Sporting empata em casa com o Paços de Ferreira

Mário Cruz / Lusa

-

Um Sporting com menor ‘fulgor’ desperdiçou hoje uma vantagem tangencial sobre o Paços de Ferreira e perdeu os primeiros pontos na I Liga portuguesa de futebol, ao empatar 1-1 em casa, em jogo da segunda jornada.

Após três triunfos no mesmo número de jogos oficiais, os ‘leões’, que terminaram reduzidos a 10 elementos, por expulsão de João Pereira, acabaram por ceder ao quarto encontro (segundo no campeonato), depois da vantagem alcançada por intermédio de André Carrillo, aos 41 minutos.

Os pacenses aproveitaram a menor intensidade dos ‘verde e brancos’ neste jogo e, tal como sucedeu na época passada, saíram de Alvalade com dois pontos, graças a uma grande penalidade convertida por Pelé (80).

Quatro dias depois do triunfo sobre o CSKA Moscovo, na primeira mão do ‘play-off’ da Liga dos Campeões, Jorge Jesus procedeu a duas alterações no ‘onze’ sportinguista, fazendo entrar Aquilani e Montero, ambos titulares pela primeira vez esta época, para os lugares de Adrien e Téo Gutiérrez.

Se o médio italiano conseguiu dar qualidade e precisão de passe ao jogo interior dos ‘leões’, apesar de ainda não ter os melhores índices físicos, o avançado colombiano esteve longe de entusiasmar neste regresso à titularidade, passando praticamente ao lado da primeira metade, acabando mesmo por ser substituído por Gelson Martins, ao intervalo.

De resto, os efeitos da jornada europeia, a meio da semana, pareceram fazer sentir-se no Sporting, que demorou a ‘acertar o passo’ no ataque à baliza de um Paços de Ferreira bem organizado e claramente em busca dos contra-ataques.

Os visitantes começaram por dar o primeiro aviso ainda numa fase embrionária da partida, com Roniel, em boa posição, a falhar o alvo, sendo que os ‘leões’ viriam a responder à passagem do quarto de hora, numa tentativa de ‘chapéu’ por parte de Aquilani, a tentar surpreender Marafona.

Com Carrillo novamente em foco, confirmando ser o dínamo ofensivo sportinguista neste início de época, o Sporting esteve perto de inaugurar o marcador, à meia hora, mas por Bryan Ruiz, que viu Marco Baixinho evitar de forma providencial um golo que parecia certo.

Ainda assim, o internacional costa-riquenho estaria na génese do golo inaugural, ao descobrir Carrillo dentro da área, que não perdoou a falha de marcação dos adversário e abriu a contagem em Alvalade.

O tento dos ‘leões’ não abalou o Paços de Ferreira, que regressou para a etapa complementar apostado em chegar à igualdade, algo que esteve perto de acontecer, por Roniel, antes do recém-entrado Gelson Martins quase aumentar a vantagem ‘leonina’.

No entanto, os pacenses voltariam a dispor da mais flagrante das ocasiões até então, só que o guarda-redes leonino Rui Patrício opôs-se de forma brilhante a Andrezinho, evitando o empate, numa altura em que os ‘castores’ começavam a ameaçar seriamente a vantagem contrária.

As ameaças viriam mesmo a ser concretizadas à entrada para os últimos 10 minutos, altura em que João Pereira cometeu uma alegada grande penalidade sobre Cícero, recebeu ordem de expulsão e permitiu que Pelé, até então desinspirado, repusesse a igualdade.

À medida que o final do jogo se aproximava ficava a sensação de que os ‘leões’ começavam a não ter forças para recuperar a vantagem perdida, algo que esteve perto de acontecer, não fosse uma excelente intervenção de Marafona, a negar as intenções de Gelson Martins e a segurar um ponto para os visitantes.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …