Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

(dr) NASA TV

O dinossauro de peluche a bordo da cabine da Crew Dragon

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso.

Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez história ao levar dois astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional (EEI). Porém, os norte-americanos não estavam sozinhos no interior da cápsula Dragon. Também tinham a companhia de um dinossauro de peluche.

De acordo com o site Business Insider, transportar peluches é já uma tradição das missões espaciais pois, quando os brinquedos começam a flutuar, os observadores sabem que a nave entrou na gravidade zero.

Esta não é a primeira vez que a SpaceX transporta um peluche nas suas missões espaciais. Segundo o mesmo site norte-americano, quando a Crew Dragon fez o seu primeiro voo de teste até à EEI, sem astronautas a bordo, carregava um planeta Terra em forma de peluche chamado “Buddy”. Mais tarde, o brinquedo esgotou nas lojas.

Neste caso, o dinossauro de lantejoulas que acompanhou Doug Hurley e Bob Behnken, o “Tremor Dinosaur“, já não é produzido pela empresa TY, nem está à venda. Em sites como a Amazon, Walmart e Barnes and Noble encontra-se fora de stock.

O lançamento da SpaceX estava inicialmente previsto para quarta-feira, mas as condições meteorológicas acabaram por adiar o evento para este sábado.

Este foi um voo histórico, marcando momento importantes quer para a NASA quer para a empresa privada do multimilionário Elon Musk. A Space X fez o seu primeiro voo tripulado, ao passo que a NASA marcou o fim do contrato dos Estados Unidos com a Rússia para fazer o transporte dos seus astronautas até à estação orbital.

Desde que retirou o vaivém espacial em 2011, a agência espacial norte-americana confiava nas naves espaciais russas, lançadas do Cazaquistão, para levar os astronautas norte-americanos de e para a estação espacial.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …