Sporting com 10 empata em casa com o Tondela

O Sporting cedeu hoje um empate a dois golos na receção ao lanterna-vermelha Tondela, num jogo da 18.ª jornada em que o líder da Primeira Liga jogou uma hora em inferioridade numérica.

O espanhol Salva Chamorro deu o empate aos tondelenses, aos 85 minutos, depois de o argelino Islam Slimani e Gelson Martins, aos 54 e 61, respetivamente, terem virado o marcador, que tinha sido inaugurado pelo brasileiro Nathan Júnior, aos 31, na conversão de uma grande penalidade, que ditou a expulsão do guarda-redes Rui Patrício.

Os ‘leões’ voltaram a sofrer frente ao Tondela, que só venceram no último minuto da primeira jornada (2-1) graças a uma grande penalidade convertida por Adrien, e somaram o segundo empate caseiro na competição – só tinham empatado na receção ao Paços de Ferreira (1-1), na segunda ronda -, naquela que foi também a segunda igualdade frente a equipas comandadas por Petit, depois do ‘nulo’ na visita ao Boavista, na sexta jornada.

Depois de um início de jogo lento, em que se contaram apenas os remates inofensivos de Nathan Júnior e João Mário, o Sporting deu sinal de despertar aos 23 minutos, após um entendimento entre Bryan Ruiz e Slimani, que resultou num ‘tiro’ sem direção de Bruno César.

Pouco depois, os ‘leões’ ameaçaram com um cabeceamento de William Carvalho por cima da baliza tondelense, mas o ímpeto foi quebrado, aos 29 minutos, quando, em contra-ataque, Oto’o Zué isolou Nathan Júnior, que, na grande área, foi travado em falta por Rui Patrício.

O lance custou a expulsão ao guarda-redes da formação comandada por Jorge Jesus, que abdicou de Bruno César para a entrada de Marcelo Boeck, e deu a vantagem aos tondelenses, graças à conversão do castigo máximo, pelo próprio Nathan Júnior.

Imediatamente após o golo, o árbitro auxiliar Nuno Manso ordenou a expulsão do presidente ‘leonino’, Bruno de Carvalho.

Em desvantagem e em inferioridade numérica, o líder da I Liga parecia ‘tremer’ frente ao lanterna-vermelha, prova disso um atraso defeituoso de Ewerton, que substituiu Paulo Oliveira, para Marcelo, sem que o guarda-redes conseguisse evitar o canto.

Após a reedição da entrada de Gelson Martins para o lugar de William, que Jesus já tinha promovido no intervalo do jogo frente ao Sporting de Braga (3-2), Slimani igualou para os ‘leões’, aos 54, correspondendo a uma assistência de João Pereira.

Dois minutos depois, o jovem extremo, que já tinha servido o lateral no lance do golo, desmarcou Ruiz, que rematou para a baliza, tendo a bola sido cortada por Tikito, com a cabeça, num lance em que o árbitro Luís Ferreira inicialmente sancionou com grande penalidade.

Na resposta, Romário Baldé ‘assustou’, com um remate por alto, mas Gelson Martins viria a protagonizar o golo número 5.000 dos ‘leões’ no campeonato nacional e a reviravolta no marcador, aos 61.

Parecia feito o mais difícil, mas o Tondela voltaria a marcar, aos 85, por Salva Chamorro, que, dois minutos depois de ter entrado e à saída de Marcelo, bateu o guarda-redes, após lançamento longo de Guzzo.

Com este resultado, que amplia provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre os segundos classificados, o Sporting pode ver Benfica e FC Porto aproximarem-se, formações que defrontam Estoril-Praia e Vitória de Guimarães, no sábado e no domingo, respetivamente.

O ‘aflito’ Tondela permanece na 18.ª e última posição, agora com nove pontos, menos um do que o 17,º, o Boavista, que recebe o Vitória de Setúbal, na segunda-feira.

Futebol 365

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …