Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

(dr) NASA TV

O dinossauro de peluche a bordo da cabine da Crew Dragon

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso.

Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez história ao levar dois astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional (EEI). Porém, os norte-americanos não estavam sozinhos no interior da cápsula Dragon. Também tinham a companhia de um dinossauro de peluche.

De acordo com o site Business Insider, transportar peluches é já uma tradição das missões espaciais pois, quando os brinquedos começam a flutuar, os observadores sabem que a nave entrou na gravidade zero.



Esta não é a primeira vez que a SpaceX transporta um peluche nas suas missões espaciais. Segundo o mesmo site norte-americano, quando a Crew Dragon fez o seu primeiro voo de teste até à EEI, sem astronautas a bordo, carregava um planeta Terra em forma de peluche chamado “Buddy”. Mais tarde, o brinquedo esgotou nas lojas.

Neste caso, o dinossauro de lantejoulas que acompanhou Doug Hurley e Bob Behnken, o “Tremor Dinosaur“, já não é produzido pela empresa TY, nem está à venda. Em sites como a Amazon, Walmart e Barnes and Noble encontra-se fora de stock.

O lançamento da SpaceX estava inicialmente previsto para quarta-feira, mas as condições meteorológicas acabaram por adiar o evento para este sábado.

Este foi um voo histórico, marcando momento importantes quer para a NASA quer para a empresa privada do multimilionário Elon Musk. A Space X fez o seu primeiro voo tripulado, ao passo que a NASA marcou o fim do contrato dos Estados Unidos com a Rússia para fazer o transporte dos seus astronautas até à estação orbital.

Desde que retirou o vaivém espacial em 2011, a agência espacial norte-americana confiava nas naves espaciais russas, lançadas do Cazaquistão, para levar os astronautas norte-americanos de e para a estação espacial.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …

Os pterossauros conseguiam voar assim que eclodiam dos ovos

Os pterossauros tinham asas suficientemente longas e ossos suficientemente fortes para conseguirem sustentar o voo depois de eclodirem. Uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que os pterossauros recém-nascidos seriam capazes …

Madeira começa hoje a vacinar jovens a partir dos 12 anos. Açores não vacinam crianças "para já"

A Madeira começa este sábado a vacinar contra a covid-19 jovens a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda …

Prisão Olímpica. Atletas infetados com Covid-19 denunciam más condições em Tóquio

Atletas que testem positivo à Covid-19 ficam são automaticamente afastados da competição e têm de cumprir uma quarentena de 14 dias fora da aldeia olímpica. Com o número de infetados a subir, atletas temem efeito …

António Costa garante combate à crise sem austeridade

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que a resposta à crise económica provocada pela pandemia de covid-19 será feita sem austeridade, e com solidariedade, prometendo “apoio aos rendimentos, ao emprego e às empresas”. “Passado ano …

"Gerador de alimentos". Cientistas desenvolvem sistema que transforma plástico em proteína comestível

Investigadores da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, inventaram um "gerador de comida" que transforma plástico em proteína comestível. O desperdício de plástico é um problema cada vez maior, mas cientistas da Universidade do Illinois, nos …

O "Olho de Sauron" foi descoberto. É um vulcão submarino perto da Ilha do Natal

A cerca de 280 quilómetros do sudeste da Ilha do Natal, no território australiano, uma equipa de cientistas encontrou a caldeira de um antigo vulcão submarino a mais de 3.100 metros abaixo da superfície. O …

Hubble capta "discussão" entre três irmãos galácticos

O Telescópio Hubble captou recentemente uma imagem do sistema Arp 195, composto por três galáxias.  O sistema Arp 195, composto por um trio de galáxias, localiza-se a uma distância de 763 milhões de anos-luz da Terra, …

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …