/

SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

SpaceX

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018.

Elon Musk afirmou que os dois futuros passageiros da SpaceX já pagaram uma entrada significativa para a viagem que durará cerca de uma semana, e serão as duas únicas pessoas a bordo da nave espacial Dragon 2.

“Estamos felizes por anunciar que duas pessoas contactaram a SpaceX para participar na primeira viagem turística em torno da Lua, que acontecerá no final do próximo ano“, anunciou a empresa, em comunicado, sublinhando que já outros interessados em marcar o seu voo turístico até à Lua.

A SpaceX agradeceu a agência espacial americana NASA pelo patrocínio que permitiu a criação da nave espacial Dragon 2, sendo que esta será lançada a partir do foguete Falcon Heavy. Este fornece dois terços da propulsão do foguete Saturn V que a NASA usava para enviar os astronautas à Lua.

No futuro, a empresa pretende efetuar até 4 voos semelhantes por ano. Segundo a previsão, o envio dos turistas espaciais irá ser feito a partir de Cabo Canaveral, na Florida, nos EUA.

Elon Musk, o visionário fundador da SpaceX, publicou no Twitter o anúncio da empresa. “Leve-me à Lua… Ok”, disse.

A distância até ao único satélite natural da Terra é, aproximadamente, de 384.467 quilómetros. Até hoje, o único projeto que levou o homem à Lua foi o Apollo.

Entre os anos 1969 e 1972, os astronautas americanos pisaram a superfície da Lua e voltaram ao nosso planeta 6 vezes. No total, 12 astronautas estiveram na Lua.

“Esta é uma oportunidade para as pessoas voltarem ao espaço pela primeira vez em 45 anos, e irão viajar pelo Sistema Solar de modo mais rápido e para mais longe que todos os astronautas no passado”, assinalou Elon Musk.

“Os turistas espaciais pagaram uma quantia significativa pela viagem. Eles conhecem-se e não é ninguém de Hollywood”, disse Elon Musk, que não revelou nomes.

Segundo o CEO da SpaceX, os dois passageiros têm consciência dos riscos da missão. “Eles não são ingénuos. Faremos de tudo para minimizar o risco, mas não é zero”, destacou.

“Tal como os astronautas da Apollo, estes indivíduos vão viajar para o espaço com esperanças e sonhos da humanidade, impulsionados pelo universal espírito humano da exploração”, disse Musk.

A nave espacial deverá dar uma volta ao redor da Lua, sem pousar no satélite natural, e vai passar antes por um voo de teste não tripulado no final deste ano e por um voo de teste com tripulação, no primeiro semestre de 2018.

ZAP // Sputnik News / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.