SpaceX está pronta para retomar lançamento de foguetes

A Space Exploration Technologies Corporation (SpaceX) fundada por Elon Musk poderá regressar aos céus no próximo fim-de-semana, colocando um fim ao afastamento que já dura há quatro meses.

A notícia surge após a empresa empresa concluir as investigações sobre que aconteceu em Cape Canaveral, em setembro, quando um dos seus Falcon 9 explodiu, numa altura em que a empresa estava a testar os seus foguetões para serem reutilizados.

A investigação concluiu que houve uma falha nos equipamentos de pressão, ou COPVs, que estão instalados no sistema do tanque líquido de oxigénio do foguetão.

“Especificamente, a equipa de investigação concluiu que a falha era provavelmente devido à acumulação de oxigénio entre o revestimento de COPV e o invólucro num vazio ou uma fivela no forro, levando à ignição e à falha subsequente do COPV”, adiantou a empresa.

Agora, depois de uma análise exaustiva a todos os componentes do Falcon 9, a SpaceX está pronta para voltar a levantar voo.

A SpaceX tem vários projetos, como criar uma rede de satélites ao redor da Terra que permitirá uma conexão mais rápida à Internet através de Wi-Fi e fazer viagens comerciais para Marte.

Elon Musk está empenhado naquela que acredita ser a maior aventura de sempre da Humanidade – primeiro as viagens turísticas para Marte e depois a sua colonização. O seu plano é levar um milhão de pessoas para o planeta vermelho.

A SpaceX marcou para o dia 8 de janeiro o lançamento de mais um dos seus foguetes Falcon 9, que será lançado a partir da Base da Força Aérea de Vanderberg, na Califórnia, e levará um satélite da Iridium Communications.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …