/

Sporting empata em casa com o Paços de Ferreira

1

Mário Cruz / Lusa

-

Um Sporting com menor ‘fulgor’ desperdiçou hoje uma vantagem tangencial sobre o Paços de Ferreira e perdeu os primeiros pontos na I Liga portuguesa de futebol, ao empatar 1-1 em casa, em jogo da segunda jornada.

Após três triunfos no mesmo número de jogos oficiais, os ‘leões’, que terminaram reduzidos a 10 elementos, por expulsão de João Pereira, acabaram por ceder ao quarto encontro (segundo no campeonato), depois da vantagem alcançada por intermédio de André Carrillo, aos 41 minutos.

Os pacenses aproveitaram a menor intensidade dos ‘verde e brancos’ neste jogo e, tal como sucedeu na época passada, saíram de Alvalade com dois pontos, graças a uma grande penalidade convertida por Pelé (80).

Quatro dias depois do triunfo sobre o CSKA Moscovo, na primeira mão do ‘play-off’ da Liga dos Campeões, Jorge Jesus procedeu a duas alterações no ‘onze’ sportinguista, fazendo entrar Aquilani e Montero, ambos titulares pela primeira vez esta época, para os lugares de Adrien e Téo Gutiérrez.

Se o médio italiano conseguiu dar qualidade e precisão de passe ao jogo interior dos ‘leões’, apesar de ainda não ter os melhores índices físicos, o avançado colombiano esteve longe de entusiasmar neste regresso à titularidade, passando praticamente ao lado da primeira metade, acabando mesmo por ser substituído por Gelson Martins, ao intervalo.

De resto, os efeitos da jornada europeia, a meio da semana, pareceram fazer sentir-se no Sporting, que demorou a ‘acertar o passo’ no ataque à baliza de um Paços de Ferreira bem organizado e claramente em busca dos contra-ataques.

Os visitantes começaram por dar o primeiro aviso ainda numa fase embrionária da partida, com Roniel, em boa posição, a falhar o alvo, sendo que os ‘leões’ viriam a responder à passagem do quarto de hora, numa tentativa de ‘chapéu’ por parte de Aquilani, a tentar surpreender Marafona.

Com Carrillo novamente em foco, confirmando ser o dínamo ofensivo sportinguista neste início de época, o Sporting esteve perto de inaugurar o marcador, à meia hora, mas por Bryan Ruiz, que viu Marco Baixinho evitar de forma providencial um golo que parecia certo.

Ainda assim, o internacional costa-riquenho estaria na génese do golo inaugural, ao descobrir Carrillo dentro da área, que não perdoou a falha de marcação dos adversário e abriu a contagem em Alvalade.

O tento dos ‘leões’ não abalou o Paços de Ferreira, que regressou para a etapa complementar apostado em chegar à igualdade, algo que esteve perto de acontecer, por Roniel, antes do recém-entrado Gelson Martins quase aumentar a vantagem ‘leonina’.

No entanto, os pacenses voltariam a dispor da mais flagrante das ocasiões até então, só que o guarda-redes leonino Rui Patrício opôs-se de forma brilhante a Andrezinho, evitando o empate, numa altura em que os ‘castores’ começavam a ameaçar seriamente a vantagem contrária.

As ameaças viriam mesmo a ser concretizadas à entrada para os últimos 10 minutos, altura em que João Pereira cometeu uma alegada grande penalidade sobre Cícero, recebeu ordem de expulsão e permitiu que Pelé, até então desinspirado, repusesse a igualdade.

À medida que o final do jogo se aproximava ficava a sensação de que os ‘leões’ começavam a não ter forças para recuperar a vantagem perdida, algo que esteve perto de acontecer, não fosse uma excelente intervenção de Marafona, a negar as intenções de Gelson Martins e a segurar um ponto para os visitantes.

Futebol 365

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.