SpaceX vai enviar três turistas para a Estação Espacial Internacional em 2021

NASA

A EEI – Estação Espacial Internacional

A SpaceX enviará três turistas numa viagem de dez dias à Estação Espacial Internacional (EEI), no final de 2021. Para tal, a empresa utilizará o foguetão Falcon 9 e a sua nova nave espacial Crew Dragon.

De acordo com o Verge, esse plano faz parte de um acordo que a SpaceX assinou com a ‘startup’ Axiom Space, com sede em Houston, nos Estados Unidos (EUA), que administrará a logística da viagem. Esta será a primeira viagem totalmente privada à EEI.

Os turistas passarão dois dias a viajar de e para a estação espacial e cerca de oito dias a bordo da mesma, partilhando o espaço com os astronautas. Os bilhetes custarão cerca de 55 milhões de dólares (aproximadamente 49 milhões de euros) e um dos assentos já está reservado, revelou o New York Times.

Esta novidade surge depois de a NASA ter anunciado, no ano passado, que começaria a abrir a EEI para mais atividades comerciais, como o turismo espacial.

A SpaceX passou os últimos anos a construir uma nova versão da Crew Dragon, como parte de um programa para enviar astronautas da NASA para a EEI. A empresa concluiu recentemente um segundo teste com essa versão da nave espacial, com o primeiro voo com astronautas da NASA a ocorrer ainda este ano.

O objetivo da empresa passa por adotar o turismo espacial como um potencial fluxo de receita. No mês passado, anunciou que está a trabalhar com a empresa de turismo espacial Space Adventures para enviar até quatro cidadãos em órbita ao redor da Terra entre o final de 2021 e o início de 2022.

Nos últimos tempos, o turismo fora do planeta tem atraído mais interesse e investimento por parte de várias empresas.

A Virgin Galactic, de Richard Branson, tornou-se recentemente a primeira empresa a oferecer às pessoas alguns minutos de ausência de peso no seu avião espacial, por algumas centenas de milhares de dólares. A Blue Origin, de Jeff Bezos, prometeu disponibilizar em breve uma experiência para os turistas no seu foguetão New Shepard.

Outro dos planos da SpaceX passa por uma viagem turística à Lua, prevista para os próximos anos, além do envio de pessoas a Marte.

“Este voo histórico representará um momento decisivo na marcha rumo ao acesso universal e rotineiro ao espaço”, disse em comunicado o CEO da Axiom, Michael Suffredini.

E acrescentou: “Esta será apenas a primeira de muitas missões para a EEI completamente tripuladas e geridas pela Axiom Space – a primeira para uma entidade comercial. A aquisição do transporte marca um progresso significativo em direção a essa meta e estamos felizes em trabalhar com a SpaceX nesse esforço”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …