/

Sp. Braga vs Sporting | Leão esbarra na Pedreira

O Sporting arrisca-se a ficar a oito pontos do lugar cimeiro do campeonato depois de sofrer uma derrota pela margem mínima no terreno do Sporting de Braga.

Os “leões” até entraram bem na partida e dominaram por completo o jogo durante os primeiros 35 minutos, mas uma verdadeira entrada de “guerreiro” dos minhotos após o intervalo mudou o rumo dos acontecimentos.

Os homens da casa foram superiores em praticamente todas as dimensões do jogo, na segunda metade, e marcaram já perto do fim, por Raúl Silva, numa altura em que o Sporting jogava apenas com dez homens, fruto da expulsão de Piccini cinco minutos antes.

O triunfo confirma o excelente momento de forma dos arsenalitas, que já estão a apenas um ponto do seu adversário desta noite.

O Jogo explicado em Números

  • Primeiros 15 minutos de intensa pressão por parte do Sporting, que fez os dois únicos remates durante este período inicial, um deles à baliza, e ainda teve 68% de posse e dois pontapés de canto. Os “leões” conseguiram ainda uns surpreendentes quatro cruzamentos eficazes neste primeiro quarto de hora, dois deles por Gelson Martins.
  • Com enorme dificuldade para sair a jogar, o SC Braga chegou aos 25 minutos com apenas 64% de eficácia de passe. Juntos, André Horta, Vukcevic e Ricardo Horta tinham apenas 12 passes, sendo que, das quatro entregas do montenegrino, apenas uma tinha sido bem-sucedida.
  • Os minhotos chegaram aos 35 minutos de jogo sem um único jogador com uma dezena de passes no meio-campo rival. Wilson Eduardo tardava em aparecer em jogo, contabilizando apenas 11 toques e três passes.
  • À entrada para os últimos cinco minutos da primeira parte, o Sporting de Braga levava já 11 faltas, contra apenas cinco do adversário, e três cartões amarelos, dois deles para os seus médios-centro. Sem nenhum remate enquadrado até então, os arsenalistas acabaram por fazer o golo mesmo em cima do apito, mas o lance acabaria por ser anulado com recurso ao vídeo-árbitro, por uma falta sobre Gelson Martins.

Primeira parte de superioridade notória do Sporting, embora nenhuma das equipas tenha conseguido criar uma única ocasião flagrante de golo. Os “leões” tiveram sempre mais posse de bola e mostraram mais qualidade na sua distribuição, chegando ainda ao intervalo com mais remates à baliza e muito menos faltas do que os da casa.

Ainda assim, era um jogador do SC Braga que surgia na liderança dos GoalPoint Ratings: André Horta 5.8, com 1 passe para finalização, cinco passes longos eficazes, dois bloqueios de remate, dois desarmes e uma falta sofrida em zona de perigo. Logo atrás surgia Fábio Coentrão 5.7, com cinco recuperações de posse e outras tantas acções defensivas.

  • O SC Braga entrou bem no segundo tempo, terminando os primeiros 15 minutos pós-reatamento com ligeira superioridade na posse de bola (52%-48%) e até na eficácia de passe (82%-79%). Para além disso, pertenceram aos arsenalistas os três remates deste período inicial, embora nenhum deles tivesse levado a melhor direcção.
  • Jogo bastante discreto de Bas Dost, que chegou aos 70 minutos da partida com um remate, desenquadrado, apenas 12 passes certos em 22 entregas e quatro duelos ganhos em 13 disputados.
  • A dez minutos do fim, Nuno Sequeira era um dos jogadores com mais passes para finalização, três, tantos quanto André Horta e Gelson Martins, e contablizava ainda nove acções defensivas. Ainda assim, nem tudo era positivo na exibição do lateral-esquerdo do SC Braga, que levava seis cruzamentos falhados – mais do que qualquer outro jogador.
  • Aos 83 minutos, forte contrariedade para o Sporting, que ficou reduzido a dez unidades por expulsão de Piccini, admoestado com o segundo cartão amarelo. Minutos depois, surgiria o golo da equipa da casa, por Raúl Silva, que apareceu na cara de Rui Patrício e cabeceou a bola para o fundo da baliza, somando o seu sexto golo no campeonato.
  • Até ao apito final, o Sporting ainda tentou ir à procura do golo da igualdade, mas o único remate enquadrado dos instantes finais pertenceu mesmo aos bracarenses, que terminaram a segunda parte com 13 disparos, quatro dos quais à baliza, contra sete do Sporting, apenas um deles enquadrado.

O Homem do Jogo

Não teve intervenção directa no resultado, é certo, mas Paulinho foi um verdadeiro “guerreiro” ao longo da partida. O avançado bracarense rematou por quatro vezes, duas delas de forma enquadrada, e fez um passe para finalização, e deu nas vistas pela sua entrega, vencendo 11 dos 18 duelos em que esteve envolvido, perdendo apenas uma das suas seis disputas pelo ar. Para além disso, contabilizou três desarmes – melhor só mesmo Esgaio -, sofreu duas faltas em zona de perigo e fez um bloqueio de remate. Por tudo isto, Paulinho terminou a partida com a nota mais alta nos  GoalPoint Ratings, 7.5.

Jogadores em foco

  • Raúl Silva 7.3 – O central bracarense voltou a fazer das suas, marcando no único remate à baliza que fez. Mas a sua exibição contou ainda com um drible eficaz, oito duelos ganhos em 11 disputados, duas faltas sofridas e nove acções defensivas.
  • André Horta 6.0 – Somou três passes para finalização e 10 entregas bem-sucedidas em 13 tentativas, e colocou a bola na área contrária seis vezes. Para além disso, bloqueou dois remates e sofreu três faltas, uma em zona de perigo.
  • Gelson Martins 5.6 – Foi o jogador da sua equipa com mais passes para finalização, três, e com mais dribles eficazes, dois. Falhou nove passes, três deles no seu meio-campo, e controlou mal a bola em quatro ocasiões. Ainda assim, colocou por sete vezes a bola na área contrária e venceu seis dos dez duelos que disputou.
  • Piccini 4.6 – A sua expulsão perto do fim espelhou uma exibição discreta. Não rematou, não fez nenhum passe para finalização, e somou apenas três acções defensivas.
  • Bas Dost 4.6 – O holandês teve a nota mais baixa da noite. Fez um remate, desenquadrado, falhou 11 dos 27 passes que fez, e venceu apenas seis dos 17 duelos que disputou, todos eles pelo ar.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.