Sotheby’s e eBay juntam-se para levar leilões de arte a todos

marco40134 / Flickr

A centenária leiloeira Sotheby’s juntou-se ao site de leilões eBay para atrair novos compradores e levar até ao grande público obras de arte, antiguidades e outros objetos de prestígio.

O objectivo da parceria hoje anunciada é a criação de uma plataforma no eBay, onde serão transmitidos alguns dos leilões realizados na sede da Sotheby’s, em Nova Iorque, podendo os utilizadores licitar em tempo real, a partir de qualquer lugar do mundo.

A longo prazo, o acordo poderá alargar-se a outras filiais da Sotheby’s, que foi fundada em Londres em 1744, e o eBay poderá estender o seu portal a outros sites em língua estrangeira.

Os leilões nocturnos, habitualmente reservados aos lotes de arte mais valiosos, ficam excluídos para já deste plano, já que as empresas vão centrar a sua aposta digital em segmentos como a joalharia, relojoaria, gravuras, fotografia, vinho e desenho do século XX.

A parceria permitirá à Sotheby’s aceder aos 145 milhões de pessoas que usam de forma ativa os serviços do eBay e pretende melhorar a presença online de uma empresa que é muitas vezes acusada de ter ficado presa no passado.

Segundo as empresas, o mercado mundial de arte movimenta anualmente 65 mil milhões de dólares (47.700 milhões de euros), mas as vendas na Internet estão muito abaixo das de outros setores de luxo.

As empresas estimam que as transações online podem chegar aos 13 mil milhões de dólares (9.540 milhões de euros) em 2020.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

SPD vence legislativas na Alemanha com pequena margem - mas a CDU quer liderar o governo

Depois das projecções iniciais apontarem um empate, os sociais-democratas do SPD conseguiram garantir a vitória nas legislativas enquanto que a CDU obteve o seu pior resultado de sempre. Arranca agora um processo de negociações que …

Treinador de Florentino Luís: "7 jogos, 7 derrotas. Mas não sei se somos tão maus"

Michel admite insegurança e nervos, num Getafe que ocupa o último lugar no campeonato espanhol. Florentino acha que é "uma questão de tempo". Valência, Sevilha, Barcelona, Elche, Rayo Vallecano, Atlético de Madrid e Betis: os sete …

Cancela Moura demite-se da concelhia do PSD após derrota em Gaia

O candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM Cancela Moura à Câmara de Gaia, conquistada no domingo pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, apresentou a renúncia ao mandato na concelhia do PSD e vai propor eleições “para dar a …

À boleia de Falcao, o modesto Rayo Vallecano cheira a Europa

Com três golos em três jogos, Radamel Falcao tem catapultado o Rayo Vallecano para lugares europeus. A equipa conta com os portugueses Bebé e Kévin Rodrigues. O Rayo Vallecano superou as suas próprias expectativas e conseguiu …

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado. Os arqueólogos encontraram o templo …

Moedas venceu "contra tudo e contra todos". Medina assume derrota "pessoal e intransmissível"

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa afirmou, este domingo, ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se a …

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …

Marta Temido é a favorita a suceder a Costa na liderança do PS

A ministra da Saúde, Marta Temido, é a favorita a suceder a António Costa na liderança do PS. Por sua vez, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho são os prediletos a suceder a Rui Rio …

No Porto, a vitória de Moreira soube a pouco. PS teve a pior derrota de sempre

Rui Moreira vai liderar a Câmara Municipal do Porto nos próximos quatro anos. Eleito pelo movimento independente "Aqui Há Porto", com o apoio da Iniciativa Liberal e do CDS-PP, Moreira avança para um terceiro e …