Sporting e André Geraldes ilibados do processo Cashball

Miguel A. Lopes / Lusa

André Geraldes à esquerda de Bruno de Carvalho no banco de suplentes do Sporting

O Sporting e o ex-team-manager dos leões foram, esta segunda-feira, ilibados do processo Cashball, um alegado esquema de viciação de resultados.

No despacho de arquivamento conhecido esta segunda-feira, a que o jornal online Observador teve acesso, são dados como não provados todos os factos imputados não só ao Sporting mas ao seu antigo team-manager e agora presidente da SAD do Estrela, André Geraldes.

Por outro lado, no âmbito deste processo, foram acusados o empresário e denunciante do caso Paulo Silva, o antigo funcionário do Gabinete de Apoio ao Atleta do Sporting Gonçalo Rodrigues e o agente João Gonçalves.

Os três arguidos estão acusados de 14 crimes de corrupção ativa pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, sendo que no caso do último incorre ainda a possibilidade de proibição do exercício de atividade de empresário desportivo, avança o jornal digital.

“Inexistem nos autos indícios suficientes de que o arguido André Geraldes tenha participado em acordo estabelecido entre os arguidos Paulo Silva, João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues ou na sua execução”, pode ler-se no despacho de arquivamento.

Relativamente ao clube leonino, o vazio de provas levou a que se concluísse sobre “a insuficiência de indícios que conduzam à imputação ao Sporting ou à SAD de crimes de corrupção ativa, cometidos no seu interesse”.

Em declarações ao jornal Record, André Geraldes considera que foi feita justiça. “Todo este processo foi um circo mediático sem precedentes. A justiça não se faz nas televisões, demorou mas funcionou”, começou por dizer.

“Existem pessoas – e muitos ficariam surpreendidos se soubessem de quem se trata – que rezavam para que não fosse esta a decisão. Faziam figas e desejavam isso. Tenho provas mas por aqui me fico, sem me alongar mais nas palavras, para já. Com sentido de justiça cumprido. Como sempre disse, aguardaria serenamente”, afirmou.

O caso Cashball, um alegado esquema de viciação de resultados em benefício do Sporting no futebol e no andebol, levou à constituição de sete arguidos em maio de 2018.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e as pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …