Enigmático sorriso de Mona Lisa recebe “segunda opinião médica”

Musée du Louvre / Wikimedia

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Desde que foi criada, no início do século XVI, Mona Lisa afirmou-se como uma das obras de arte mais famosas do mundo. Pintada por Leonardo Da Vinci, a obra continua a cativar milhões de pessoas, incluindo médicos e cientistas, que anseiam por justificar o seu enigmático sorriso.  

Alguns dos médicos que analisaram a pintura afirmam que as características evidenciadas pelo artista italiano mostram que Lisa Gherardini estava doente. Um estudo recente,  publicado em setembro passado na Mayo Clinic Proceedings, sustentava que a icónica figura poderia pode ter sofrido de hipotireoidismo.

Agora, um especialista em endocrinologia pediátrica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston, nos Estados Unidos, veio defender que o sorriso da “La Gioconda” nada tem a ver com qualquer patologia.

Para Michael Yafi, nada no rosto de Lisa Gherardini indica que tenha sofrido de sífilis ou de um derrame cerebral, outros dos diagnósticos clínicos que lhe foram sendo atribuídos.

“Foi recentemente proposto que [a mulher retratada] sofria de hipotireoidismo grave e que o seu sorriso assimétrico se devia ao atraso psicomotor.” Hoje, no século XXI, Mona Lisa pode receber uma “segunda opinião”?, questiona a nova publicação, sob o título “Mona Lisa é eutireoidiana [função tireoidiana normal]: um diagnóstico moderno”, cujos resultados foram no início de março publicados no jornal especializado International Journal of Endocrinology and Metabolism.

Yafi defende que o tom amarelo da sua pele e o sorriso assimétrico não têm nada a ver com um mau estado da glândula tireoide. Um distúrbio de deficiência de iodo, tal como é sugerido nessa hipótese, teria causado sintomas mais percetíveis, argumenta. “Um pintor talentoso, como era Da Vinci, não teria problema em expressá-los”.

A falta de sobrancelhas é comum na maioria das protagonistas femininas das obras de Da Vinci e não deve ser considerada uma característica única de Lisa Gherardini e ser indicador de problemas hormonais, observa o médico.

Além disso, a pele das pessoas que sofrem de hipotireoidismo adquire uma cor amarelada apenas nos estágios finais. Nas fases mais iniciais da doença, a função da fertilidade é afetada, mas sabe-se que a Mona Lisa deu à luz cinco filhos.

O especialista nota ainda que se a mulher sofresse realmente de um distúrbio associado à fraqueza muscular facial – o que poderia explicar o seu sorriso à luz do estudo de setembro passado -, é possível que [Lisa Gherardini] não pudesse estar sentada enquanto o retrato estava a ser pintado.

“[Da Vinci] teria impedido Gherardini de posar com as costas retas”, argumenta. “Fazer qualquer diagnóstico médico de um indivíduo que aparece num quadro antigo é arriscado”.

“A obra de arte ou a pessoa retratada na obra de arte pode precisar de uma segunda opinião, ou mesmo de uma terceira ou quarta […] É sempre melhor manter a mente aberta”, concluiu o especialista de Houston.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …