A Space X quer chegar à Lua a bordo da Starship antes de 2022

A Space X quer pousar na Lua ainda antes de 2022 a bordo da sua nave espacial Starship, projetada para realizar viagens interplanetárias. Dois anos depois, em 2024, a empresa espacial conta estar a enviar humanos para o satélite natural.

Atualmente, a Starship está a ser desenvolvida nas instalações da empresa do visionário e multimilionário Elon Musk na Flórida e no Texas, nos Estados Unidos.

O veículo, explica a agência noticiosa Europa Press, tem como objetivo ser o sucessor “tudo em um” e um substituto do Falcon 9 e Falcon Heavy, apresentando maior capacidade de carga útil e a podendo chegar à Lua e, eventualmente, até Marte.

“Aspiracionalmente, queremos que a nave espacial orbite dentro de um anos”, afirmou Gwynne Shotwell, presidente e diretora de operações da SpaceX, numa série de entrevistas rápidas com empresas espaciais que decorreram em Washington, nos Estados Unidos.

“Definitivamente, queremos pousar na Lua antes de 2022. Queremos transportar cargas para lá para garantir que existam recursos para as pessoas que finalmente pousarem na Lua até 2024. Se tudo correr bem, esse é o período de tempo aspiracional”, acrescentou a responsável da Space X, citado pelo portal Tech Crunch.

Shotwell admitiu que o período de tempo é ambicioso, frisando ainda que se tratam de datas “aspiracionais”. Ainda assim, a especialista da Space X vê estas datas “apertadas” como uma excelente fonte de motivação para os seus trabalhadores.

“Elon apresenta estes objetivos incrivelmente audaciosos e as pessoas dizem: ‘Nunca farás isso, nunca irá orbitar, nunca terás um foguete real para orbitar. Então, francamente, adoro quando dizem que não podemos fazê-lo, porque isso motiva os meus fantásticos 6.500 funcionários a fazê-lo”.

Até o momento, a empresa construiu e testou um veículo de demonstração chamado Starhopper, que consiste apenas na base do veículo e num dos motores Raptor que serão utilizados no novo sistema de lançamento da nave espacial e no reforço Super Heavy.

Depois dos voos bem-sucedidos em baixa altitude com este veículo, a SpaceX montou os seus veículos de teste Mk1 e Mk2 Starship, que representam a escala completa da nave espacial orbital. Antes de avançar para as viagens interplanetárias, serão ainda realizados novos testes de altitude. Só depois é que a Space X vai construir protótipos adicionais para voos orbitais e, finalmente, para voos tripulados com humanos.

// ZAP

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Estúdios de tatuagens podem reabrir na segunda-feira

Os estúdios de tatuagens e de ‘bodypiercing’ vão poder reabrir na segunda-feira juntamente com outros serviços de atendimento ao público e comerciais, mas terão de funcionar mediante marcação prévia e cumprindo as regras sanitárias. Na resolução …

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …