SpaceX revela novos fatos espaciais adaptativos para os passeios dos seus astronautas

Polaris Dawn

Fato EVA da SpaceX

A SpaceX revela novos fatos para Atividades Extra Veiculares (EVA) que poderão estrear-se no final do verão. O novo uniforme é descrito como a evolução dos fatos espaciais atualmente usados pelos astronautas a bordo das Dragon Missions.

Os fatos foram concebidos exclusivamente para permanecerem em ambientes pressurizados para que tenham pressão semelhante à pressão atmosférica normal da Terra.

Além disto, os fatos EVA vão permitir trabalhar tanto dentro como fora das cápsulas, conforme o necessário, devido a todos os avanços no fabrico de materiais, conceção de articulações, salvaguardas de redundância reforçadas, bem como a integração de um visor de capacete com ecrã de alerta (HUD).

Anunciados no fim-de-semana, os fatos vão ser usados pelos quatro membros da tripulação que irão integrar a primeira missão do programa Polaris, a Polaris Dawn.

A Polaris Dawn não será lançada antes do verão de 2024 e marcará o primeiro passeio espacial comercial, bem como o primeiro passeio espacial a incluir simultaneamente quatro astronautas.

A mobilidade é o foco central do vídeo teaser da SpaceX publicado no X a 4 de maio, com um utilizador de um fato EVA a mostrar as suas amplitudes de movimento dos dedos, ombros e cotovelos.

Segundo a Popular Science, os fatos EVA da SpaceX são fabricados com uma variedade de materiais térmicos de base têxtil e incluem juntas rotativas sem-rígidas que permitem trabalhar em ambientes pressurizados e não pressurizados.

Para as botas, os projetistas utilizaram o mesmo material resistente à temperatura que se encontra no interstício do foguetão Falcon 9 e no tronco da cápsula Dragon.

Os astronautas da Polaris Dawn usarão capacetes de policarbonato impressos em 3D com viseiras revestidas de cobre e óxido de índio e estanho, bem como tratamentos antirreflexo e anti-embaciamento.

Polaris Dawn

Durante o passeio espacial a cerca de 690 km acima da Terra, o capacete de cada tripulante irá projetar um visor incorporado para fornecer leituras de pressão, temperatura e humidade relativa em tempo real.

À semelhança dos fatos concebidos pela Prada para os astronautas Artemis III da NASA, o fato EVA da SpaceX pretende também realçar um futuro em que todos os tipos de corpo podem viver e trabalhar para além da Terra.

A SpaceX explica que todas as atualizações nos seus fatos EVA são adaptativas em termos de design, o que permitirá a personalização para acomodar “diferentes tipos de corpo, uma vez que a SpaceX procura criar uma maior acessibilidade ao espaço para toda a humanidade”.

Soraia Ferreira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.