SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

SpaceX

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018.

Elon Musk afirmou que os dois futuros passageiros da SpaceX já pagaram uma entrada significativa para a viagem que durará cerca de uma semana, e serão as duas únicas pessoas a bordo da nave espacial Dragon 2.

“Estamos felizes por anunciar que duas pessoas contactaram a SpaceX para participar na primeira viagem turística em torno da Lua, que acontecerá no final do próximo ano“, anunciou a empresa, em comunicado, sublinhando que já outros interessados em marcar o seu voo turístico até à Lua.

A SpaceX agradeceu a agência espacial americana NASA pelo patrocínio que permitiu a criação da nave espacial Dragon 2, sendo que esta será lançada a partir do foguete Falcon Heavy. Este fornece dois terços da propulsão do foguete Saturn V que a NASA usava para enviar os astronautas à Lua.

No futuro, a empresa pretende efetuar até 4 voos semelhantes por ano. Segundo a previsão, o envio dos turistas espaciais irá ser feito a partir de Cabo Canaveral, na Florida, nos EUA.

Elon Musk, o visionário fundador da SpaceX, publicou no Twitter o anúncio da empresa. “Leve-me à Lua… Ok”, disse.

A distância até ao único satélite natural da Terra é, aproximadamente, de 384.467 quilómetros. Até hoje, o único projeto que levou o homem à Lua foi o Apollo.

Entre os anos 1969 e 1972, os astronautas americanos pisaram a superfície da Lua e voltaram ao nosso planeta 6 vezes. No total, 12 astronautas estiveram na Lua.

“Esta é uma oportunidade para as pessoas voltarem ao espaço pela primeira vez em 45 anos, e irão viajar pelo Sistema Solar de modo mais rápido e para mais longe que todos os astronautas no passado”, assinalou Elon Musk.

“Os turistas espaciais pagaram uma quantia significativa pela viagem. Eles conhecem-se e não é ninguém de Hollywood”, disse Elon Musk, que não revelou nomes.

Segundo o CEO da SpaceX, os dois passageiros têm consciência dos riscos da missão. “Eles não são ingénuos. Faremos de tudo para minimizar o risco, mas não é zero”, destacou.

“Tal como os astronautas da Apollo, estes indivíduos vão viajar para o espaço com esperanças e sonhos da humanidade, impulsionados pelo universal espírito humano da exploração”, disse Musk.

A nave espacial deverá dar uma volta ao redor da Lua, sem pousar no satélite natural, e vai passar antes por um voo de teste não tripulado no final deste ano e por um voo de teste com tripulação, no primeiro semestre de 2018.

ZAP // Sputnik News / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …