovacos “não produziram o suficiente para fazer dois golos e arrecadar um ponto”.

Sporting foi D. Sebastião

Não é que os ‘leões’ tenham feito um jogo excecional, mas a exibição foi o suficiente para garantir os três pontos. A jogar em casa frente aos austríacos do LASK Linz, os adeptos sportinguistas pediam uma vitória após o desgosto no jogo frente ao PSV.

Os visitantes até começaram a ganhar, com um golo de Marko Raguz aos 16 minutos de jogo. A reviravolta do emblema de Alvalade só foi consumada nos segundos 45 minutos, com golos (e assistências) de Luiz Phellype e do suspeito do costume, Bruno Fernandes.

Este triunfo é também a continuação do bom trabalho de Silas até agora no clube, somando duas vitórias em dois jogos, numa altura em que o Sporting atravessava um momento gravoso de forma.

Entre o nevoeiro que foi o desempenho dos clubes portugueses na Europa esta semana, o Sporting foi um verdadeiro D. Sebastião, que chegou para salvar o país dos seus problemas. Com esta vitória, Portugal está mais perto da Rússia no ranking da UEFA. A distância encurtou de 0,367 pontos para apenas 0,1. Isto significa que Portugal só precisava de mais um empate do que os russos para ultrapassá-los.

Caso isto aconteça, em 2021/22, Portugal poderá contar com duas equipas a garantirem acesso direto à Liga dos Campeões. Esta temporada, o FC Porto teve de participar no playoff de acesso, onde acabou por ser arrumado por, precisamente, uma equipa russa: o Krasnodar.

ZAP DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …