Enigmático sorriso de Mona Lisa recebe “segunda opinião médica”

Musée du Louvre / Wikimedia

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

Desde que foi criada, no início do século XVI, Mona Lisa afirmou-se como uma das obras de arte mais famosas do mundo. Pintada por Leonardo Da Vinci, a obra continua a cativar milhões de pessoas, incluindo médicos e cientistas, que anseiam por justificar o seu enigmático sorriso.  

Alguns dos médicos que analisaram a pintura afirmam que as características evidenciadas pelo artista italiano mostram que Lisa Gherardini estava doente. Um estudo recente,  publicado em setembro passado na Mayo Clinic Proceedings, sustentava que a icónica figura poderia pode ter sofrido de hipotireoidismo.

Agora, um especialista em endocrinologia pediátrica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston, nos Estados Unidos, veio defender que o sorriso da “La Gioconda” nada tem a ver com qualquer patologia.

Para Michael Yafi, nada no rosto de Lisa Gherardini indica que tenha sofrido de sífilis ou de um derrame cerebral, outros dos diagnósticos clínicos que lhe foram sendo atribuídos.

“Foi recentemente proposto que [a mulher retratada] sofria de hipotireoidismo grave e que o seu sorriso assimétrico se devia ao atraso psicomotor.” Hoje, no século XXI, Mona Lisa pode receber uma “segunda opinião”?, questiona a nova publicação, sob o título “Mona Lisa é eutireoidiana [função tireoidiana normal]: um diagnóstico moderno”, cujos resultados foram no início de março publicados no jornal especializado International Journal of Endocrinology and Metabolism.

Yafi defende que o tom amarelo da sua pele e o sorriso assimétrico não têm nada a ver com um mau estado da glândula tireoide. Um distúrbio de deficiência de iodo, tal como é sugerido nessa hipótese, teria causado sintomas mais percetíveis, argumenta. “Um pintor talentoso, como era Da Vinci, não teria problema em expressá-los”.

A falta de sobrancelhas é comum na maioria das protagonistas femininas das obras de Da Vinci e não deve ser considerada uma característica única de Lisa Gherardini e ser indicador de problemas hormonais, observa o médico.

Além disso, a pele das pessoas que sofrem de hipotireoidismo adquire uma cor amarelada apenas nos estágios finais. Nas fases mais iniciais da doença, a função da fertilidade é afetada, mas sabe-se que a Mona Lisa deu à luz cinco filhos.

O especialista nota ainda que se a mulher sofresse realmente de um distúrbio associado à fraqueza muscular facial – o que poderia explicar o seu sorriso à luz do estudo de setembro passado -, é possível que [Lisa Gherardini] não pudesse estar sentada enquanto o retrato estava a ser pintado.

“[Da Vinci] teria impedido Gherardini de posar com as costas retas”, argumenta. “Fazer qualquer diagnóstico médico de um indivíduo que aparece num quadro antigo é arriscado”.

“A obra de arte ou a pessoa retratada na obra de arte pode precisar de uma segunda opinião, ou mesmo de uma terceira ou quarta […] É sempre melhor manter a mente aberta”, concluiu o especialista de Houston.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Europeias: Derrota histórica para o PSD. O PS resiste, o Bloco chega-se à frente e o PAN estreia-se

A derrota do PSD, com uma desvantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PS que foi o vencedor da noite eleitoral, o reforço do Bloco de Esquerda como a terceira força política e …

Sindicalista que parou o país vai representar seguranças privados

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas e Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, vai acumular este cargo com a vice-presidência de um outro sindicato, o Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP), que …

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD "em dia"

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”. A reacção, …

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém …

Donald Trump é o primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tornou-se no primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que subiu ao trono a 01 de maio após a abdicação do pai, …

Antropólogos descobriram quando é que os humanos aprenderam a cozinhar

O hidratos de carbono amido ainda é um elemento pouco compreendido da dieta humana moderna e a nossa dieta de amido do passado pode dar uma ajuda nas investigações futuras. Apesar de uma narrativa arqueológica que …