Sporting empata em casa com o Paços de Ferreira

Mário Cruz / Lusa

-

Um Sporting com menor ‘fulgor’ desperdiçou hoje uma vantagem tangencial sobre o Paços de Ferreira e perdeu os primeiros pontos na I Liga portuguesa de futebol, ao empatar 1-1 em casa, em jogo da segunda jornada.

Após três triunfos no mesmo número de jogos oficiais, os ‘leões’, que terminaram reduzidos a 10 elementos, por expulsão de João Pereira, acabaram por ceder ao quarto encontro (segundo no campeonato), depois da vantagem alcançada por intermédio de André Carrillo, aos 41 minutos.

Os pacenses aproveitaram a menor intensidade dos ‘verde e brancos’ neste jogo e, tal como sucedeu na época passada, saíram de Alvalade com dois pontos, graças a uma grande penalidade convertida por Pelé (80).

Quatro dias depois do triunfo sobre o CSKA Moscovo, na primeira mão do ‘play-off’ da Liga dos Campeões, Jorge Jesus procedeu a duas alterações no ‘onze’ sportinguista, fazendo entrar Aquilani e Montero, ambos titulares pela primeira vez esta época, para os lugares de Adrien e Téo Gutiérrez.

Se o médio italiano conseguiu dar qualidade e precisão de passe ao jogo interior dos ‘leões’, apesar de ainda não ter os melhores índices físicos, o avançado colombiano esteve longe de entusiasmar neste regresso à titularidade, passando praticamente ao lado da primeira metade, acabando mesmo por ser substituído por Gelson Martins, ao intervalo.

De resto, os efeitos da jornada europeia, a meio da semana, pareceram fazer sentir-se no Sporting, que demorou a ‘acertar o passo’ no ataque à baliza de um Paços de Ferreira bem organizado e claramente em busca dos contra-ataques.

Os visitantes começaram por dar o primeiro aviso ainda numa fase embrionária da partida, com Roniel, em boa posição, a falhar o alvo, sendo que os ‘leões’ viriam a responder à passagem do quarto de hora, numa tentativa de ‘chapéu’ por parte de Aquilani, a tentar surpreender Marafona.

Com Carrillo novamente em foco, confirmando ser o dínamo ofensivo sportinguista neste início de época, o Sporting esteve perto de inaugurar o marcador, à meia hora, mas por Bryan Ruiz, que viu Marco Baixinho evitar de forma providencial um golo que parecia certo.

Ainda assim, o internacional costa-riquenho estaria na génese do golo inaugural, ao descobrir Carrillo dentro da área, que não perdoou a falha de marcação dos adversário e abriu a contagem em Alvalade.

O tento dos ‘leões’ não abalou o Paços de Ferreira, que regressou para a etapa complementar apostado em chegar à igualdade, algo que esteve perto de acontecer, por Roniel, antes do recém-entrado Gelson Martins quase aumentar a vantagem ‘leonina’.

No entanto, os pacenses voltariam a dispor da mais flagrante das ocasiões até então, só que o guarda-redes leonino Rui Patrício opôs-se de forma brilhante a Andrezinho, evitando o empate, numa altura em que os ‘castores’ começavam a ameaçar seriamente a vantagem contrária.

As ameaças viriam mesmo a ser concretizadas à entrada para os últimos 10 minutos, altura em que João Pereira cometeu uma alegada grande penalidade sobre Cícero, recebeu ordem de expulsão e permitiu que Pelé, até então desinspirado, repusesse a igualdade.

À medida que o final do jogo se aproximava ficava a sensação de que os ‘leões’ começavam a não ter forças para recuperar a vantagem perdida, algo que esteve perto de acontecer, não fosse uma excelente intervenção de Marafona, a negar as intenções de Gelson Martins e a segurar um ponto para os visitantes.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …