Sporting e André Geraldes ilibados do processo Cashball

Miguel A. Lopes / Lusa

André Geraldes à esquerda de Bruno de Carvalho no banco de suplentes do Sporting

O Sporting e o ex-team-manager dos leões foram, esta segunda-feira, ilibados do processo Cashball, um alegado esquema de viciação de resultados.

No despacho de arquivamento conhecido esta segunda-feira, a que o jornal online Observador teve acesso, são dados como não provados todos os factos imputados não só ao Sporting mas ao seu antigo team-manager e agora presidente da SAD do Estrela, André Geraldes.

Por outro lado, no âmbito deste processo, foram acusados o empresário e denunciante do caso Paulo Silva, o antigo funcionário do Gabinete de Apoio ao Atleta do Sporting Gonçalo Rodrigues e o agente João Gonçalves.

Os três arguidos estão acusados de 14 crimes de corrupção ativa pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, sendo que no caso do último incorre ainda a possibilidade de proibição do exercício de atividade de empresário desportivo, avança o jornal digital.

“Inexistem nos autos indícios suficientes de que o arguido André Geraldes tenha participado em acordo estabelecido entre os arguidos Paulo Silva, João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues ou na sua execução”, pode ler-se no despacho de arquivamento.

Relativamente ao clube leonino, o vazio de provas levou a que se concluísse sobre “a insuficiência de indícios que conduzam à imputação ao Sporting ou à SAD de crimes de corrupção ativa, cometidos no seu interesse”.

Em declarações ao jornal Record, André Geraldes considera que foi feita justiça. “Todo este processo foi um circo mediático sem precedentes. A justiça não se faz nas televisões, demorou mas funcionou”, começou por dizer.

“Existem pessoas – e muitos ficariam surpreendidos se soubessem de quem se trata – que rezavam para que não fosse esta a decisão. Faziam figas e desejavam isso. Tenho provas mas por aqui me fico, sem me alongar mais nas palavras, para já. Com sentido de justiça cumprido. Como sempre disse, aguardaria serenamente”, afirmou.

O caso Cashball, um alegado esquema de viciação de resultados em benefício do Sporting no futebol e no andebol, levou à constituição de sete arguidos em maio de 2018.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.