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Depois do spam, chegou o slop

ZAP // DALLE-2

É um termo recente para descrever conteúdo criado pela Inteligência Artificial. É diferente do “antigo” spam.

Spam vs. slop. Os dois surgem na internet, os dois podem estorvar, mas são conceitos distintos.

O “spam”, já todos os leitores deverão conhecer: o “lixo electrónico”, e-mails que recebemos mas que não queríamos receber. Quase todas as pessoas terão uma caixa só com essas mensagens não solicitadas, muitas vezes em formato de anúncio.

Nas últimas semanas, começou a ser partilhado uma nova designação, também sobre a internet, também sobre algo que muitos dispensam; mas o contexto é outro.

O “slop” serve para classificar o conteúdo criado por Inteligência Artificial (IA) – conteúdo que não queríamos ver ou ouvir.

São sobretudo aquelas imagens estranhas, algumas mesmo muito esquisitas, geradas pela IA.

Este termo aplica-se às imagens criadas para confundir. O Época Negócios dá exemplos: mulheres com 122 anos a cozinhar e uma imagem de Jesus Cristo com braços de camarão. Ou um Einstein com caracóis junto às orelhas, que provavelmente já terá visto hoje.

O New York Times espalha a designação, que também se aplica a aparentes sugestões do Google (meter cola no queijo da pizza), a vender por pouco dinheiro aquele livro que parece mesmo o que queríamos (mas afinal não é) ou a publicações duvidosas que o Facebook nos apresenta.

O especialista e programador Simon Willison explicou no jornal The Guardian que é importante nomear este fenómeno: “As pessoas ganham mais consciência e começam a falar sobre este problema. Criar e publicar conteúdo IA, não revisto, é mau comportamento”.

O comportamento é ainda pior quando há intuito de realmente enganar o leitor, sobretudo quando é a imagem de destaque num artigo – uma imagem falsa, criada por IA.

“Slop” pode ser traduzido como “desperdício”, ou “desleixo”, ou numa tradução mais livre: conteúdo “vomitado” pela IA sem pensar.

Já agora, recordemos a origem de “spam”:

ZAP //

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