Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso.
Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez história ao levar dois astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional (EEI). Porém, os norte-americanos não estavam sozinhos no interior da cápsula Dragon. Também tinham a companhia de um dinossauro de peluche.
De acordo com o site Business Insider, transportar peluches é já uma tradição das missões espaciais pois, quando os brinquedos começam a flutuar, os observadores sabem que a nave entrou na gravidade zero.
Esta não é a primeira vez que a SpaceX transporta um peluche nas suas missões espaciais. Segundo o mesmo site norte-americano, quando a Crew Dragon fez o seu primeiro voo de teste até à EEI, sem astronautas a bordo, carregava um planeta Terra em forma de peluche chamado “Buddy”. Mais tarde, o brinquedo esgotou nas lojas.
Neste caso, o dinossauro de lantejoulas que acompanhou Doug Hurley e Bob Behnken, o “Tremor Dinosaur“, já não é produzido pela empresa TY, nem está à venda. Em sites como a Amazon, Walmart e Barnes and Noble encontra-se fora de stock.
O lançamento da SpaceX estava inicialmente previsto para quarta-feira, mas as condições meteorológicas acabaram por adiar o evento para este sábado.
Este foi um voo histórico, marcando momento importantes quer para a NASA quer para a empresa privada do multimilionário Elon Musk. A Space X fez o seu primeiro voo tripulado, ao passo que a NASA marcou o fim do contrato dos Estados Unidos com a Rússia para fazer o transporte dos seus astronautas até à estação orbital.
Desde que retirou o vaivém espacial em 2011, a agência espacial norte-americana confiava nas naves espaciais russas, lançadas do Cazaquistão, para levar os astronautas norte-americanos de e para a estação espacial.