SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

SpaceX

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018.

Elon Musk afirmou que os dois futuros passageiros da SpaceX já pagaram uma entrada significativa para a viagem que durará cerca de uma semana, e serão as duas únicas pessoas a bordo da nave espacial Dragon 2.

“Estamos felizes por anunciar que duas pessoas contactaram a SpaceX para participar na primeira viagem turística em torno da Lua, que acontecerá no final do próximo ano“, anunciou a empresa, em comunicado, sublinhando que já outros interessados em marcar o seu voo turístico até à Lua.

A SpaceX agradeceu a agência espacial americana NASA pelo patrocínio que permitiu a criação da nave espacial Dragon 2, sendo que esta será lançada a partir do foguete Falcon Heavy. Este fornece dois terços da propulsão do foguete Saturn V que a NASA usava para enviar os astronautas à Lua.

No futuro, a empresa pretende efetuar até 4 voos semelhantes por ano. Segundo a previsão, o envio dos turistas espaciais irá ser feito a partir de Cabo Canaveral, na Florida, nos EUA.

Elon Musk, o visionário fundador da SpaceX, publicou no Twitter o anúncio da empresa. “Leve-me à Lua… Ok”, disse.

A distância até ao único satélite natural da Terra é, aproximadamente, de 384.467 quilómetros. Até hoje, o único projeto que levou o homem à Lua foi o Apollo.

Entre os anos 1969 e 1972, os astronautas americanos pisaram a superfície da Lua e voltaram ao nosso planeta 6 vezes. No total, 12 astronautas estiveram na Lua.

“Esta é uma oportunidade para as pessoas voltarem ao espaço pela primeira vez em 45 anos, e irão viajar pelo Sistema Solar de modo mais rápido e para mais longe que todos os astronautas no passado”, assinalou Elon Musk.

“Os turistas espaciais pagaram uma quantia significativa pela viagem. Eles conhecem-se e não é ninguém de Hollywood”, disse Elon Musk, que não revelou nomes.

Segundo o CEO da SpaceX, os dois passageiros têm consciência dos riscos da missão. “Eles não são ingénuos. Faremos de tudo para minimizar o risco, mas não é zero”, destacou.

“Tal como os astronautas da Apollo, estes indivíduos vão viajar para o espaço com esperanças e sonhos da humanidade, impulsionados pelo universal espírito humano da exploração”, disse Musk.

A nave espacial deverá dar uma volta ao redor da Lua, sem pousar no satélite natural, e vai passar antes por um voo de teste não tripulado no final deste ano e por um voo de teste com tripulação, no primeiro semestre de 2018.

ZAP // Sputnik News / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …

Beber chá e falar sobre o fim da vida. Nem a pandemia acabou com os Cafés da Morte

Os Cafés da Morte são locais especialmente criados para beber chá, comer bolos e falar sobre o fim da vida. Porém, com a pandemia e a morte a ocupar os pensamentos de todos, será que …