Enigmático sorriso de Mona Lisa recebe “segunda opinião médica”

Musée du Louvre / Wikimedia

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Desde que foi criada, no início do século XVI, Mona Lisa afirmou-se como uma das obras de arte mais famosas do mundo. Pintada por Leonardo Da Vinci, a obra continua a cativar milhões de pessoas, incluindo médicos e cientistas, que anseiam por justificar o seu enigmático sorriso.  

Alguns dos médicos que analisaram a pintura afirmam que as características evidenciadas pelo artista italiano mostram que Lisa Gherardini estava doente. Um estudo recente,  publicado em setembro passado na Mayo Clinic Proceedings, sustentava que a icónica figura poderia pode ter sofrido de hipotireoidismo.

Agora, um especialista em endocrinologia pediátrica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston, nos Estados Unidos, veio defender que o sorriso da “La Gioconda” nada tem a ver com qualquer patologia.

Para Michael Yafi, nada no rosto de Lisa Gherardini indica que tenha sofrido de sífilis ou de um derrame cerebral, outros dos diagnósticos clínicos que lhe foram sendo atribuídos.

“Foi recentemente proposto que [a mulher retratada] sofria de hipotireoidismo grave e que o seu sorriso assimétrico se devia ao atraso psicomotor.” Hoje, no século XXI, Mona Lisa pode receber uma “segunda opinião”?, questiona a nova publicação, sob o título “Mona Lisa é eutireoidiana [função tireoidiana normal]: um diagnóstico moderno”, cujos resultados foram no início de março publicados no jornal especializado International Journal of Endocrinology and Metabolism.

Yafi defende que o tom amarelo da sua pele e o sorriso assimétrico não têm nada a ver com um mau estado da glândula tireoide. Um distúrbio de deficiência de iodo, tal como é sugerido nessa hipótese, teria causado sintomas mais percetíveis, argumenta. “Um pintor talentoso, como era Da Vinci, não teria problema em expressá-los”.

A falta de sobrancelhas é comum na maioria das protagonistas femininas das obras de Da Vinci e não deve ser considerada uma característica única de Lisa Gherardini e ser indicador de problemas hormonais, observa o médico.

Além disso, a pele das pessoas que sofrem de hipotireoidismo adquire uma cor amarelada apenas nos estágios finais. Nas fases mais iniciais da doença, a função da fertilidade é afetada, mas sabe-se que a Mona Lisa deu à luz cinco filhos.

O especialista nota ainda que se a mulher sofresse realmente de um distúrbio associado à fraqueza muscular facial – o que poderia explicar o seu sorriso à luz do estudo de setembro passado -, é possível que [Lisa Gherardini] não pudesse estar sentada enquanto o retrato estava a ser pintado.

“[Da Vinci] teria impedido Gherardini de posar com as costas retas”, argumenta. “Fazer qualquer diagnóstico médico de um indivíduo que aparece num quadro antigo é arriscado”.

“A obra de arte ou a pessoa retratada na obra de arte pode precisar de uma segunda opinião, ou mesmo de uma terceira ou quarta […] É sempre melhor manter a mente aberta”, concluiu o especialista de Houston.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …