Sporting e André Geraldes ilibados do processo Cashball

Miguel A. Lopes / Lusa

André Geraldes à esquerda de Bruno de Carvalho no banco de suplentes do Sporting

O Sporting e o ex-team-manager dos leões foram, esta segunda-feira, ilibados do processo Cashball, um alegado esquema de viciação de resultados.

No despacho de arquivamento conhecido esta segunda-feira, a que o jornal online Observador teve acesso, são dados como não provados todos os factos imputados não só ao Sporting mas ao seu antigo team-manager e agora presidente da SAD do Estrela, André Geraldes.

Por outro lado, no âmbito deste processo, foram acusados o empresário e denunciante do caso Paulo Silva, o antigo funcionário do Gabinete de Apoio ao Atleta do Sporting Gonçalo Rodrigues e o agente João Gonçalves.



Os três arguidos estão acusados de 14 crimes de corrupção ativa pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, sendo que no caso do último incorre ainda a possibilidade de proibição do exercício de atividade de empresário desportivo, avança o jornal digital.

“Inexistem nos autos indícios suficientes de que o arguido André Geraldes tenha participado em acordo estabelecido entre os arguidos Paulo Silva, João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues ou na sua execução”, pode ler-se no despacho de arquivamento.

Relativamente ao clube leonino, o vazio de provas levou a que se concluísse sobre “a insuficiência de indícios que conduzam à imputação ao Sporting ou à SAD de crimes de corrupção ativa, cometidos no seu interesse”.

Em declarações ao jornal Record, André Geraldes considera que foi feita justiça. “Todo este processo foi um circo mediático sem precedentes. A justiça não se faz nas televisões, demorou mas funcionou”, começou por dizer.

“Existem pessoas – e muitos ficariam surpreendidos se soubessem de quem se trata – que rezavam para que não fosse esta a decisão. Faziam figas e desejavam isso. Tenho provas mas por aqui me fico, sem me alongar mais nas palavras, para já. Com sentido de justiça cumprido. Como sempre disse, aguardaria serenamente”, afirmou.

O caso Cashball, um alegado esquema de viciação de resultados em benefício do Sporting no futebol e no andebol, levou à constituição de sete arguidos em maio de 2018.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …

José Sena Goulão / Lusa

"Rangel fez o roteiro da carne assada" (e Rio pode não sobreviver à "golpada")

Rui Rio ainda não desfez o tabu sobre a sua recandidatura, ou não, à presidência do PSD, mas está pressionado a tomar uma decisão. No seio do partido, e mesmo entre os seus apoiantes, só …

Bolsonaro será acusado de 11 crimes na gestão da pandemia, entre os quais homicídio

O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a gestão da pandemia, anunciou que Jair Bolsonaro deverá ser indiciado de 11 crimes, entre os quais o de homicídio. O relator da …