SpaceX vai enviar três turistas para a Estação Espacial Internacional em 2021

NASA

A EEI – Estação Espacial Internacional

A SpaceX enviará três turistas numa viagem de dez dias à Estação Espacial Internacional (EEI), no final de 2021. Para tal, a empresa utilizará o foguetão Falcon 9 e a sua nova nave espacial Crew Dragon.

De acordo com o Verge, esse plano faz parte de um acordo que a SpaceX assinou com a ‘startup’ Axiom Space, com sede em Houston, nos Estados Unidos (EUA), que administrará a logística da viagem. Esta será a primeira viagem totalmente privada à EEI.

Os turistas passarão dois dias a viajar de e para a estação espacial e cerca de oito dias a bordo da mesma, partilhando o espaço com os astronautas. Os bilhetes custarão cerca de 55 milhões de dólares (aproximadamente 49 milhões de euros) e um dos assentos já está reservado, revelou o New York Times.

Esta novidade surge depois de a NASA ter anunciado, no ano passado, que começaria a abrir a EEI para mais atividades comerciais, como o turismo espacial.

A SpaceX passou os últimos anos a construir uma nova versão da Crew Dragon, como parte de um programa para enviar astronautas da NASA para a EEI. A empresa concluiu recentemente um segundo teste com essa versão da nave espacial, com o primeiro voo com astronautas da NASA a ocorrer ainda este ano.

O objetivo da empresa passa por adotar o turismo espacial como um potencial fluxo de receita. No mês passado, anunciou que está a trabalhar com a empresa de turismo espacial Space Adventures para enviar até quatro cidadãos em órbita ao redor da Terra entre o final de 2021 e o início de 2022.

Nos últimos tempos, o turismo fora do planeta tem atraído mais interesse e investimento por parte de várias empresas.

A Virgin Galactic, de Richard Branson, tornou-se recentemente a primeira empresa a oferecer às pessoas alguns minutos de ausência de peso no seu avião espacial, por algumas centenas de milhares de dólares. A Blue Origin, de Jeff Bezos, prometeu disponibilizar em breve uma experiência para os turistas no seu foguetão New Shepard.

Outro dos planos da SpaceX passa por uma viagem turística à Lua, prevista para os próximos anos, além do envio de pessoas a Marte.

“Este voo histórico representará um momento decisivo na marcha rumo ao acesso universal e rotineiro ao espaço”, disse em comunicado o CEO da Axiom, Michael Suffredini.

E acrescentou: “Esta será apenas a primeira de muitas missões para a EEI completamente tripuladas e geridas pela Axiom Space – a primeira para uma entidade comercial. A aquisição do transporte marca um progresso significativo em direção a essa meta e estamos felizes em trabalhar com a SpaceX nesse esforço”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …